DICA DE OURO: as 3 hortaliças que crescem em qualquer canto da casa
Conheça hortaliças que crescem facilmente e são excelentes alternativas para se ter em sua horta, garantindo alimentos fresquinhos
Está pensando em cultivar hortaliças em casa, mas não sabe exatamente quais são as espécies com maior chance de vingar e crescer com saúde? Existem várias com essas características!
A seguir, você conhece as três principais! Continue a leitura, confira quais são e aproveite para cultivar essas hortaliças em casa, de forma simples, tendo alimentos sempre fresquinhos e saudáveis!
1. Alface
Trata-se de uma hortaliça que pode ser cultivada em vasos, canteiros, estruturas de hidroponia, entre outros. O ideal é que faça o plantio em solo um pouco ácido, com pH entre 6 e 6,8.
Já falamos sobre o plantio da cebola, sabia?
Leia tudo sobre os passos aqui!
Além disso, o solo deve ser rico em matéria orgânica e ter boa capacidade de drenagem, para não reter a água da rega em excesso. Desse modo, é possível evitar o apodrecimento das raízes da hortaliça.
Você pode plantar alface usando mudas ou sementes. Independentemente de sua escolha, o ideal é que escolha mudas e sementes de qualidade e boa procedência, porque elas são mais resistentes e não pegam pragas e doenças com facilidade.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Deve-se tomar cuidado com a irrigação, que deve ser feita para manter a terra úmida, mas não encharcada. Periodicamente, adube usando alternativas orgânicas ou fertilizantes que sejam ricos em nitrogênio e cálcio.
As pragas mais comuns envolvendo a alface são pulgões, moscas brancas, ácaros rajados, lagartas e cochonilhas. Para evitá-las, você pode fazer o manejo preventivo com rotação de culturas. Já para combater esses problemas, o ideal é usar caldas orgânicas para eliminação de pragas.
A colheita da alface ocorre entre 8 e 18 semanas depois da semeadura, de acordo com a época do ano em que o plantio aconteceu. É possível plantar alface o ano inteiro, mas se indica que faça isso em épocas com temperatura mais amena, para ter mais sucesso no plantio.
2. Cebolinha
A cebolinha é uma hortaliça perfeita para se ter na cozinha, pois ajuda a dar muito mais sabor para seus pratos! O melhor? É simples e barato plantar em sua horta!
Seu primeiro passo deve ser preparar a terra, para que possa receber as sementes ou mudas de cebolinha. O ideal é que esse preparo seja feito com adição de composto orgânico à terra (húmus de minhoca, por exemplo).
Se o solo não tiver boa capacidade de drenagem, você deve afofá-lo e adicionar partes iguais de areia e terra antes de colocar o adubo orgânico. Desse modo, aumenta-se a chance de sucesso do cultivo.
Depois disso, faça covas pequenas com um centímetro de profundidade e espaçamento de 15 centímetros. Coloque as sementes ou mudas e cubra com terra. Se optar pelo plantio por sementes, a germinação é rápida, ocorrendo entre quatro e seis dias.
Caso escolha plantar usando mudas, a cova em que as colocará deve ter um pouco mais de profundidade. Desse modo, conseguirá dar estabilidade para todas, aumentando a chance de que vinguem, cresçam com saúde e se proliferem.
Vale lembrar que a cebolinha é uma hortaliça versátil, tanto que dá para plantá-la diretamente no solo de seu jardim, horta ou em vaso. Ela precisa receber de 4 a 6 horas de luz solar por dia e as regas devem ser frequentes, para manter o solo úmido, mas não com excesso de água.
A colheita normalmente ocorre entre 3 e 4 meses após o plantio. Você pode usar a cebolinha para finalizar molhos, ensopados, carnes, saladas, em cima da batata frita, enfim, como preferir.
3. Manjericão
O manjericão é uma erva aromática que dá muito mais sabor a molhos, massas, saladas, cozidos e pizzas. O melhor? É simples plantá-lo em casa, garantindo um ingrediente extra para deixar suas refeições mais gostosas.
O cultivo pode ser feito em vaso ou no solo, mas é importante que tenha boa capacidade de drenagem da água da rega. Se optar pelo plantio em vaso, faça uma camada de drenagem com pedra brita ou argila expandida no fundo. Então, coloque o substrato.
No cultivo no solo, você pode misturar terra e areia lavada em proporções iguais. Aproveite para enriquecer a terra usando um adubo orgânico. Dá para plantar o manjericão utilizando sementes ou mudas.
Inclusive, você próprio pode fazer suas mudas de manjericão, basta usar um caule da planta, colocando-o dentro de um copo de água. Evite que as folhas entrem em contato com o líquido e deixe próximo de uma janela de duas a três semanas.
Depois que as raízes surgirem e crescerem, você pode fazer o transplante para o lugar definitivo de cultivo.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário