O stencil é uma técnica criativa para paredes que você PRECISA conhecer
Conheça a técnica de stencil para parede, que ajuda a personalizar superfícies e a decoração de forma simples
O stencil é um item perfeito para quem deseja repaginar as paredes de sua casa de maneira simples, sem ter muito trabalho e sem gastar uma pequena fortuna em papel de parede.
Ainda não conhece essa alternativa? Sem problemas! A seguir, você descobre o que é o stencil e confere dicas para utilizá-lo nas paredes. Continue a leitura e saiba mais sobre essa técnica!
O que é o stencil para parede?
Trata-se de uma técnica de pintura que utiliza um molde vazado para criar desenhos em superfícies como a parede. O stencil facilita a criação de estampas, bem como possibilita fazer murais e painéis com muito mais rapidez.
Falando em decoração de parede, veja:
Como decorar parede branca?
Existem alternativas confeccionadas com diversos materiais, mas na maioria dos casos se utiliza o stencil de plástico. O motivo é simples: ele é mais fácil de limpar e mais durável. Portanto, conseguirá reutilizá-lo mais vezes.
É uma opção para criar estampas em paredes de sala, quarto, cozinha, home office, enfim, onde quiser, realizando esse trabalho com facilidade.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Como usar o stencil de parede?
Existem diferentes etapas para uso do stencil de parede e é importante cumpri-las para ter um bom resultado. Depois de escolher o tipo de desenho que utilizará, siga este passo a passo:
Prepare a parede
Seu passo inicial é o de preparação da parede, com remoção de qualquer problema que possa comprometer o resultado. Primeiro, limpe a superfície, para remover poeira e outras sujeiras que estejam grudadas nela.
Depois, verifique se a parede está sem irregularidades. O ideal é que esteja reta e sem rachaduras, marcas de umidade ou mofo. Se for esse o caso, primeiro conserte a parede para depois fazer a personalização com stencil.
Considere se deseja mudar a cor de fundo da parede
Então, você deve considerar se vai mudar a cor de fundo da parede. Isso depende muito do resultado que deseja na decoração, se mais colorido, minimalista, entre outros.
Se optar pela alteração da cor de fundo, você deve pintar a parede primeiro, aguardar o tempo de secagem total e somente depois iniciar a personalização com o stencil.
Faça a pintura com stencil
O próximo passo é o de personalização da parede com o stencil. Basta prendê-lo na parede usando uma fita crepe, deixando-o bem esticado. Então, passe a tinta sobre o material.
Você pode fazer isso de diferentes formas, mas duas são bastante eficientes: com rolo de espuma ou tinta spray. O rolo de espuma deve ser passado na tinta, depois em um pedaço de papel para remover o excesso de produto e então na parede com o stencil.
Já a tinta spray é mais prática, mas conta com a desvantagem de acabar mais rápido. A escolha da técnica de aplicação perfeita depende do nível de praticidade que você prefere ter e do orçamento disponível para compra da tinta.
Se você estiver trabalhando com somente um stencil, você pode retirá-lo assim que acabar de pintar e colá-lo em outros locais da parede. Desse modo, conseguirá cobrir uma área maior rapidamente, sem precisar esperar o tempo de secagem total da tinta.
Você pode cobrir a parede inteira com stencil ou somente uma parte dela. Depende muito do efeito que deseja ter na decoração. Quanto maior a personalização, mais interesse é trabalhar com mais de um stencil, para agilizar o trabalho.
Como escolher os desenhos do stencil?
A escolha do desenho do stencil deve ser feita com base no seu gosto e estilo decorativo do cômodo. Desse modo, conseguirá criar um espaço personalizado harmônico.
Existem diferentes opções de desenhos, como os florais, que combinam com decorações românticas e de quarto infantil. Também há desenhos de folhas e animais, que remetem à natureza e funcionam bem na decoração da sala.
Outras opções são os desenhos de formas geométricas, listras, arabescos, entre outros. O ideal é que escolha padronagens que tenham a ver com o restante da decoração. Assim, o visual é mais harmônico.
Como corrigir erros feitos com stencil?
Se for pequeno, como quando a tinta vaza, você pode usar um pincel menor de precisão para contornar o desenho, eliminando eventuais problemas de forma pontual e rápida.
Agora, se for um erro grande, que é difícil de ser solucionado, o ideal é que faça a cobertura da área com tinta, aguarde o período de secagem e depois use o stencil novamente.
Designers sentem REPULSA por estas 6 coisas dentro de casa pois elas podem arruinar a decoração
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário