Como plantar suculenta diamante: entenda como fazer o cultivo correto seguindo ESSES cuidados
Confira dicas de como plantar e cuidar da suculenta diamante, garantindo uma planta incrível e diferenciada!
A suculenta diamante é a planta perfeita para se ter em casa se quiser algo diferente em seu jardim. Ela é originária do México e ganhou fama pelo formato multifacetado de suas folhas, que lembram diamantes.
Quer ter essa planta em casa? Então, confira aqui como plantar suculenta diamante e como cuidar dela, garantindo que cresça saudavelmente e permaneça sempre em bom estado.
Principais características da suculenta diamante
Este é um tipo de suculenta que se caracteriza por ter folhas em formato multifacetado, como se tivessem sido lapidadas, lembrando um diamante.
Leia também:
Como cultivar suculenta rosa de pedra?
É possível encontrá-la em floriculturas com tamanhos pequenos, normalmente cinco centímetros, mas a planta pode atingir até 40 centímetros, dependendo do local de cultivo.
Ela se ramifica dando origem a mudas laterais. A planta tem folhas com extremidades acinzentadas ou avermelhadas e tais tonalidades ficam ainda mais evidentes quando a planta é exposta ao sol.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Se receber os cuidados necessários, a suculenta diamante pode florir, dando pequenas flores com efeito pendente. Por isso, é uma excelente alternativa de planta para uso em prateleiras, parapeito de janelas e jardins suspensos.
Local perfeito para cultivo da suculenta diamante
Dá para plantá-la diretamente no solo de seu jardim ou em vasos. Inclusive, esta última opção é a mais comum. O local deve receber sol pleno durante o dia, para que a planta consiga se desenvolver bem.
Se for cultivar em vaso dentro de casa, mantenha o recipiente em um local que receba sol ao longo do dia, como próximo da janela ou da porta. Para que a planta floresça, o ideal é que receba, no mínimo, seis horas de sol por dia.
Solo ideal para plantar suculenta diamante
O solo ideal é leve e aerado, sem estar compactado. Para garantir esse tipo, o ideal é misturar terra comum de jardim com areia lavada de construção ou perlita. A proporção é de 1:1.
Se plantar em vaso, recomenda-se o uso de pedras no fundo do recipiente, bem como de areia para garantir uma boa drenagem da água da rega. Dessa forma, terá o ambiente perfeito para plantio.
Como plantar suculenta diamante
O plantio da suculenta diamante é fácil e a chance de sucesso é alta, principalmente se realizar o processo de forma correta. A seguir, apresentamos um passo a passo para te ajudar no cultivo:
- Escolha o local de plantio, se no solo ou no vaso, e prepare a terra. Se for no solo, misture terra e areia em partes iguais. Caso seja em vaso, coloque pedrinhas no fundo do recipiente, depois adicione areia e finalize com terra;
- Faça pequenos furos na terra e coloque as mudas da planta;
- Molde a terra ao redor da muda, para garantir suporte e firmeza a ela, mas tendo o cuidado de não amassar;
- Finalize fazendo a primeira rega, somente para deixar o solo úmido e não encharcado de água.
Devo adubar a planta?
É interessante que faça a adubação uma vez ao ano, para garantir que a planta tenha nutrientes suficientes para crescer e se desenvolver. O ideal é que use um adubo NPK líquido 10-10-10.
Se preferir, dá para usar uma alternativa orgânica, como borra de café coada, casca de banana ou casca de ovo. O ideal é que eles sejam ricos em nitrogênio, fósforo e potássio.
Como devem ser as regas da planta?
A suculenta é uma espécie de planta que tem maior capacidade de reter água em seus tecidos. Por isso, consegue sobreviver a períodos de seca. Mas isso não quer dizer que não precisa de rega.
O ideal é que a faça quando identificar que a terra está seca. Para isso, basta enfiar o dedo em alguns centímetros de terra. Se ele não sair sujo, é porque está no momento de regar a planta.
Faça isso diretamente na terra, colocando pouca água, somente para deixá-la úmida. Não se recomenda deixar a terra encharcada, porque o excesso de líquido pode apodrecer as raízes da planta. Também aumenta o risco de surgimento de pragas e doenças.
Em períodos mais quentes, como a temporada de verão, pode ser que precise regar a planta com maior frequência. O motivo disso é simples: nessa estação, a água evapora facilmente e é preciso repô-la.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário