Aumente a durabilidade DESTES itens colocando-os na geladeira!
Saiba quais alimentos duram mais quando são armazenados na geladeira e aproveite para evitar desperdícios
A geladeira é uma aliada na preservação de determinados alimentos, ajudando a mantê-los em bom estado por muito mais tempo. Assim, evita-se o desperdício, tendo alimentos fresquinhos para consumo no dia a dia.
E quais são os alimentos que você deve colocar na geladeira para preservá-los por mais tempo? A seguir, indicamos algumas opções! Confira nossa lista e aproveite para armazenar tudo no eletrodoméstico!
Hortaliças
As hortaliças em geral duram muito mais tempo se forem armazenadas na geladeira de sua cozinha! É o caso da alface, do espinafre e da escarola, entre outras verduras.
Depois que tais hortaliças são colhidas, colocá-las em temperatura baixa faz com que se reduza seu ritmo de deterioração. Logo, permanecem em bom estado por mais tempo.
VEJA ESSA
Para preservar as folhas ainda mais, recomenda-se que as lave e seque usando um papel-toalha. Então, coloque as verduras em um recipiente, fazendo camadas de papel-toalha e verdura intercaladas.
O papel tem uma função importante, a de absorver a umidade da verdura. Se ela ficar molhada, aumenta-se o risco de deterioração rápida, bem como de alteração de seu sabor original.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Alimentos com leite fresco
Alimentos com leite fresco, de modo geral, devem permanecer refrigerados para durarem mais tempo. Se os mantiver em temperatura ambiente, ocorre uma multiplicação de microrganismos, como bactérias, que levam à deterioração do produto.
E quais são os alimentos com leite fresco que você deve guardar na geladeira para aumentar sua durabilidade? Uma das principais opções é o queijo fresco, a ricota, os iogurtes, o creme de leite fresco (o utilizado para preparo de chantilly) e o próprio leite fresco.
Ao deixar esses alimentos fora da geladeira, acelera-se seu processo de deterioração. Os sinais claros de que isso aconteceu são a mudança no sabor (passa a ser amargo ou ácido demais), no aroma (fica desagradável, como se estivesse estragado) e na cor (ganha um tom mais amarelado) dos itens.
Aliás, esses alimentos não são tão saudáveis assim:
Veja quais você deve tirar de sua geladeira de vez!
Morango
O morango é uma fruta delicada e mantê-lo fora da geladeira faz com que dure pouquíssimos dias. A recomendação é que lave e seque a fruta, mantendo-a armazenada em recipientes com papel-toalha, para aumentar sua durabilidade.
Se não precisar utilizar a fruta fresca, há mais uma alternativa para preservar o alimento: congelar o morango. Neste caso, a fruta pode durar meses, podendo usá-la para preparo de sucos, vitaminas, compotas, entre outros.
Linguiça fresca
Você já deve ter reparado que alguns tipos de linguiça são armazenados fora do refrigerador no mercado, enquanto outros ficam em ambientes gelados.
De maneira geral, as linguiças curadas não precisam de refrigeração e as frescas devem ser mantidas na geladeira. O motivo disso é simples: elas têm carne crua, portanto, com alto potencial de deterioração se permanecerem fora de refrigeração.
Com o passar do tempo fora da geladeira, a linguiça fresca fica com aspecto limoso, ou seja, melado, na parte externa. Já na parte interna, há a alteração de sabor e do aroma, que se tornam desagradáveis.
Quer evitar esses problemas? Então, guarde a linguiça fresca na geladeira depressa! Se abrir o pacote, o ideal é que seque cada uma delas usando um papel-toalha e depois armazene o alimento em um pote ou embalado num plástico filme PVC.
Ovo
Há quem pense que não precisa guardar ovo na geladeira, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica que ele seja mantido preferencialmente refrigerado. A temperatura ideal é de 10?°C, em média.
É aí que surge uma dúvida: por que os ovos são mantidos fora da geladeira em mercados? Simples: a recomendação da Anvisa é a refrigeração, mas ela não é obrigatória.
O estabelecimento precisa manter o ovo numa temperatura que não ultrapasse os 25?°C. Como o supermercado tem temperatura controlada, sobretudo na área em que o ovo fica, é possível deixá-lo fora da refrigeração.
Além disso, o ovo não pode passar por variações de temperatura no armazenamento. É por isso que se recomenda que não os armazene na porta da geladeira, pois será aberta e fechada várias vezes ao dia.
A exposição do ovo à variação de temperatura faz com que se rompa a cutícula que envolve a gema e a clara. Com isso, o alimento estraga rapidamente e se torna impróprio para o consumo em qualquer forma. Portanto, mantenha os ovos nas prateleiras internas da geladeira.
5 tendências de organização para 2025 que são as ferramentas mágicas dos organizadores profissionais para uma casa exemplar
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.