Decoração da sala, Não cometa estes ERROS: Dicas Simples e Eficazes
Conheça quais são os cinco principais erros de decoração da sala e saiba como evitá-los, garantindo um espaço incrível
A sala de casa é um dos ambientes mais queridos por muitas pessoas. Muitas vezes deixamos a decoração de lado, pensando ser algo fútil ou até por falta de conhecimento. No entanto, não se engane, a decoração da sala pode ser feita de forma simples e barata, transformando-a em um lugar aconchegante e cheio de charme.
Aqui, você conhece quais são os cinco erros de decoração da sala mais comuns. Confira quais são, saiba como evitá-los e garanta um ambiente mais organizado.
1. Não ter um planejamento
Montar a decoração da sala de estar sem ter um planejamento é um erro frequente. Não precisa contratar um profissional para realizá-lo! Fazer o planejamento é mais simples do que parece.
Veja ainda:
Balanço na sala de estar: como incluir esse item?
Seu primeiro passo deve ser estabelecer quais são os móveis essenciais que sua sala deve ter. É o caso do sofá, do rack para TV e de mesas acessórias. Foque em comprar esses itens e, se sobrar espaço, garanta outros para ocupar lugares vazios.
Dessa forma, é possível evitar o excesso de móveis na sala de estar, garantindo um ambiente mais bonito, agradável e funcional. Também estude possíveis layouts de móveis, para aproveitar melhor a área disponível.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Outra dica é estabelecer um estilo decorativo para guiar a montagem do espaço, bem como uma cartela de cores. Para evitar endividamentos na compra dos itens, defina um orçamento e procure cumpri-lo ao garantir as peças.
2. Não medir a sala antes de comprar móveis e objetos decorativos
Muitos compram móveis e objetos decorativos para sala sem nem ao menos conhecer a metragem do local. É justamente aí que está o problema! Em situações assim, há o risco de adquirir peças que não cabem no cômodo ou que ficarão desproporcionais.
Para evitar esses problemas, meça a sala! Se já souber onde deixará os móveis é melhor ainda, pois conseguirá medir o espaço específico. Então, compare as medidas da área com as dos móveis que deseja comprar. Assim, saberá antecipadamente se ele é perfeito para sua sala.
3. Não considerar o espaço interno de móveis
Antes de comprar qualquer móvel, verifique como é o espaço interno deles. Lembre que você precisará de uma área boa para conseguir guardar objetos, livrando a sala de bagunças.
O ideal é que os móveis tenham bom espaço interno, de preferência dividido por prateleiras. Desse modo, conseguirá guardar mais itens, garantindo um espaço funcional.
Se possível, considere comprar móveis multifuncionais, que são aqueles que têm mais de uma função. Para a sala, bons exemplos são o sofá cama e o pufe baú, que oferece uma área a mais para guardar objetos. Além disso, ajuda a otimizar o espaço.
4. Não aproveitar a área vertical da sala na decoração
É comum encontrar decorações de sala centradas na parte horizontal do cômodo. No entanto, a área vertical também é uma aliada, principalmente quando se fala em ter mais espaço para armazenamento e decoração.
Mas o que é a área vertical? É o espaço de paredes! Você pode utilizá-la, por exemplo, para instalar estantes, armários, cristaleiras, prateleiras e nichos.
Esses móveis têm como diferencial oferecer uma área extra para organização de objetos, tornando a sala livre de bagunças. Mas não é só isso: também dá para utilizá-los para apoiar objetos de decoração, organizar livros, entre outros.
Não precisa de espaço para manter itens? Neste caso, considere pendurar quadros na parede. Uma alternativa mais econômica é o uso de posters, que podem ou não ser emoldurados.
Também há a possibilidade de usar papel de parede e adesivos como itens de decoração, ajudando a diferenciar a decoração da sala. Outra dica é instalar espelhos na parede.
O espelho é uma peça repleta de benefícios! Como ela reflete imagens, é possível passar uma impressão visual de que a sala é maior. Por isso, seu uso é perfeito para salas pequenas.
Além disso, a peça contribui para que se tenha uma sala mais iluminada e clara. O espelho também consegue conferir sofisticação e elegância para a decoração do ambiente.
5. Não dar atenção para a iluminação
Uma sala iluminada de forma correta faz a diferença, tornando o ambiente mais agradável. É importante valorizar a luz natural durante o dia, mantendo janelas abertas e dando preferência para cortinas claras.
Para a noite, aposte em um sistema de iluminação que mescle luzes amareladas e brancas, para ter uma sensação extra de conforto e aconchego na sala. Dá para conseguir esse efeito de forma simples, usando luminárias em cantos do cômodo.
Principais pontos de atenção no planejamento da decoração da sala
Aqui estão alguns pontos que devem ser vistos com atenção antes de iniciar a decoração da sala da sua casa:
Aspectos a considerar na Decoração da Sala | Dicas específicas de especialistas em decoração |
---|---|
Ter um planejamento adequado | Defina o estilo e a atmosfera desejada para a sala. |
Medir a sala antes de comprar móveis e objetos | Tire as medidas precisas da sala antes de adquirir móveis |
Considerar o espaço interno dos móveis | Escolha móveis levando em conta o espaço disponível. |
Aproveitar a área vertical da sala | Utilize prateleiras, estantes e nichos para otimizar o espaço vertical e exibir objetos decorativos. |
Dar atenção à iluminação da sala | Combine diferentes tipos de iluminação para criar ambientes e destacar elementos decorativos. |
Gostou das dicas? Com toda certeza seguindo o nosso guia você estará melhor preparado para iniciar a decoração da sala da sua casa. Ter um planejamento adequado, medir o espaço, considerar o tamanho dos móveis, aproveitar a área vertical e dar atenção à iluminação são elementos-chave para criar um ambiente acolhedor e charmoso.
7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário