Como escolher plantas certas para jardim? 4 dicas fundamentais
Confira dicas que vão te ajudar a escolher as plantas certas para o seu jardim, garantindo um resultado encantador
Está pensando em montar um espaço cheio de verde e cor em casa, mas não sabe quais espécies escolher? Essa é uma dúvida muito comum, mas simples de ser solucionada, afinal, existem algumas dicas que te ajudam a escolher as plantas certas para jardim!
O que considerar ao escolher plantas certas para jardim?
Sol
Em primeiro lugar, procure analisar se a área em que seu jardim será instalado recebe muito sol durante o dia.
Se o local tiver muita luz solar, você precisará escolher plantas mais resistentes ao sol.
Existem espécies que são delicadas e não conseguem sobreviver muito tempo se expostas por longas horas ao sol. Um ótimo exemplo disso é a orquídea, que tem flores delicadas. O lírio-da-paz também não aguenta sol diretamente.
E quais são as plantas que suportam melhor a exposição direta ao sol por longas horas durante o dia?
Entre as principais, destaque para os cactos e suculentas, que são plantas originárias de áreas áridas. Além de suportar temperaturas altas, também exigem poucos cuidados de manutenção.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Outras espécies que resistem bem ao sol são o buxinho (perfeito para ornamento), espada-de-São-Jorge, hibisco e lavanda.
Características da terra é outro detalhe importante na hora de escolher as plantas certas para jardim
De fato, o solo precisa ser fértil para que a planta consiga se desenvolver.
No entanto, existem espécies que não exigem uma adubação constante e que sobrevivem mesmo em solos mais pobres em nutrientes.
Se esse for o caso de seu jardim, você pode escolher tipos de cactos e suculentas para plantar, bem como agastache (gênero de plantas aromáticas), erva-dos-carpinteiros, hera, lavanda, entre outras plantas.
Chuva
A região de cultivo é chuvosa? Então, é importante escolher plantas que precisam de uma quantidade maior de água e sobrevivem melhor a ambientes que ficam mais úmidos em boa parte do tempo.
Entre as principais alternativas estão o hibisco rosa, que precisa de uma quantidade maior de água para sobreviver e é muito comum em áreas pantanosas. Também é possível cultivar a orelha-de-elefante, que é uma espécie de origem tropical.
Composição de cores
Você pode escolher plantas com diferentes tonalidades, o que ajuda a criar sensação de profundidade. No entanto, nada impede que escolha espécies de uma cor só.
Existem plantas que têm um verde mais escuro, como a zamioculca. Outras, no entanto, possuem tonalidade verde-claro. É o caso de samambaias.
Se for escolher plantas que florescem, a dica é que procure montar uma composição inteligente de cores. Por exemplo, não escolha somente plantas com flores em tons muito vibrantes, pois nenhuma conseguirá se destacar.
O ideal é que opte por contrastes, com mescla de plantas coloridas e brancas, ou que escolha plantas que tenham flores com cores semelhantes, brincando com tonalidades mais claras e escuras.
Outra dica é plantar diferentes espécies em blocos, como num canto uma rosa e em outro uma amarela. Assim, cria-se um visual bonito, que destaca a flor no jardim.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário