2 casas SIMPLES que já ganharam prêmios internacionais!
Está em busca de inspirações de casas simples? Então, confira aqui duas alternativas brasileiras que já ganharam prêmios!
Existem casas simples que são incríveis e já ganharam prêmios internacionais. Elas provam que não é preciso gastar uma pequena fortuna para ter um imóvel incrível.
E quais são essas casas simples premiadas? A seguir, você confere as duas principais! Continue a leitura para conhecer, inclusive para se inspirar para construir e decorar sua casa!
1. Casa do Pomar do Cafezal
O projeto da Casa do Pomar do Cafezal, que fica na comunidade Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, ganhou o prêmio de “Casa do Ano” em um concurso internacional de arquitetura.
Gosta de ler sobre decoração?
Então veja esse post e adote a decoração natural em sua casa!
Um dos grandes destaques do projeto é usar soluções simples, funcionais e baratas. Ele foi implantado em um terreno anguloso, que tem cerca de 70 metros quadrados.
O responsável pelo projeto é o Coletivo Levante, que une arquitetos e é liderado por Fernando Maculan e Joana Magalhães. O grupo também reúne estudantes de arquitetura, engenheiros, fornecedores e apoiadores que levam a arquitetura à periferia.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Kdu dos Anjos, que é o morador do imóvel, chama carinhosamente seu lar premiado de “barraco”. A casa está em uma rua que não tem CEP, nem água encanada, muito menos energia.
O projeto representa um modelo construtivo que usa materiais próprios da periferia, aproveitando ao máximo a ventilação e iluminação naturais. Por isso, o espaço tem qualidade ambiental.
Toda a casa foi construída com blocos de 8 furos que foram assentados na horizontal, deixando sua face frisada visível. De acordo com os arquitetos do projeto, isso é algo pouco comum no morro, porque assentar o bloco em pé é mais rápido e faz com que o material de construção renda mais.
No entanto, essa posição alternativa foi feita para garantir um melhor conforto térmico na casa. O projeto também considerou questões como a do fluxo de água de chuva e absorção pelo terreno, para minimizar a intervenção no solo.
Buscou, ainda, aproveitar ao máximo a vista, que é diferente da que se tem do asfalto. É possível observar a comunidade do alto, garantindo um visual privilegiado da região.
O imóvel, que foi construído com R$ 150 mil, conta com tijolos aparentes, acabamentos de cimento queimado, uso abundante de vidros para aproveitar a luz natural, entre outros detalhes simples que acabam por tornar a construção muito moderna e atual.
A Casa do Pomar de Cafezal recebeu milhares de votos e concorreu ao prêmio com 75 finalistas, que também eram projetos que traziam soluções e formas de enfrentar a crise climática, escassez de água e energia e urbanização acelerada.
2. Projeto Terra e Tuma
Um projeto do Terra e Tuma, escritório paulista de arquitetura, ganhou o prêmio de melhor construção do ano de 2016. Trata-se da casa da dona Dalva, moradora do bairro da Vila Matilde, na zona leste de São Paulo, há mais de 30 anos.
Em 2011, seu filho procurou o escritório para projetar uma casa para dona Dalva, que tinha poucas posses e morava num imóvel que vários problemas de estrutura e salubridade.
A ideia inicial era vender a casa, somar economias e comprar um apartamento pequeno, provavelmente sem elevador, o que seria complicado para uma idosa. Como não era a melhor opção, veio a ideia de reconstruir a casa, mas usando recursos limitados.
Para isso, a equipe do projeto optou por utilizar soluções econômicas e ágeis para entregar o imóvel o mais rápido possível e com qualidade. Entre os principais detalhes do imóvel está a estrutura com blocos aparentes, o que viabilizou uma obra de baixo custo, com controle e agilidade.
O imóvel conta com uma articulação entre cozinha, lavabo e área de serviço, para facilitar a locomoção da moradora. A sala é conectada com um jardim interno, o que dá mais charme para o imóvel e valoriza o local.
A parte central do imóvel tem um pátio com vidros e janelas, que iluminam o interior do imóvel e garantem uma boa ventilação. A casa ganhou uma parte superior com suíte para visitas. A laje da sala tem um espaço para horta, para abastecer dona Dalva.
Está em busca de inspirações para fazer projetos de imóveis e decoração gastando pouco? Então, vale a pena conferir e ter como inspiração esses imóveis!
Lembre-se de que para projetos construtivos é importante ter o suporte de profissionais, como arquitetos, para conseguir ter um bom resultado e evitar erros no imóvel.
Flores da primavera: 10 sementes que você pode plantar na estação da floração
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário