O que é bom plantar no outono? Dicas de agrônomos de temperos e verduras
Descubra o que plantar no outono, especificamente temperos e verduras, e garanta uma colheita perfeita nessa estação
Está procurando alternativas do que plantar no outono, para aproveitar temperos e verduras que são da época? Existem algumas hortaliças que você pode cultivar em seu jardim ou horta, garantindo uma excelente colheita.
A seguir, você confere quais são as principais espécies de temperos e verduras para plantar no outono. Continue a leitura, descubra quais são e confira dicas para te ajudar no cultivo!
1. Acelga
O outono é uma estação perfeita para cultivar acelga, que é uma verdura que fica incrível em refogados, saladas, sopas, tortas, entre outros pratos.
Leia também:
Plantas que florescem no outono
A acelga se caracteriza por ser uma planta que gosta de sol e clima amenos. Ela deve ser cultivada em solo fértil, leve, arejado e rico em matéria orgânica. Além disso, exige regas regulares.
A colheita ocorre em cerca de 80 dias após o plantio das sementes, que devem ser de qualidade, para não prejudicar a terra de seu jardim ou horta.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
2. Agrião
O outono também é época de agrião, que é uma hortaliça que fica sensacional em saladas, refogados, sucos, sopas, cremes e molhos, como o pesto.
O plantio do agrião costuma ser bastante simples! A planta gosta de receber sol de forma contínua, bem como de solo fértil, com bastante matéria orgânica. Além disso, demanda regas frequentes, para ter solo sempre úmido.
A colheita normalmente começa a partir de 70 dias depois do plantio por sementes. Vale lembrar que essa é uma hortaliça que também se multiplica por estaquias.
3. Alface
Gostaria de ter alface em sua horta, para garantir fácil acesso a essa hortaliça? Então, temos uma boa notícia: outono é a estação perfeita para plantá-lo.
Na realidade, você pode cultivar alface o ano inteiro, mas o outono é a melhor época porque tem clima mais ameno, que é ideal para o cultivo dessa hortaliça.
Dá para plantar alface no solo solto, leve, fértil e rico em matéria orgânica, bem como em hidroponia. Se optar pelo cultivo em solo, a irrigação da hortaliça deve ser feita pela manhã ou no final da tarde.
E quando dá para colher a alface? De maneira geral, a colheita acontece entre 50 e 70 dias após a semeadura, portanto, não é preciso esperar muito tempo.
4. Alho-poró
O alho-poró é um tempero incrível para uso em refogados, tortas, saladas, cremes, arroz, caldos, sopas, risotos, entre outros. Ele tem um leve sabor de alho, sendo uma alternativa a esse tempero tradicional.
Recomenda-se o seu cultivo em solo fértil, leve, solto e com matéria orgânica. Além disso, a planta gosta de sol pleno e irrigação regular, mantendo o solo levemente úmido.
A colheita geralmente acontece em cerca de 140 dias após o plantio. Para garantir um excelente resultado, há uma dica: cerca de um mês antes da colheita, amontoe um pouco de terra ao redor da planta, para que seu talo fique mais claro e suculento.
5. Cebolinha
A cebolinha é um tempero incrível para dar sabor a molhos, carnes, sopas, batata-frita, entre outros alimentos. Ele torna seu prato ainda mais gostoso quando utilizado na finalização, salpicado sobre o prato.
Esse tempero tem cuidados simples, o que descomplica seu cultivo. A cebolinha deve ser cultivada no sol, em solo fértil, com irrigação regular e terra rica em matéria orgânica.
É um tempero que se adapta bem a qualquer temperatura, mas que prefere climas amenos. Daí a recomendação de plantar no outono, para aproveitar a estação para ter uma boa colheita.
Por falar nela, a colheita normalmente começa entre 75 e 120 dias depois do plantio. As folhas precisam ser cortadas junto à base e não pela metade.
6. Manjericão
O manjericão é um temperinho versátil, que pode ser utilizado em massas, molho de tomate e pesto, carnes, pizzas, entre outros alimentos, dando-lhes muito mais sabor.
O solo de cultivo deve ser fértil e com boa capacidade de drenagem. Além disso, precisa ser enriquecido com matéria orgânica. A planta deve ficar no sol e receber regas regulares. Ela gosta de clima ameno e não tolera calor excessivo e geadas.
A colheita pode acontecer a qualquer momento depois que as folhas estão desenvolvidas. Recomenda-se que tire somente as folhas e deixe o caule. Dessa forma, a planta continuará crescendo e você terá manjericão em outras ocasiões.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.