6 segredos para a divisão de tarefas domésticas: conheça dicas para ter uma convivência tranquila
Veja dicas que vão te ajudar a fazer a divisão de tarefas domésticas de maneira muito mais prática e igualitária
Fazer a divisão de tarefas domésticas é fundamental para evitar a sobrecarga de somente um dos moradores. Além disso, dividir responsabilidades ajuda a ter uma convivência mais tranquila e harmônica.
Mas como realizar a divisão de tarefas domésticas? Para te auxiliar nessa tarefa, separamos algumas dicas infalíveis. Confira quais são e aproveite para segui-las ao dividir as tarefas da casa!
1. Estejam abertos ao diálogo
Um dos passos iniciais para fazer a divisão de tarefas domésticas com sucesso é que todos estejam abertos ao diálogo.
Veja ainda:
Hábitos que prejudicam a organização da casa
Dessa forma, conseguirá dividir rotinas com maior facilidade, destinando tarefas específicas para quem tem mais habilidade em realizá-las ou mais tempo.
E não se esqueça de ter sempre abertura para negociações. Se uma pessoa falar que não dá para fazer tal tarefa em um determinado dia, verifique a possibilidade de postergá-la ou de trocá-la com outros.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
2. Crie uma lista de tarefas da casa
Criar uma lista de tarefas da casa possibilita que todos saibam o que precisa ser feito, além de ajudar na divisão. Portanto, seu próximo passo deve ser elaborar essa lista.
Coloque desde rotinas diárias até outras semanais, quinzenais e mensais. Também dá para dividi-las em graus de dificuldade e tempo médio gasto. Assim, conseguirá destinar essas atividades de forma igual entre os moradores. Por exemplo, cada um pode assumir uma tarefa difícil.
Depois de elaborar a lista, faça a revisão para ter certeza de que não se esqueceu de nada. Vale lembrar que essa lista não é definitiva e você pode adaptá-la conforme identificar a necessidade.
3. Divida as tarefas entre os moradores
Com a lista montada, chegou o momento de realizar a divisão das tarefas entre os moradores. Existem diferentes formas de fazer isso, sendo uma delas realizar uma distribuição igualitária, sobretudo no que se refere ao nível de dificuldade das tarefas.
Por exemplo, suponha que sua lista tenha 9 tarefas domésticas difíceis de serem realizadas e seu lar tenha 3 moradores. Neste caso, dá para dividir três tarefas difíceis para cada um, de forma igualitária.
Outra maneira de divisão é por escolha de tarefas prediletas. Se alguém gostar mais de lavar a louça do que tirar o lixo do banheiro, deixe a louça para essa pessoa. Assim, ela faz o trabalho com maior facilidade, sem reclamações.
Ao adotar esse sistema de divisão de tarefas por escolha das prediletas, é importante que as pessoas tenham bom senso. Senão, corre-se o risco de deixar tarefas difíceis e pesadas para somente um morador, que ficará sobrecarregado.
Para evitar esse problema, dá para limitar a escolha de tarefas prediletas, dando a oportunidade para que cada morador eleja somente uma. O restante deve ser dividido de forma igual, a pessoa gostando ou não da tarefa.
4. Inclua as crianças na divisão das tarefas
Se tiver crianças em casa e elas já possuem idade suficiente para realizar pequenas tarefas domésticas, é importante incluí-las na divisão.
Isso faz com que elas tenham maior senso de responsabilidade sobre sua própria bagunça, além de evitar a sobrecarga dos pais ou demais familiares.
As crianças podem, por exemplo, organizar e guardar brinquedos e roupas, bem como tirar o pó de seus móveis, entre outras rotinas. Escolha a tarefa de acordo com a idade da criança e incentive que ela contribua com o lar.
5. Defina um calendário de tarefas
Para evitar que alguém se esqueça de realizar alguma tarefa, é interessante criar um calendário de limpezas. Neste caso, é só estabelecer quando a atividade deve ser realizada para garantir o bom funcionamento do lar.
É o caso de tirar o lixo, lavar a roupa, limpar móveis da sala, ir ao supermercado, entre outras tarefas. Dessa forma, fica mais fácil não se esquecer das obrigações e cada um sabe exatamente o que precisa ser feito.
6. Tenha um dia de faxina
Todo lar tem algumas tarefas mais pesadas, que demandam mais tempo para execução. Que tal criar um dia de faxina para que todos realizem essas atividades, finalizando a limpeza da casa com muito mais praticidade e rapidez?
O único cuidado que se deve ter é escolher um dia em que todos estejam disponíveis para fazer essas tarefas. Tente acomodar essa data no calendário e veja se todos têm disponibilidade.
5 tendências de organização para 2025 que são as ferramentas mágicas dos organizadores profissionais para uma casa exemplar
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário