5 dicas essenciais para a altura perfeita dos pendentes nos ambientes e valorizar sua decoração
Confira dicas infalíveis para acertar na altura na hora de instalar pendentes em seu lar, conquistando um visível incrível
Os pendentes são itens perfeitos para se ter na decoração, principalmente de salas de jantar, cozinha e outros locais que tiver interesse em garantir uma iluminação diferenciada.
No entanto, para conseguir um resultado incrível na decoração é importante acertar na altura dos pendentes no momento da instalação. Aqui, você confere cinco dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Acompanhe e saiba como valorizar ambientes!
1. Distância ideal entre o pendente e o teto
Um dos primeiros detalhes que você deve saber é que existe uma distância ideal entre o pendente e o teto, para ter um visual harmônico e proporcional.
Esse post vai te interessar ein:
As cores CERTAS para a decoração de sua sala de estar
Recomenda-se que a distância entre o teto e o topo do pendente seja de 20 centímetros, no mínimo. Inclusive, essa regra se aplica à instalação de pendentes e de lustres.
2. Altura perfeita do pendente em relação à mesa de jantar
Quer instalar o item na sala de jantar, logo acima da mesa? Então, saiba que é preciso cumprir uma regrinha básica para ter um visual mais bonito e um espaço funcional.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Nesse caso, indica-se que a distância entre o pendente e o móvel varie entre 70 e 90 centímetros. Desse modo, evita-se que a peça bloqueie a visão, sem gerar ofuscamento.
3. Melhor altura do pendente em relação ao chão
Não vai instalar móveis embaixo do pendente? Também há uma regra de altura que pode te ajudar na instalação, conseguindo um visual mais harmônico e belo.
De maneira geral, indica-se que entre a base do pendente e o piso exista uma altura que varie entre 200 e 250 centímetros. Assim, conseguirá evitar que a peça atrapalhe a locomoção pela área.
4. Altura adequada entre pendente e mesas acessórias
Ao escolher usar a peça na sala de estar, que tem mesas acessórias, também é importante seguir regras de altura. Especificamente sobre a mesa de centro, indica-se que deixe a cúpula a uma altura que pode variar de 150 a 170 centímetros, tendo como base o tampo do móvel.
Já para mesas laterais, inclusive para as de cabeceira, a orientação é que deixe uma distância entre 30 e 50 centímetros de altura em relação ao tampo.
5. Distância entre pendente e mesa de cozinha / área de trabalho
Vai instalar o pendente na cozinha? Neste caso, a distância entre a peça e a mesa da cozinha segue a mesma regra usada na mesa da sala de jantar. A luminária deve ficar entre 70 e 90 centímetros em relação ao móvel.
Agora, se sua intenção for instalar o pendente em áreas de trabalho, como na bancada da cozinha, a distância deve ser outra. Recomenda-se que o pendente fique a dois metros, no mínimo, em relação à área.
Se a bancada for usada somente para refeições, dá para usar a peça numa distância menor em relação à superfície, mantendo a base a cerca de 70 e 100 centímetros de altura.
Dê uma atenção especial para o diâmetro da peça
Ao usar o pendente na sala de jantar sobre uma mesa, é importante dar uma atenção especial para o diâmetro da peça. Tomando esse cuidado, garantirá um visual proporcional, além de uma decoração mais bonita.
Para acertar, garanta um pendente que tenha uma base com diâmetro de um terço da largura da mesa. Suponha que sua mesa de jantar tenha largura de 1,20 metro. Neste caso, a cúpula do pendente precisa ter, no máximo, 40 centímetros de diâmetro.
Você pode usar um modelo menor, se quiser. Neste caso, indica-se que use mais pendentes, instalando-os lado a lado ou de forma assimétrica. Assim, conseguirá um visual muito mais bonito e diferenciado.
Dicas extras para escolher pendentes
- Considere o estilo decoração do cômodo, inspirando-se nele para escolher a peça que mais combina com a área;
- Na dúvida, aposte num pendente minimalista, que combina facilmente com diferentes tipos de decoração;
- Aposte em pendentes com metal, caso queira uma decoração mais moderna ou com um toque industrial;
- Use luminárias de madeira se a decoração do espaço for rústica, reforçando ainda mais essa característica;
- Invista em luminárias em tons neutros, se quiser uma peça atemporal, que combine facilmente com a decoração do espaço;
- Dê dinamismo para decoração usando pendentes que tenham design curvo / arredondado. Com eles, o espaço ganha mais leveza.
Designers sentem REPULSA por estas 6 coisas dentro de casa pois elas podem arruinar a decoração
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário