Jardinagem DIY em casas pequenas é possível POR CONTA DISTO (ideias que poucos revelam)
Dá para fazer jardinagem DIY em casas pequenas se adotar dicas simples. Aqui, você confere quais são as mais eficientes!
Há quem acredite que a jardinagem DIY em casas pequenas não é possível, devido ao espaço reduzido, mas isso não é verdade. Dá para montar uma área verde incrível adotando ideias específicas.
A seguir, indicamos quais são as ideias que funcionam melhor para jardinagem DIY em casas pequenas. Confira quais são e aproveite para usá-las na hora de montar seu jardim!
Aproveite os cantos da casa
Sabe aquele canto que fica esquecido, seja em áreas internas ou externas? Você pode aproveitá-lo para jardinagem DIY em casas pequenas. Se for em áreas internas, cultive plantas em vasos. Caso seja nas externas, aproveite um canto do quintal.
Tente usar o espaço da melhor maneira possível, plantando espécies de pequeno e médio porte. Assim, conseguirá um efeito visual bonito, com mais volume.
Se quiser ter uma boa variedade de espécies, a dica é que aposte em plantas compactas, pois ocupam menos espaço. Com elas, dá para cultivar mais de um tipo de planta.
Use o espaço vertical
Quando se pensa em jardins, é comum imaginá-los somente na horizontal. No entanto, uma tendência em jardinagem tem crescido nos últimos tempos: o jardim suspenso.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Neste caso, não se pensa no cultivo de plantas na horizontal, mas sim na vertical, usando paredes, móveis e suportes de teto para colocar plantas. Inclusive, essa é uma boa dica para fugir do óbvio e montar um jardim em áreas pequenas.
Existem diferentes formas de apostar nessa tendência. Você pode, por exemplo, usar suporte de plantas para pendurá-las em paredes e teto. Neste caso, dê preferência para espécies pendentes, que têm um efeito de caimento bonito.
Outra opção é instalar prateleiras ou floreiras na parede, colocando nelas vasos de plantas de diferentes espécies. Há, ainda, uma terceira alternativa: instale um painel verde, seja com muitos vasinhos ou plantas trepadeiras. Ele pode cobrir toda a parede ou somente parte dela.
Cultive as plantas certas
Um dos segredos para fazer jardinagem DIY em casas pequenas é cultivar as plantas certas. Mas como saber se as espécies são as ideais? Há alguns pontos que você precisa considerar!
O primeiro é a luminosidade do local! A planta precisa de luz para realizar fotossíntese e ter energia para crescer, florescer e frutificar. No entanto, a quantidade de luz é que varia entre as espécies.
Existem plantas de luz brilhante, de meia sombra e de sombra. É interessante que analise a incidência de luz e de sol no local de cultivo para escolher as espécies perfeitas para a área.
Por exemplo, se o local receber sol durante boa parte do dia, você pode cultivar cactos, suculentas, hibisco, fícus, entre outras plantas. Caso não tenha muita luz, escolha uma planta de sombra, como a zamioculca.
Além disso, considere o volume que as plantas possuem. Se elas ocuparem um bom espaço, não conseguirá cultivar várias espécies. Para aproveitar a área disponível ao máximo, escolha plantas de porte pequeno e médio, preferencialmente que cresçam na vertical.
Acompanhe esses 5 textos com ideias para você mesmo fazer em seu jardim:
• Faça você mesmo seu jardim simples em casa
• Como escolher as plantas certas para o jardim?
• Ideias para fazer um jardim simples e barato
• Dicas para jardins pequenos em quintais de casa
• Dicas de jardinagem para iniciantes
Aposte nos vasos
Além de funcionais, os vasos são um complemento da decoração. Portanto, são aliados na jardinagem, possibilitando o cultivo de plantas e a decoração do local. Outra vantagem é que o vaso garante mobilidade, conseguindo mudar a planta de lugar.
Para apostar nessa ideia, tenha o cuidado de escolher vasos diferenciados, seja no design, no trabalho de textura ou na cor. Uma dica que ajuda a reduzir a possibilidade de erro é investir em vasos que tenham algo em comum, seja o mesmo material ou uma cor igual.
Faça caminhos no jardim
Os caminhos ajudam a guiar moradores e visitas, evitando que pisem numa planta sem querer. Para fazê-lo, basta usar pedras soltas, algum revestimento especial ou cimento. Aposte em caminhos curvos, o que deixará seu jardim mais dinâmico.
Invista em um kit jardinagem
O kit jardinagem é essencial para quem deseja cultivar plantas em casa. Ele tem ferramentas que simplificam seu trabalho de jardinagem, conseguindo realizá-lo com maior segurança, praticidade e menor chance de danificar as plantinhas.
Ele normalmente é composto por tesoura de poda, pá, ancinho, luva e borrifador, embora haja kits com mais itens. Você pode comprar um já pronto ou adquirir as ferramentas separadamente, montando seu kit aos poucos. Dê preferência para as que são confeccionadas com materiais de qualidade, para que os itens durem mais.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário