6 tendências dos anos 80 que a decoração de sua casa MERECE ter
Conheça tendências dos anos 80 que estão em alta e aproveite para adotar a sua preferida na decoração de sua casa
Se você gosta de decoração com um toque vintage, há uma boa notícia: existem tendências dos anos 80 que estão com tudo e ajudam a montar espaços cheios de estilo!
A seguir, você descobre quais são as 6 principais tendências dos anos 80 na decoração. Confira quais são e escolha as suas preferidas para montar ambientes personalizados incríveis!
1. Acrílico
O uso do acrílico na decoração é uma das principais tendências dos anos 80! Trata-se de um material plástico mais resistente, que pode ser utilizado na confecção de diferentes itens.
Existe, por exemplo, mesa e aparador de acrílico, bem como carrinhos de bar, bancos e banquetas confeccionados com esse material. Você pode escolher itens em acrílico para sala, quarto, cozinha, enfim, qualquer cômodo da casa.
VEJA ESSA
Se o cômodo for pequeno, uma excelente dica é apostar em itens em acrílico transparentes, principalmente o incolor. Dê preferência para os mais compactos, que ocupam menos volume.
Como a peça é incolor, a impressão que se tem é a de que ela não ocupa tanto espaço, ajudando a otimizar a área. Portanto, é uma excelente aposta para casas pequenas.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
2. Cores vibrantes
Você gosta de decorações coloridas, com tons vibrantes? Então, há uma tendência dos anos 80 perfeita para seu estilo, a do uso de cores vibrantes. Entre as principais tonalidades estão o azul-cobalto, o pink, o vermelho, o verde, o laranja e o amarelo.
E você não precisa montar uma decoração inteira com essas tonalidades. Se tiver uma sala predominantemente branca, por exemplo, dá para incluir alguns móveis e objetos decorativos em cores vibrantes. Desse modo, essas peças se destacarão no ambiente e ainda darão toques de cor para o espaço.
3. Luzes neon
Quando se pensa em decoração dos anos 80, uma das características mais marcantes era o uso de luzes neon, que apareciam principalmente em luminárias e letreiros usados na parede.
Curiosamente, essa tendência de decoração voltou e você pode aproveitá-la para decorar diferentes ambientes de seu lar, principalmente a sala, o quarto, o home office e a cozinha.
Dê preferência para luminárias com design vintage, bem como para letreiros com frases divertidas, para dar um toque mais lúdico para sua decoração. Ao usar letreiros com fios na parede, procure escondê-los para ter um visual mais limpo, sem impressão de bagunça.
4. Painel de madeira
Há quem pense que o uso de painel de madeira na decoração é algo recente, mas não é verdade. Ele era muito comum na decoração dos anos 80 e voltou com tudo.
Agora, ele é utilizado como revestimento de paredes, principalmente. Em alguns casos, o painel de madeira pode assumir o lugar de um móvel, como o painel para TV.
Um dos diferenciais do painel de madeira é que ele tem visual elegante e moderno ao mesmo tempo. Além disso, a madeira contribui para que se tenha uma sensação de conforto e de aconchego no espaço. Por isso, é o material perfeito para salas e quartos, embora você também possa utilizá-lo no home office.
Entenda ainda:
Como apostar na decoração retrô em casa?
Há várias formas de usar esse material na decoração. Uma delas é optando pelo painel liso, que é clássico, elegante e atemporal. Também dá para apostar no painel ripado de madeira, que confere uma textura extra para a decoração do espaço.
5. Formas curvas e arredondadas
As formas curvas e arredondadas, que eram comuns na decoração dos anos 80, estão em alta novamente, ajudando a dar dinamismo e movimento para o ambiente.
Elas aparecem em detalhes variados da decoração, como em mesas, banquetas, tapetes, bancos, em artes de quadros, vasos, poltronas, sofás, armários, entre outros itens decorativos.
Como as linhas retas estiveram em alta nos últimos anos, talvez você estranhe, ao menos no começo, as formas curvas. Para evitar isso, comece inserindo poucos elementos com formato arredondado no ambiente e vá adaptando conforme preferir.
6. Memphis Design
O Memphis Design é um movimento que nasceu nos anos 80, colocando-se contra o minimalismo e linhas retas que eram comuns na década de 1970.
Ettore Sottsass, criador do movimento, se inspirou na geométrica da art déco e nas cores da pop art, que se tornaram símbolos do Memphis Design.
Agora, o Memphis Design aparece principalmente em peças de mobiliário, com bordas curvas e cores mais ousadas, inclusive em tons neon.
Alerta para a tendência das Árvores de Natal de cerâmica que são a sensação da decoração para as festas de 2024
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.