Como adotar a decoração vintage? Conheça o estilo e inspirações incríveis para sua casa
Descubra o que é o estilo de decoração vintage e veja dicas sobre como adotá-lo em seu lar, garantindo um resultado incrível
A decoração vintage é perfeita para quem deseja ter espaços que proporcionem uma viagem ao passado e que sejam muito charmosos e agradáveis.
Tem vontade de adotar a decoração vintage, mas não sabe como fazer isso? Sem problemas! Aqui, você conhece detalhes sobre esse estilo e confere inspirações para adotá-lo no seu lar. Acompanhe!
O que é a decoração vintage?
Trata-se de um estilo decorativo que valoriza itens de décadas passadas, inserindo no espaço peças que eram utilizadas na época dos nossos avós, por exemplo.
Veja ainda:
Como adotar a decoração árabe na casa?
É o caso de móveis e objetos de decoração que foram passados de geração em geração, bem como de itens garimpados em antiquários.
Um detalhe importante: vintage não é a mesma coisa que retrô, embora muitos façam essa confusão. O vintage é algo antigo, mas que é fácil de ser usado hoje em dia. Além disso, a peça precisa ter 20 anos, no mínimo.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Já o retrô é uma peça nova com aspecto antigo. Na prática, é algo criado recentemente, mas inspirado em tendências de decoração e moda do passado.
Onde adotar a decoração vintage?
Curiosamente, a decoração vintage é muito versátil, tanto que pode ser utilizada na sala, quarto, cozinha, banheiro, enfim, em quaisquer cômodos da casa.
Inclusive, esse estilo de decoração funciona perfeitamente em áreas externas, como na montagem de quintal ou de jardim, garantindo um resultado encantador.
Como montar uma decoração vintage? Confira dicas
Gosta da decoração vintage, mas não sabe exatamente como montá-la? Se seguir algumas dicas especiais dá para conquistar um visual incrível nos cômodos. A seguir, apresentamos uma lista com as principais:
Aposte em móveis de madeira maciça
Os móveis de madeira maciça são excelentes alternativas para começar a compor uma decoração no estilo vintage. De maneira geral, os mais comuns são os com madeira mais escura, mas nada impede o uso de tons claros.
Dê preferência para os móveis que têm detalhes curvos, como pernas torneadas, uma mesa com tampo todo detalhado nas laterais, entre outros. O segredo é transformar a peça num item decorativo, não somente funcional.
Mas onde encontrar esses móveis? Verifique entre sua família se há alguma peça antiga que pode ser reaproveitada na decoração. Também há a alternativa de procurar peças vintage em antiquários, com a possibilidade de restaurá-las, se preciso.
Invista em móveis com pés palito
Outra forma de dar um toque vintage para a decoração é apostar em móveis com pés palito, que eram muito comuns na década de 1950. Entre os principais, destaque para as cadeiras, mesas, poltronas e sofás.
Um dos diferenciais desse tipo de pé é que ele quebra a seriedade dos móveis de linha reta, dando leveza para a decoração do espaço. Você pode, por exemplo, colocar cadeiras Eames na decoração de sua sala de jantar ou do home office.
Use quadros e espelhos com molduras antigas
Quer reforçar ainda mais o estilo vintage na decoração? Neste caso, invista no uso de espelhos e quadros com molduras antigas, com formas e detalhes mais trabalhados.
Se preferir, você pode montar uma parede de fotos ou de pinturas, enquadrando-as em molduras antigas. Assim, terá um espaço personalizado e criativo, ideal para tirar a decoração do óbvio.
Trabalhe com uma cartela de cores neutras
As cores neutras predominam na decoração vintage, principalmente em paredes, pisos e em móveis. E quais são as tonalidades? São o branco, bege, marrom, cinza e preto, inclusive suas variações claras e escuras.
Caso queira inserir um pouco mais de cor na decoração, a dica é apostar em tonalidades como o verde, tangerina, vermelho, marsala e tons de roxo, inclusive em dourado e acobreado.
Utilize móveis e eletrodomésticos com linhas arredondadas
Uma das principais características da decoração vintage é o uso de linhas arredondadas, que aparecem em eletrodomésticos e móveis.
Esse tipo de design confere dinamismo e leveza para a decoração, valendo muito a pena o investimento se sua intenção for ter um espaço com característica vintage.
Insira peças com fibras e texturas na decoração
Na decoração vintage, as fibras e o mix de texturas predominam. A ideia é passar sensação de conforto e de acolhimento para o ambiente, tornando-o mais agradável.
Considere, por exemplo, escolher cestos confeccionados com fibra natural e guarde neles suas mantas, almofadas e outros têxteis. Também aproveite para usar tapete de sisal ou juta na sala ou quarto.
Designers sentem REPULSA por estas 6 coisas dentro de casa pois elas podem arruinar a decoração
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário