5 tipos de varal para apartamento: Por que eles FORAM eleitos os MELHORES?
Conheça os cinco principais tipos de varal para apartamento e veja dicas para escolher a melhor alternativa para sua lavanderia
Se você está em busca do melhor tipo de varal para o seu apartamento, saiba que existem diversas opções no mercado. Entre varais de teto, de parede, de chão e outros modelos, pode ser difícil escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.
No entanto, há um tipo de varal que tem ganhado cada vez mais destaque entre os consumidores: Com suas vantagens únicas em relação a outros tipos de varais, o varal de teto retrátil pode ser a solução perfeita para quem busca praticidade e eficiência na hora de secar as roupas em apartamentos ou ambientes com pouco espaço.
Quer saber mais sobre os tipos de varal e por que eles podem ser a melhor escolha para o seu caso? Continue lendo!
1. Varal mágico
O varal mágico recebe esse nome porque, como se fosse um truque, ele desaparece numa canaleta que está na parede. Quando quiser usá-lo é só a abrir e esticar a estrutura.
VEJA ESSA
Entenda mais:
Erros na decoração de apartamento pequeno
De modo geral, é um tipo de varal recomendado para apartamentos pequenos, que têm lavanderias compactas. No entanto, nada impede seu uso em espaços médios e grandes, principalmente quando se quer ter um varal mais discreto.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Há várias opções de varal mágico, principalmente no que se refere ao tamanho e número de varetas. Se tiver interesse nesse modelo, tenha em mente que ele precisa ser confeccionado com um material resistente a peso.
Além disso, há necessidade de instalar o varal mágico na parede, usando buchas e parafusos. Aposte nesse modelo quando quiser um varal compacto e personalizável.
2. Varal de teto
Também chamado de varal suspenso, este modelo fica pendurado no teto da lavanderia. É uma alternativa interessante por ser bastante resistente a danos e peso.
O varal de teto fica pendurado em cordas, que deslizam por meio de ganchos que são fixados na parede com buchas. É importante realizar uma instalação perfeita, para garantir a estabilidade do varal durante o uso, inclusive para evitar que caia em sua cabeça ao tentar manuseá-lo.
Normalmente, o varal de teto é confeccionado com material metálico, que é mais resistente. Prefira essa alternativa, porque ela aguenta uma quantidade maior de peso.
Aposte nesse modelo se quiser aproveitar o espaço vertical da lavanderia ou se ela for realmente muito pequena, com espaço somente para a máquina de lavar. Assim, conseguirá pendurar e secar suas roupas ainda que a área seja reduzida.
3. Varal retrátil
É uma opção que tem uma base presa na parede e fios embutidos. Você deve puxá-los e encaixá-los nos conectores que acompanham o varal e ficam presos na parede oposta.
Essa alternativa permite aproveitar toda a área da lavanderia para pendurar roupas, tendo um maior espaço para isso. Outro diferencial é que quando não estiver usando o varal, dá para recolhê-lo, evitando que fios fiquem aparentes e atrapalhem o caminho.
Trata-se de um tipo de varal versátil, que pode ser utilizado em quaisquer tamanhos de lavanderia, embora seja mais indicado para as médias e grandes, para aproveitar melhor o espaço.
4. Varal sanfonado
É um modelo que permite recolher as varetas quando o varal não está em uso. Desse modo, aumenta-se a área disponível para circulação na lavanderia.
O varal sanfonado é instalado diretamente na parede e tem um ponto negativo a ser considerado: não se retrai totalmente. Portanto, ainda fica um volume maior junto à parede quando está fechado.
É uma alternativa que funciona bem em vários tamanhos de lavanderia, mas se a sua for mais pequena, tente instalar o varal em uma área que não é utilizada com frequência, para evitar que atrapalhe o uso do local.
5. Varal para apartamento de parede
O varal de parede é o modelo clássico. Ele é instalado na parede usando ganchos e corda de varal. Tem como principais vantagens a facilidade de instalação e o preço acessível.
No entanto, possui a desvantagem de não contribuir com a estética da lavanderia, deixando ganchos e cordas visíveis. Inclusive, elas podem atrapalhar o uso da área dependendo da altura em que são instaladas.
Caso queira uma versão um pouco mais prática, a dica é usar o varal de parede que tem estrutura posicionada na diagonal. Assim, é possível aproveitar melhor o espaço disponível.
Veja as Vantagens e Desvantagens de cada tipo varal para apartamento:
A seguir listamos as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de varal citados no artigo. Com esse comparativo ficou fácil de escolher o melhor para seu apartamento.
Tipo de Varal | Descrição | Vantagens | Desvantagens |
---|---|---|---|
Varal Mágico | Varal suspenso por cabos de aço ou fios de nylon, que pode ser facilmente fixado em qualquer lugar do ambiente. | Fácil instalação e remoção; pode ser fixado em diferentes alturas e locais; economiza espaço. | Capacidade limitada de peso e quantidade de roupas; os cabos podem se deformar com o tempo. |
Varal de Teto | Varal fixado no teto do ambiente por meio de roldanas e cordas. Pode ser retrátil ou não. | Ocupa pouco espaço; não interfere na circulação do ambiente; algumas versões são retráteis e permitem ajustar a altura e o comprimento do varal. | Requer instalação no teto, o que pode ser trabalhoso; não é indicado para tetos muito altos ou com forro de gesso; pode ser difícil de manusear em algumas versões. |
Varal Retrátil | Varal fixado na parede ou no teto, que pode ser recolhido e estendido quando necessário. | Ocupa pouco espaço; pode ser instalado em diferentes alturas e locais; alguns modelos permitem ajustar o comprimento do varal. | Capacidade limitada de peso e quantidade de roupas; pode ser difícil de manusear em alguns modelos; alguns modelos são mais caros que outras opções de varais. |
Varal Sanfonado | Varal dobrável que pode ser fixado na parede ou em suportes próprios. | Ocupa pouco espaço quando dobrado; pode ser facilmente removido quando não estiver em uso; alguns modelos permitem ajustar a altura e a largura do varal. | Capacidade limitada de peso e quantidade de roupas; pode ser difícil de manusear quando completamente estendido; pode ficar com marcas nas roupas devido às dobras do varal. |
Varal de Parede | Varal fixado na parede do ambiente. Pode ser retrátil ou não. | Ocupa pouco espaço; pode ser instalado em diferentes alturas e locais; algumas versões são retráteis e permitem ajustar a altura e o comprimento do varal. | Requer instalação na parede, o que pode ser trabalhoso; alguns modelos são mais caros que outras opções de varais; pode interferir na circulação do ambiente quando estendido. |
Como escolher o melhor varal para apartamento?
Há uma dica infalível para te ajudar na escolha: quanto menor for a lavanderia, mais indicadas são alternativas compactas e retráteis. Se não houver espaço horizontal, porque a máquina de lavar ocupou toda a área, aposte num varal suspenso.
Você pode complementar o varal instalado na parede ou no teto com um de piso, que pode ser colocado em outras áreas do apartamento que recebam luz solar.
Dicas para você mesmo pintar os armários da cozinha em apenas 1 dia
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário