Cortina ou persiana: e agora? Confira dicas para decidir CORRETAMENTE
Nem sempre é fácil escolher o que colocar nas portas e janelas. Porém, existem algumas boas dicas que podem te guiar na decisão entre cortina e persiana, o que é muito importante saber.
Afinal de contas, é preciso pensar em privacidade, e, ao mesmo tempo, em aconchego e outros fatores.
Nas próximas linhas, você vai conferir algumas dicas bem importantes que deverão te ajudar a escolher entre cortina e persiana.
1. Veja onde vai colocar
O cômodo onde você pretende colocar a cortina ou a persiana é um fator que você com certeza tem que considerar qual seria a melhor opção entre as duas.
VEJA ESSA
Ambientes como a sala pedem para ser os mais aconchegantes possíveis. Afinal de contas, é onde as visitas se acomodam para conversar, então precisam ficar bem relaxadas e também se sentir à vontade.
O mesmo vale para os quartos, que é onde as pessoas que moram na casa descansam.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Nesse sentido, esses dois cômodos vão ficar melhor se a “cobertura” escolhida for a cortina, que inclusive tende a dar um toque de elegância a eles. Por outro lado, o banheiro e também a cozinha tendem a se dar muito bem com persianas.
2. Decoração também importa
Outra coisa que você precisa considerar quando for decidir é a própria decoração do ambiente. É preciso ter um equilíbrio e uma harmonia aí, com a cor e a textura das paredes, a escolha dos móveis do ambiente e assim por diante.
As persianas vão dar um up em que o estilo clean é mais evidente. Nesse sentido, quem preza pela aparência moderna, a persiana com certeza vai ser a melhor pedida.
Por sua vez, aqueles que gostam de manter a casa com uma aparência mais tradicional e clássica, a opção a se adotar vai ser a cortina.
Ou seja, você tem que tentar “fazer jus” ao estilo que mantém na sua casa. Mas é bom saber que há alguns estilos que são mais versáteis. Pensando em casas que seguem um estilo rústico, qualquer das duas opções seriam uma boa ideia.
3. Considere o bloqueio de luz
Um ponto de muita importância, dependendo de onde você pretende instalar a cortina ou a persiana, é o nível de luz que esse produto pode bloquear.
Em comparação com as persianas, as cortinas tendem a apresentar mais vantagem, se a ideia é evitar luminosidade em um determinado ambiente.
Veja também: Móveis planejados na cozinha: os detalhes CRUCIAIS para que essa seja a solução perfeita
Para quem quer cortar a entrada de luz num cômodo da casa, a escolha mais certeira a se fazer é a de cortinas blecaute. Elas geralmente são as mais indicadas, e são ideais para manter televisores protegidos.
Ao mesmo tempo, se você deseja que o ambiente tenha mais luminosidade, a cortina também vai ser uma melhor opção. No caso, você poderá optar por aquelas cortinas mais leves, como é o caso daquelas de voil. Afinal de contas, elas vão facilitar e muito a entrada de luz no ambiente.
4. Considere a proteção UV
A decisão depende também da proteção UV que o ambiente precisa. Isso tem relação com a área da casa onde o cômodo se situa e se ele recebe muita ou pouca entrada de luz solar ao longo do dia.
Em casos em que o ambiente é muito exposto à luz do sol, as persianas celulares ou rolô em tela solar acabam sendo as melhores opções.
Até porque cortinas em tecidos, como linho e algodão, não dão a filtragem dos raios UV que o ambiente precisa.
É bom pensar sobre isso, para conservar a qualidade dos móveis, etc.
5. Facilidade de limpeza
Também é importante tomar a decisão pensando na facilidade de limpeza que a cortina ou a persiana vai ter.
Em ambientes que sujam menos, como nos quartos, você pode ficar mais tranquilo em optar pelo uso de cortinas.
Mas o cenário muda quando se pensa na cozinha da sua casa, por exemplo. Nesse caso, vale a pena considerar a instalação de persianas sintéticas. Esse tipo de material pode ser super tranquilo de limpar, o que é ideal para a cozinha, que é um dos cômodos da casa que sujam com mais facilidade e dão trabalho de limpar.
7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.