CUIDADO! Essas plantas da moda são tóxicas para as crianças
Você provavelmente tem em casa alguma das plantas da moda, ou seja, aquelas que se popularizaram ao longo do tempo por causa de sua beleza ou alguma vantagem terapêutica.
E claro, a jardinagem é uma ótima forma de relaxar, ainda mais se você tem crianças em casa, onde é possível ensiná-las desde pequenas sobre a importância da alimentação e saúde.
Contudo, algumas dessas plantinhas da moda são tóxicas para as crianças e trazem perigos reais para elas. Acompanhe para descobrir que espécies são essas para que os pequenos fiquem longe delas!
Comigo-ninguém-pode
A comigo-ninguém-pode é o tipo de planta que pode provocar várias reações desagradáveis e graves em crianças.
Inclusive, essa planta e outras podem ser tóxicas para pets também.
Confira a lista para descobrir!
Essa espécie, apesar de ser extremamente bonita, possui cristais de oxalato de cálcio – em todas as partes dela.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Por isso, a ingestão da comigo-ninguém-pode pode provocar muita irritação, inchaço na boca, lábios e língua, além de sensação de queimação. Como consequência, pode ocorrer dificuldade de deglutição, náuseas, vômitos, diarreia, salivação excessiva e até mesmo asfixia.
Se estiver em contato com os olhos, há chances de provocar lesões na córnea.
Copo-de-leite
Da mesma maneira que a comigo-ninguém-pode, podemos citar o copo-de-leite: há alta toxicidade por conta da presença do oxalato de cálcio.
Os sintomas serão parecidos entre essas espécies, então se a criança ingerir qualquer pedacinho do copo-de-leite, poderá sofrer com os inchaços na área da boca, lábios e língua, a salivação abundante, náuseas e vômitos, dificuldade para respirar e deglutir, sensação de queimação, bem como diarreia.
Igualmente, o contato com os olhos pode gerar lesões, ferimentos e irritação.
Espada-de-São-Jorge
A queridinha dos lares, não é? Você pode encontrar a espada-de-São-Jorge em (quase) todos os lugares, afinal é conhecida, de acordo com a crença popular, por trazer prosperidade e proteger contra o mau olhado.
Apesar disso, essa plantinha é tóxica por conter substâncias como glicosídeos e saponinas.
Crianças que entram em contato com essa espécie podem sentir dificuldade de movimentação e de respiração, pois há irritação da mucosa e salivação intensa.
Trombeteira
Também chamada de saia-branca, muitos não sabem que essa bela planta é tóxica – e muitos apenas a conhecem pelo efeito alucinógeno.
Todas as partes da planta são perigosas para crianças em virtude dos alcaloides presentes.
Ingerindo-a, a criança pode sofrer com boca seca, pupilas dilatadas, taquicardia, agitação, alucinações e confusão mental. Se houver ingestão excessiva, infelizmente pode provocar coma e até mesmo a morte.
Lírio e Lírio da paz
Entre as plantas da moda, precisamos listar essas duas ornamentais lindíssimas, mas que possuem alta toxicidade (em todas as suas partes) tanto pelo toque quanto pela ingestão.
Nesse caso, pode provocar irritação oral e das mucosas, irritação nos olhos, dificuldade para engolir e problemas respiratórios (esse em casos mais graves).
A intoxicação por essas espécies podem ainda gerar como sintomas alterações nas funções renal e neurológica.
Bico-de-papagaio
O bico-de-papagaio, ou poinsétia, é uma planta muito presente nas casas durante as épocas de final de ano, ainda mais no Natal.
A seiva leitosa, o látex, produzida por ela é tóxica e, em contato e fricção com a pele da criança, pode causar irritações na pele, como sensação de queimação e coceira.
Se ingerida, há chances de ocorrer náuseas, vômitos e gastroenterite. Já em contato com os olhos, os sintomas são irritação, lacrimejamento e até conjuntivite.
Antúrio
Lembra do oxalato de cálcio presente nas espécies comigo-ninguém-pode e copo-de-leite? Bem, o antúrio também entra nessa lista justamente pelo mesmo motivo.
Logo, mesmo que essa planta seja perfeita na decoração de salas, é fundamental ter em mente que ela pode causar aqueles mesmos sintomas que já mencionamos.
Dicas de atenção para crianças
Como há uma imensa lista de plantas tóxicas (e não apenas plantas da moda) para crianças, é fundamental que você tome algumas medidas preventivas.
Um dos principais pontos é evitar que essas plantinhas fiquem em locais de fácil acesso para a criançada e até para os pets. Além disso, procure ensiná-las sobre os perigos de algumas espécies, orientando-as para que não brinquem com elas.
Aliás, tenha cuidado ao mexer com plantas que produzem o látex (aquela substância leitosa, com do bico-de-papagaio): use sempre luvas.
Por último, se perceber que a criança manipulou alguma planta tóxica ou mesmo a ingeriu, leve-a ao médico imediatamente. De preferência, tenha junto um pedaço da planta para que o profissional de saúde saiba identificá-la e fazer o melhor tratamento.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário