Como escolher a mesa de centro para sua sala? Confira dicas essenciais
É fundamental escolher a mesa de centro para sua sala seguindo algumas dicas cruciais, afinal, esse móvel precisa ser funcional e, ao mesmo tempo, bonito a ponto de combinar com toda a decoração do ambiente.
Dessa forma, encontramos mesas de centro em diferentes formas, tamanhos, materiais, alturas, comprimentos e recursos – tudo para atender aos requisitos de cada casa.
Tire suas dúvidas para decidir pela melhor mesa de centro para sua sala sem tanto sufoco e sem cometer erros.
Você realmente precisa de uma mesa de centro?
Antes de mais nada, é crítico pensar na funcionalidade de sua sala de estar. Geralmente, a mesa de centro fica na frente do sofá e oferece um local conveniente para colocar um pouco de tudo sobre ela – bebidas, livros, decorações, controle remoto, etc.
VEJA ESSA
No entanto, dependendo do tamanho disponível no cômodo e suas próprias preferências, a mesa de centro nem é necessária, ou seja, é um móvel que sua casa pode nem precisar.
Um pufe ou até mesas laterais podem substituir a mesa de centro. Tudo é questão de gosto. Analise o que você e sua família realmente precisam na sala, ok?
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Se você decidiu por ter uma mesa de centro, existem algumas regras básicas que vão auxiliar nesse processo. Vejamos abaixo.
Formato do móvel
Para começar, pense em quanto espaço você deseja preencher com a mesa de centro para, em seguida, escolher um móvel que caiba sem que o cômodo fique visualmente exagerado (ou o oposto).
As peças em torno da mesa de centro irão ditar sua forma.
Na realidade, você pode encontrar formatos diferentes para esse móvel e a própria forma da sala desempenha um papel importante na escolha, embora não seja o ponto definitivo.
De toda maneira, indicamos o seguinte:
- Para salas menores, opte por um modelo retangular ou oval;
- Se a sala é grande e conta com sofás igualmente grandes, as mesas de centro quadradas ou redondas são ideais;
- Na presença de sofás de tamanho regular ou seccionais modulares, você pode ainda arriscar em mesas de centro de formato abstrato, como formas triangulares, que dão um aspecto ousado para o ambiente.
Lembrando que, se você tem crianças em casa, as mesinhas redondas ou ovais são sugeridas pela ausência de cantos que podem machucar.
Material da mesa de centro
Já sobre a questão do material ao escolher a mesa de centro para sua sala, é bom considerar seu estilo de vida e como você usará esse móvel.
Em geral, o material mais óbvio é a madeira, já que ela proporciona uma sensação de textura e calor natural, mas não é preciso se limitar a ela. Observe a área e os outros móveis para determinar qual material ficará melhor.
Por exemplo, o metal é de excelente durabilidade e possui variados acabamentos, sendo interessante para salas tradicionais.
Do mesmo modo, temos o mármore, que conta com cores naturais e fornece luxo e luminosidade à sala. As mesinhas de pedra também são boas pedidas para um visual moderno.
Aliás, se sua sala é pequena, indicamos uma mesa de centro de acrílico (material esse que é uma tendência dos anos 1980) ou de vidro, pois são materiais que podem dar amplitude ao ambiente.
Aproveite para ler:
Mesa com tampo de vidro na decoração!
Por outro lado, na presença de crianças – e pensando em sua segurança –, opções estofadas são as melhores e ainda são convidativas.
Tamanho do móvel
Outro detalhe relevante é o tamanho desse móvel, que precisa ser proporcional aos outros móveis da sala, especialmente o sofá ou outra peça que ficará na frente.
Logo, selecione uma mesa de centro que não ultrapasse dois terços do comprimento total do seu sofá. Também, lembre-se de deixar espaço suficiente ao redor da mesinha para as pernas.
Quanto à altura, o ideal é que ele siga a altura do assento do seu sofá ou um pouco mais baixa.
Função da mesa de centro
Como falamos anteriormente, cada família pode usar a mesa de centro para alguma função específica. Embora grande parte tenha apenas uma superfície plana apoiada em uma base, outros modelos já oferecem recursos adicionais que podem ser bacanas para sua sala.
Assim, há alternativas com prateleiras, gavetas ou compartimentos adicionais, caso precise de armazenamento.
Outras mesinhas, no estilo mais multifuncional, podem ser erguidas para trabalhar ou até comer. Há ainda a possibilidade de comprar um modelo com rodízios para facilitar a locomoção da mesa pela sala.
Pense em qual é o propósito da mesa de centro e quem vai usá-la mais, pois tais percepções afetam a escolha inteira do móvel.
8 tarefas vitais para terminar antes das festas de fim de ano para começar 2025 com o pé direito e livre de estresse
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.