6 plantas que auxiliam na ansiedade: conheça espécies que acalmam e que você PRECISA ter em casa
Você pode ter algumas plantas que auxiliam na ansiedade no seu jardim ou mesmo dentro de casa, cultivando-as tanto para seu bem-estar quanto para deixar seu lar ainda mais bonito.
Claro, é muito mais comum apostarmos em remédios que aliviam os efeitos da ansiedade, porém eles podem ter vários efeitos colaterais desagradáveis.
Nesse caso, você pode conversar com seu médico (antes de qualquer redução ou interrupção da medicação) sobre o uso de plantinhas benéficas que vão ajudar no relaxamento.
Quer saber quais são as melhores espécies para ter em seu lar? Então, acompanhe esse post!
Plantas que auxiliam na ansiedade
Através da fitoterapia, você consegue apostar nos princípios ativos das plantas medicinais e tratar várias condições de saúde.
Esse assunto pode te interessar também:
Plantas que repelem mosquitos
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Entretanto, é crucial que você tenha em mente que, embora exista o ditado popular “se é natural, não faz mal”, o uso incorreto de determinadas plantas podem trazer problemas à saúde.
Não se esqueça que existem plantinhas tóxicas para seres humanos e animais de estimação – e esse é um fator que você deve levar em conta na hora de plantar em seu jardim ou ter em um cômodo dentro de casa.
Agora, conheça plantas que auxiliam na ansiedade, de modo a ter mais calma e tranquilidade, além de ser capaz de ter maior controle de suas emoções.
Camomila
A lista começa com uma das mais queridinhas e talvez a mais famosas das plantas que diminuem a ansiedade, o nervosismo, o estresse e a agitação.
A planta tem propriedades tranquilizantes, anti-inflamatórias, digestivas e nervosas.
Logo, tanto as flores quanto as folhas secas podem ser usadas em chás (é a melhor forma de utilização). O costume é tomar antes de dormir, mas você pode analisar qual é o período do dia que mais precisa dessa bebida.
Para o plantio, certifique-se que a camomila receba luz solar direta por, pelo menos, 5 horas por dia.
Lavanda
A lavanda é uma erva natural que possui propriedades relaxantes, assim como sedativas, antidepressivas e calmantes. Por isso, ela pode normalizar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além de controlar os pensamentos ansiosos.
Por curiosidade, essa plantinha tão bonita é muito usada pelas mamães quando o bebê está inquieto e bastante agitado.
Para fazer uso da lavanda, indicamos principalmente o óleo. Existe também a possibilidade de fazer chá.
O cuidado com a lavanda é simples: a planta gosta de sol, terra bem drenada e solo calcário. A rega precisa ser diária (até ela crescer), mas sem encharcar o solo.
Crisântemo
O crisântemo é conhecido por suas belas e coloridas flores, mas você sabia que é também uma opção para reduzir os sintomas do estresse e preocupações?
Pois é, quando usadas no chá, as flores podem auxiliar no relaxamento do seu corpo e aumentar o metabolismo.
Aliás, lembre-se que para cultivar o crisântemo, você precisa regar de 2 a 3 vezes por semana (sugerimos pela manhã), sem encharcar o solo, bem como adubá-la mensalmente. Além disso, seu solo precisa ser fértil e arenoso.
Hortelã
Cheia de benefícios, a hortelã possui mentol, que promove relaxamento dos músculos.
Portanto, em dias em que a ansiedade e o estresse estão muito altos, a dica é picar um pouco de hortelã fresca em água morna e usá-la no banho.
Seu plantio é fácil: ela gosta de bastante água, e especial em dias quentes, mas também não tolera solo encharcado. O ideal é cultivar a hortelã em vasos que fiquem em sacadas, varandas ou perto de alguma janela, como na cozinha.
Jasmim
O jasmim é popular como planta para quartos, pois estimula uma melhor noite de sono. No entanto, não apenas nisso, ela alivia a ansiedade do corpo e é uma fonte de antioxidantes.
O chá de jasmim é composto por propriedades antissépticas, analgésicas e antimicrobianas, o que significa que há fortalecimento do sistema imunológico, assim como combate a possíveis doenças e focos de inflamação.
Para cuidar do jasmim, regue-a durante o verão diariamente e uma vez por semana no inverno. Ela gosta de meia sombra.
Aloe vera (babosa)
A babosa é uma planta com propriedades anti-inflamatórias poderosas, então é uma opção para ter dentro de casa, pois ajuda a remover substâncias químicas prejudiciais que estão no ar, mas também reduz a ansiedade.
Como a aloe vera é um tipo de suculenta, procure não regar até encharcar – ela tolera um bom tempo sem água. O ideal é regar uma vez por semana e deixar a planta em um local ensolarado.
7 cuidados essenciais com o seu jardim após a chuva
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário