Início » Decorando » Descubra as cores que COMBINAM com o azul e são FAVORITAS dos designers

Descubra as cores que COMBINAM com o azul e são FAVORITAS dos designers

Inspiração é o que não vai faltar para definir as cores que combinam com o azul e transformar a decoração de sua casa!

O azul é um dos tons favoritos dos designers de interiores por causa de sua facilidade de inserção em qualquer tipo de estilo decorativo, sendo assim uma opção super versátil. No entanto, muita gente fica na dúvida: quais são as melhores cores para se associar a ele?

Hoje, você vai descobrir quais são as combinações mais instigantes e que os profissionais indicam na hora de trazer à tona a beleza do azul!

Azul e marrom

poltronas azuis com puffs marrons

Para começar, temos o azul e marrom: uma combinação que entra em perfeita harmonia por deixar o ambiente sofisticado, mas com tons calmos.

Como estamos falando de cores na decoração, veja esse post:
Aposte no roxo nos ambientes e se surpreenda!

O marrom é uma variação do laranja, que é justamente a cor oposta ao azul no círculo cromático. Logo, essa combinação pode ser atraente para a decoração de uma sala de estar, por exemplo, ainda mais se tiver um cantinho de leitura.



Você pode usar diferentes tons de azul e marrom até deixar do jeitinho que você quer. Lembre-se que tons mais escuros de ambos podem deixar o espaço ainda menor, então procure usar opções claras para cômodos reduzidos em tamanho.

Azul e laranja

sofá laranja e parede azul

Como falamos antes, cores opostas podem funcionar muito bem na decoração. Por isso, azul e laranja também é uma das combinações preferidas dos designers pelo alto contraste.

A ideia é utilizar tais tons em algo que queira dar destaque no ambiente.

Sugerimos que você use uma cor como base para criar um pano de fundo para depois introduzir a outra como a de destaque. 

Azul e branco

sala de estar decorada com azul e branco

Quer uma sugestão mais clássica que tenha muito charme? Então, aposte no azul e branco! 

Entre as cores que combinam com o azul, a escolha do branco é a melhor para quem quer um ambiente que passe uma sensação calmante e de limpeza. No caso, pode ser usada sem erros no banheiro e na sala de estar, por exemplo.

Uma ideia é usar o branco como base e ir apostando em tons de azul em itens de destaque.

Azul e verde

sala de estar decorada com azul e verde

Como são dois tons refrescantes, pois pertencem ao mesmo lado do círculo cromático, a combinação é interessante, mas seu uso deve ser feito com cuidado.

Vemos que as cores juntas podem proporcionar calmaria, afinal ambas estão presentes na natureza e são os tons que mais estamos acostumados a ver.

Em um ambiente, você pode inserir um tom de azul na parede e utilizar o verde em algum móvel – você verá que essa junção será muito bacana para espaços com pouca luz natural.

Azul e cinza

quarto decorado com azul, cinza e branco

Para quem é fã de tons neutros, o cinza é bem-vindo com o azul. Se combinar corretamente as cores, o próprio azul pode virar um tom neutro.

De toda forma, use essa regrinha: combine azuis mais suaves com cinzas mais quentes para o cômodo ter uma aparência discreta. 

Já se quiser ousar, use azuis mais próximos do tom primário com cinzas claros e mais frios para dar um bom contraste.

Azul e amarelo

sala de jantar em azul, amarelo e branco

Por falar em contraste, essa é uma das combinações mais queridinhas com o azul. O amarelo é um tom quente que vem ganhando o coração de muita gente na decoração da casa.

Há várias possibilidades de tonalidades dessas duas cores, portanto escolha suas favoritas. Exemplos são o azul celeste com ocre e o azul marinho com o amarelo-limão.

Lembre-se que os tons quentes se equilibram facilmente com qualquer tom frio de azul, deixando o ambiente super convidativo.

Azul e vermelho

cozinha em azul com cadeiras vermelhas

Sabemos que o vermelho é um tom ousado para a decoração e nem todo mundo acerta em sua presença no ambiente. 

Entretanto, se você quer ousar, a ideia de combiná-lo com o azul é excelente: as duas cores são provocativas, porém o vermelho pode se equilibrar junto a um azul calmante.

Basicamente, você pode optar pelo azul, como o marinho, como a cor principal do espaço, e apostar no vermelho como o tom de destaque (em móveis ou tecidos, por exemplo).

Azul e rosa

sofá rosa e parede e cadeiras azuis

Se o vermelho é demais para você, o rosa pode ser o substituto certeiro! E há inúmeras combinações, desde as mais ousadas até as leves.

A junção do rosa e azul vale para qualquer ambiente de sua casa, mas se quiser uma sugestão, aposte no quarto. Como o azul é sereno, o rosa irá adicionar um pouco de força e aquecer esse tom mais “frio” – é o equilíbrio perfeito.


Designers sentem REPULSA por estas 6 coisas dentro de casa pois elas podem arruinar a decoração

» Veja dicas exclusivas para sua casa

coisas que designers sentem repulsa na decoração
Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário