Como plantar e cuidar de astromélias; aprenda mais sobre essa flor deslumbrante
Confira, aqui, como plantar e cuidar de astromélias, garantindo um crescimento saudável e a floração da planta!
As astromélias, que também são conhecidas como lírios peruanos e lírios dos incas, são plantas nativas da América do Sul. Elas são perenes, resistentes e dão flores lindas nas cores vermelho, amarelo, laranja, roxo, rosa e branco.
Suas flores são semelhantes ao lírio e duradouras, por isso são muito utilizadas como flores de corte. Além disso, as astromélias são plantas fáceis de cultivar e de manter. Aqui, você descobre como realizar essas tarefas! Acompanhe!
Como plantar astromélias em casa?
O plantio pode ser feito usando sementes ou mudas de astromélia. O solo precisa ser rico em nutrientes, para garantir que a planta consiga se desenvolver e crescer com saúde. Veja um passo a passo que lhe ajudará a plantar astromélia:
Por falar em flores, que tal atrair borboletas no jardim?
Você vai amar essas dicas!
- Prepare a terra, deixando-a solta e fofa. Se for plantar em vaso, escolha um com furos embaixo, para garantir o escoamento da água da rega;
- Use um adubo orgânico para enriquecer a terra. Também é possível usar substrato, sobretudo se for plantar em vaso;
- Coloque as sementes na terra, afundando-as com o dedo. Se usar mudas, faça uma cova com o tamanho correspondente ao do torrão e a deposite no local. Deixe uma distância de 60 centímetros entre as mudas. Cubra com terra;
- Faça a rega inicial. Durante a primeira semana, é importante realizá-la diariamente, principalmente se plantar com sementes. Deixe a terra úmida, mas não encharcada.
Qual o local perfeito para plantar astromélias?
Recomenda-se que mantenha a planta num local ensolarado, portanto, dá para cultivá-la em seu jardim. Se quiser plantar em vaso, o ideal é que ele fique em um lugar em que a astromélia receba sol direto.
O sol é importante porque ajuda a planta a florescer, garantindo muito mais beleza para seu jardim ou em espaços internos. Para aumentar a chance de sucesso do cultivo, deixe a planta longe de ventos fortes.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Como cuidar da astromélia
Esse tipo de planta se destaca por não exigir muitos cuidados, portanto, é ideal para quem deseja ter praticidade! Recomenda-se que faça as regas com moderação, somente para manter a terra úmida.
É importante evitar o excesso de água nas regas, porque ele pode levar ao apodrecimento das raízes. Além disso, aumenta o risco de surgimento de pragas ou de doenças na planta.
Em períodos de seca, as plantas devem receber uma rega completa ocasional, ou seja, deve-se molhar toda a astromélia. Dessa forma, aumenta-se a chance de ter uma floração maior.
No verão, recomenda-se que use um fertilizante com alto teor de potássio, preferencialmente orgânico. Um ótimo exemplo é a ração líquida de tomate.
Caso opte por plantar uma variedade alta da astromélia, a dica é usar estacas para apoiar os caules, sobretudo na época de floração quando ficam carregados de flores e, portanto, mais pesados.
Quando as flores finalmente murcharem, a indicação é fazer a poda e limpeza. Neste caso, não corte apenas a cabeça morta, mas sim remova todo o caule puxando-o com delicadeza da base. Assim, é possível estimular um novo crescimento que dará flores mais fortes e resistentes.
Quando a astromélia floresce?
As flores da astromélia ajudam a complementar a decoração do espaço, dando muito mais cor e alegria para o ambiente. Elas surgem entre a primavera e o verão, principalmente. No entanto, há variedades que florescem o ano todo.
Se quiser ter uma floração mais intensa, indica-se que mantenha a planta sob a incidência do sol, sobretudo o do começo da manhã e final da tarde, porque é mais suave. Também é muito importante manter o solo úmido, sem excesso de água.
Como propagar a astromélia?
Com o passar do tempo, as astromélias formam aglomerados de raízes, resultando em grandes touceiras. Para propagação é só dividir essas touceiras, o que ajudará a produzir mais plantas e rejuvenescer a original, fazendo com que floresça mais.
Faça a divisão no começo da primavera, para ter um melhor resultado. Como a planta tem raízes carnudas que parecem tubérculos, há um maior risco de danos. Por isso, indica-se ter cuidado no manuseio.
Divida a touceira e replante imediatamente em solo com matéria orgânica. O trabalho de divisão é manual, usando uma tesoura de jardim para não provocar danos extensos ao sistema radicular durante a separação.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário