5 passos para escolher cor da cortina: entenda o que você PRECISA para acertar na decoração
Está em dúvida sobre como escolher cor da cortina? Então, confira aqui os passos para eleger a tonalidade perfeita
Não sabe como escolher cor da cortina para usar em seu lar? Acredite, esse é um problema muito comum, afinal, há peças de várias tonalidades e não é tão fácil combiná-las com o restante da decoração.
Mas escolher cor da cortina não é uma tarefa impossível! A seguir, apresentamos cinco passos e dicas que vão simplificar esse processo, reduzindo a chance de erro. Confira e saiba como escolher a tonalidade perfeita!
1. Considere o tamanho do cômodo
Existem cores que passam sensação de amplitude e outras que dão a impressão visual de que o espaço é menor. Por isso, é essencial considerar o tamanho do cômodo para escolher cor da cortina perfeita.
Veja também:
Como escolher a cortina ideal?
Para salas, quartos, home office e cozinhas pequenas, indica-se o uso de cores claras, como o branco, off white e bege. Tais tonalidades refletem melhor a luz, o que dá a impressão visual de que o espaço é maior.
Já cores escuras e sóbrias devem ser evitadas em cômodos pequenos, porque dão a sensação de redução do espaço. Portanto, terá a impressão de que a área é ainda menor.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Se o tamanho do cômodo não for um problema, você pode escolher cortina de qualquer cor, não há restrições sobre o uso das tonalidades.
2. Tenha em mente a cor da parede do cômodo
Procure, também, considerar a cor da parede do cômodo em que instalará a cortina. O ideal é que ambas tenham alguma semelhança, para garantir um visual mais harmônico.
Por exemplo, se sua sala tiver paredes beges, você pode escolher uma cortina branca. Tais tonalidades são parecidas e passam sensação de harmonia.
Além de trabalhar com tonalidades semelhantes, você também pode apostar no contraste. Por exemplo, suponha que a parede de sua sala seja cinza escura, como a do cimento queimado.
Nesse caso, o uso de uma cortina branca é perfeito, contrastando uma cor sóbria com outra clara. Também é possível escolher uma cortina cinza clara, quase branca.
3. Leve em consideração as cores da decoração da área
Outra forma de acertar na escolha da cor da cortina é considerar outras tonalidades que são utilizadas na decoração da área. Desse modo, você conseguirá harmonizar o tom da peça com o de outros itens.
Por exemplo, se sua sala tiver móveis de madeira natural, que não foi pintada, escolher cortinas em tons terrosos é uma excelente alternativa, bem como na cor bege.
Caso sua decoração tenha tons de vermelho ou de vinho, uma boa opção é apostar em uma cortina rosa clara, coordenando todas as tonalidades, de modo a conseguir um visual mais bonito e harmônico.
Outra boa opção é criar um tom sobre tom usando a cortina. Por exemplo, suponha que a decoração da parede seja roxa. Neste caso, uma cortina lilás ajuda a ter esse efeito, além de garantir unidade visual na decoração do cômodo.
4. Escolha com base no estilo decorativo do espaço
O cômodo é decorado com base em algum estilo decorativo? Então, utilize-o como base para escolher a cor da cortina. Por exemplo, em uma decoração rústica, tons terrosos, de bege e branco combinam perfeitamente.
Já em uma decoração industrial, tons sóbrios como os de cinza e preto são ideais. No estilo romântico, cores suaves, como os tons pastel, são as melhores escolhas.
Quando você considera o estilo decorativo do espaço fica mais fácil limitar a cartela de cores. Além disso, reduz-se expressivamente a possibilidade de erro na decoração do cômodo.
5. Defina a sensação que deseja conferir ao cômodo
As cores podem transmitir sensações específicas, por isso é interessante considerar o que deseja que o espaço passe para seus usuários. Por exemplo, você quer que a área transmita uma sensação extra de conforto?
Então, aposte em cortinas com cores quentes ou com um subtom quente, pois tais tonalidades passam uma impressão de acolhimento e de agradabilidade, tornando a área mais confortável.
Caso queira que um espaço que transmita calmaria e relaxamento, o ideal é apostar numa cortina com cor ou subtom frio, por exemplo, variações de azul, roxo e off white acinzentado.
Vale lembrar que tais tonalidades podem aparecer na peça inteira, como no caso das cortinas lisas. Mas também há a opção de uso em detalhes, como em cortinas estampadas.
Designers sentem REPULSA por estas 6 coisas dentro de casa pois elas podem arruinar a decoração
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário