Cozinha sustentável: entenda essas DICAS para uma boa organização, preparo de alimentos e limpeza
Confira, aqui, dicas que vão te ajudar a ter uma cozinha sustentável, que causa o menor impacto possível no meio ambiente
O conceito de cozinha sustentável tem ganhado cada vez mais adeptos. Não é para menos, afinal, é uma alternativa para ter hábitos que não prejudicam o meio ambiente ou causam o menor impacto possível nele.
Há quem pense que ter uma cozinha sustentável é algo difícil, mas isso não é verdade! Existem ações que você pode adotar no dia a dia, contribuindo positivamente com a natureza. A seguir, apresentamos as principais! Acompanhe e descubra!
Não exagere na quantidade de comida que preparará
Muitas vezes, não temos ideia da quantidade ideal de comida a ser feita. Quando se exagera no número de porções, pode ser que parte dos alimentos sejam jogados fora.
Aproveite para ler:
Como separar o lixo corretamente?
Curiosamente, uma das premissas da cozinha sustentável é fazer um consumo mais consciente, sem desperdício e geração de resíduos. Por isso, não exagere na quantidade!
Para evitar desperdícios, você pode consultar na internet porções de alimentos ideais para uma pessoa. Então, multiplique a porção pelo número de pessoas que comerão.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Se sobrar algo, verifique a possibilidade de congelar a comida para aproveitá-la em outras ocasiões. Desse modo, conseguirá combater o desperdício.
Use sacolas reutilizáveis para fazer compras
Quanto menos lixo você gerar, melhor. Uma das formas de reduzir a sua produção é usar sacolas reutilizáveis, como as que são confeccionadas com cânhamo, algodão, entre outros tecidos naturais.
Tenha mais de uma sacola, para facilitar o transporte de compras, conseguindo realizá-lo com maior facilidade. Quando for comprar legumes, frutas e verduras, procure não utilizar sacos plásticos.
Invista em utensílios domésticos feitos com materiais sustentáveis
Existem utensílios domésticos que têm em sua composição materiais sustentáveis, ou seja, de reaproveitamento, reciclagem ou cuja obtenção gerou o menor impacto possível na natureza.
É o caso de tábuas de corte feitas com madeiras como o bambu, que tem crescimento rápido. Além disso, o bambu reduz, de forma natural, o crescimento de microrganismos nocivos como bactérias e fungos.
Outra opção é investir em panelas feitas de aço inoxidável ou ferro fundido de alta resistência. As de teflon não são boas alternativas, pois liberam produtos químicos tóxicos durante o aquecimento e se desgastam facilmente, gerando lixo com frequência.
Outra dica é usar utensílios de cerâmica, vidro ou metal. Os de plástico devem ser aposentados, pois são mais frágeis, geram lixo com frequência e possuem decomposição mais lenta no meio ambiente.
Pare de armazenar alimentos em sacos plásticos
Embora possa ser conveniente, o armazenamento de alimentos em sacos plásticos não é o mais indicado quando se quer ter uma cozinha sustentável.
O motivo é simples: não são duráveis, demoram para se decompor e aumentam a produção de lixo. O ideal é que use recipientes de silicone, metal ou vidro.
Além dos recipientes, existem sacos confeccionados com nylon, algodão, manta e TNT. Eles são específicos para armazenar alimentos, ajudando a mantê-los organizados na geladeira. Além disso, contribuem para a conservação de cada um deles.
Também existe a possibilidade de utilizar panos de cera de abelha para cobrir alimentos. Eles são produzidos com sobras de tecido, que recebem uma camada de cera de abelha, permitindo moldá-lo sobre o alimento.
Os panos de cera de abelha são antibacterianos, antifúngicos e ajudam a manter o alimento fresco por muito mais tempo. Você pode utilizá-los para cobrir frutas e legumes cortados, bem como recipientes sem tampas.
Tenha uma horta em casa
A horta é perfeita para consumir alimentos orgânicos sem gastar uma pequena fortuna. Além disso, pode ser um hobby interessante, pois cuidar das plantas ajuda a desestressar.
Você pode fazer uma horta somente com temperos ou com verduras que consome mais no dia a dia. O ideal é que as plantas tenham cuidados simples, principalmente se essa for a primeira vez que plantará algo. Depois, dá para investir no cultivo de outros alimentos.
Ao adotar essa dica, é interessante seguir uma outra: ter uma composteira em casa. Nela, você coloca lixos orgânicos da cozinha para transformá-los em fertilizante e adubo natural.
Utilize produtos de limpeza ecológicos
Para tornar sua rotina na cozinha ainda mais sustentável, considere usar produtos de limpeza ecológicos. Eles são feitos com ingredientes menos agressivos ao meio ambiente e eficientes na remoção de sujeiras.
De maneira geral, os produtos ecológicos têm em sua composição ingredientes como o vinagre branco, bicarbonato de sódio e sabão feito a partir do reaproveitamento de óleo, por exemplo.
5 tendências de organização para 2025 que são as ferramentas mágicas dos organizadores profissionais para uma casa exemplar
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário