7 soluções para falta de privacidade em casas pequenas: veja essas dicas para ter um espaço mais reservado
A falta de privacidade em casas pequenas vem aumentando consideravelmente nos últimos tempos, não é? Afinal, novos prédios e moradias vão sendo erguidos e nosso espaço fica cada vez mais apertado.
Contudo, nossa casa é o ambiente onde precisamos nos sentir à vontade. E a ideia de privacidade não está apenas relacionada com olhares curiosos de pessoas na rua ou de prédios vizinhos, mas também de quem mora conosco.
Isso porque cada morador merece ter seu próprio espaço. Por isso, entenda que soluções você pode apostar em sua casa para que esse problema seja resolvido da melhor forma.
Plante árvores
Se você possui um jardim ou quintal à disposição – e dependendo até um terraço ou varanda –, pode apostar no plantio de algumas árvores que podem servir como proteção contra olhares indiscretos dos vizinhos.
Você vai gostar de ler:
Como organizar o seu jardim?
Além disso, as árvores podem ainda fornecer uma sombra bacana nos dias quentes de verão e até amenizar a temperatura local.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Uma dica é preparar um canteiro junto ao muro que circunda sua casa e plantar as árvores que mais tem preferência. Entre as opções, destacamos os pinheiros, ipês, cactos e palmeiras.
No terraço ou varanda, arbustos em vasos grandes podem ser ideais para dar mais privacidade à sua casa.
Use biombos
Os biombos são alternativas excelentes para aumentar a privacidade de um espaço dentro de casa, pois eles separam as áreas comuns e criam zonas privadas sem que se comprometa o ambiente geral.
Um exemplo de colocação do biombo é aos pés da cama em seu quarto, pois assim, ao entrar nesse ambiente, você não dá de cara diretamente com a cama ou com quem está lá dentro do quarto – o biombo cria uma espécie de pequeno hall na entrada do quarto.
Além do mais, os biombos tendem a ser objetos muito práticos, onde você pode dobrá-los como achar melhor e ainda usá-los como peça decorativa.
Instale cobogós
Os cobogós também são opções que cumprem a função de uma parede, mas sua vantagem é que eles garantem mais ventilação e entrada de luz natural no espaço onde serão instalados.
Ou seja, essa peça (feita de cerâmica, concreto, mármore ou vidro, por exemplo) fecha parcialmente um espaço, pois é vazada. Você encontra diversos formatos que podem complementar sua decoração, deixando-a ainda mais charmosa.
Não esqueça das cortinas
Um jeito também versátil e útil de acabar com a falta de privacidade em casas pequenas é usar as cortinas.
Elas podem funcionar como divisórias para garantir privacidade visual e você pode incluí-las até como biombos, dividindo assim áreas internas de sua casa.
Como há opções nos mais variados estilos e tecidos, escolha uma que se adeque ao seu bolso e à decoração de seu espaço.
Nas janelas, uma dica é instalar cortinas opacas, pois bloqueiam a visão de fora e preservam a privacidade dentro de casa.
Junto com as cortinas, você pode complementar com persianas, que ajustam o nível de privacidade.
Instale claraboias
Já pensou nas claraboias para resolver a falta de privacidade em sua casa pequena? Elas podem substituir as tradicionais janelas, que são o principal meio de observação de pessoas curiosas.
O uso da claraboia fornece luz natural e ventilação, mas sem chances de o vizinho ver o que você está fazendo ou que roupa está vestindo.
Como a claraboia é instalada no teto, ao não utilizar espaço na parede, você tem mais espaço de armazenamento e decoração nessa área.
Inclua estantes
Há modelos vazados que delimitam espaços ou dividem ambientes de maneira muito funcional, sem que haja isolamento total dos cômodos, sabia?
Dessa forma, você opta por algum modelo de tamanho e estilo que combine com a decoração. As mais comuns são as estantes de madeira e metal.
Se quiser separar a cama do restante do quarto, você pode até incluir uma estante de livros ao lado desse móvel. Fica incrível.
Utilize janelas de madeira
As janelas de madeira podem ajudar a solucionar a falta de privacidade em casas pequenas, ainda mais de fora para dentro.
Isso acontece porque esse tipo de janela permite conservar a privacidade sem interferir na entrada de luz natural e ventilação.
E convenhamos: janelas de madeira são muito bonitas para a decoração, né?
Enfim, cada solução tem vantagens e desvantagens. Portanto, é crucial avaliar as suas necessidades de privacidade e escolher uma opção que atenda ao que você precisa.
4 coisas para jogar fora e ser mais feliz no fim do ano
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário