Plantas que precisam de pouca água: 8 espécies fáceis de cuidar
Conheça, aqui, espécies de plantas que não precisam de regas frequentemente e sobrevivem a períodos de seca
Descubra o segredo para transformar sua casa em um oásis verde com plantas que não precisam de água! Imagine ter um jardim exuberante, cheio de vida e cores, mesmo sem regá-lo diariamente. Estas são as plantas que exigem pouco cuidado e podem deixar sua casa cheia de VIDA.
Aqui, vamos listar oito plantas que não necessitam de água diariamente e podem sobreviver com poucas regas ao mês. Acompanhe e aproveite para investir nas suas favoritas!
1. Espada de São Jorge
A espada de São Jorge é um tipo de suculenta, portanto, tem capacidade de armazenar água para sobreviver a períodos de seca. Logo, é possível espaçar mais as regas da planta.
Leia também:
5 dicas para regar plantas durante as férias
No inverno, a espada de São Jorge exige muito pouca água. Já no verão, recomenda-se que faça a rega somente quando o solo estiver seco. Além disso, não se deve exagerar na quantidade de água, o ideal é deixar a terra levemente úmida.
2. Pata de elefante
A pata de elefante se destaca por ser uma das plantas que não precisam de água, nem muitas regas. Isso acontece porque ela tem capacidade de armazenar água em seu tronco bulboso, suportando melhor períodos de seca.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Ela possui folhas curvas, além de ser uma planta de médio porte. Quando está com folhas secas e marrons ou tronco enrugado, é sinal de que precisa de água.
Em contraposição, se a pata de elegante tiver folhagem amarela ou tronco mole, estes são sinais de que você está exagerando na quantidade de água nas regas.
3. Planta da borracha
A planta da borracha se caracteriza por ser muito tolerante a períodos de seca, tanto que só costuma exigir um pouco mais de água no verão ou em temporadas mais quentes.
No inverno, a planta pode receber água somente uma vez por mês. Se identificar folhas caídas, este é um sinal claro de falta de água. Portanto, providencie a rega o quanto antes.
4. Gravatinha
Trata-se de uma planta muito utilizada em jardins e projetos de paisagismo. É uma espécie que consegue armazenar nutrientes em seus rizomas, podendo ficar mais tempo sem rega.
Mas não é só isso: a gravatinha é uma ótima alternativa para cultivo no banheiro, complementando a decoração desse espaço. Indica-se pendurá-la nessa área, usando o ar úmido para mantê-la sempre hidratada.
Se a gravatinha começar a apresentar folha marrom, isso significa que está desidratada e que você precisa realizar a rega urgentemente.
5. Zamioculca
A zamioculca é uma das plantas que não precisam de água para sobreviver. Além disso, pode ser cultivada na sombra ou meia sombra. Essa espécie possui rizomas que parecem bulbos. Eles têm capacidade de armazenar água para aguentar períodos de seca.
Curiosamente, o excesso de água pode fazer mal para a zamioculca, que também é conhecida como planta ZZ. É uma alternativa que deve ser cultivada em um vaso com boa capacidade de drenagem da água de regas.
6. Cheflera-pequena
Trata-se de uma planta que se assemelha a uma árvore e pode ter de três a cinco metros de altura. Ela dá frutos ornamentais que podem atrair pássaros, por isso é perfeita para cultivo em jardins.
A cheflera-pequena tolera bem solo seco, por isso é ideal para quem não tem tempo para realizar regas. Quando as folhas da planta começam a cair, isso é sinal de que está precisando de água.
7. Aspidistra
A aspidistra tem folhas longas e bonitas, que se diferenciam de uma planta tradicional. Ela tolera baixa luminosidade e ambientes com pouca umidade, além de exigir rega conforme a estação.
Quando está muito quente, como no verão, é preciso realizá-la mais vezes, pois a água evapora com mais facilidade. No entanto, somente no caso de cultivo em ambientes abertos. Se for dentro de casa, é possível espaçar as regas.
Deve-se deixar a terra da planta secar para fazer uma nova rega. Além disso, tome o cuidado de não exagerar na quantidade de água. O ideal é somente manter a terra úmida.
8. Cactos
Os cactos são espécies de plantas que originárias de regiões áridas. Portanto, conseguem sobreviver bem a períodos de seca e isso se deve à sua capacidade de armazenamento de água em seus tecidos.
Há diferentes tipos de cacto para você cultivar, inclusive alternativas que florescem ao longo do ano, como o opuntia violácea, rebutia e cereus. É uma opção para quem não abre mão da praticidade ao cultivar plantas.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
3 comentários
Excelente, obrigada pela dica.
Adoro flores amo catos a vossa diga foi muito útil tenho uma pata de elefante e estava a regar de mais obg
achei top amei ??