Piso claro ou piso escuro? Saiba como tomar a melhor decisão para o lar
Para algumas pessoas, pensar sobre ter piso claro ou escuro pode ser uma tarefa super fácil, mas há quem diga que essa é uma missão que requer empenho. Afinal de contas, o piso tem muita influência sobre o ambiente inteiro.
Você tem que pensar sobre o impacto estético e também visual que ele vai ter.
Nas próximas linhas, você vai conferir algumas dicas super importantes que vão te ajudar no momento da tomada de decisão.
Pense no seu objetivo de decoração
A escolha entre piso claro e piso escuro também tem relação com o estilo e o design geral do ambiente. Por isso, você não pode deixar de pensar sobre esse aspecto também.
VEJA ESSA
Caso você esteja querendo construir um ambiente com uma aparência moderna, limpa e minimalista, algumas boas apostas que você pode fazer são os pisos claros. Nesse sentido, dá para cogitar tons de branco, bege ou cinza-claro.
Por outro lado, se o objetivo da decoração é ter um local que tenha requinte e também tenha uma aparência aconchegante, os pisos escuros vão ser a melhor pedida.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Nesse caso, aposte em tons de marrom, cinza-escuro ou até mesmo preto.
Gostos pessoais
Você também não pode ignorar as suas preferências pessoais. Elas pesam muito em decisões como essa.
Nesse momento, evite tirar da balança o estilo de vida que você possui e as suas preferências pessoais. Se você coloca a elegância acima de qualquer coisa, pode ser que o piso escuro seja a melhor pedida.
Por outro lado, se você é a favor da simplicidade, então o piso claro faz mais sentido para você.
Quando você escolhe pensando naquilo que vai te agradar, a decisão final acaba valendo a pena muito mais, porque isso tende a garantir que você escolha o piso que melhor vai conversar com a decoração do ambiente por completa.
Analise os materiais
Outra coisa que você vai ter que considerar na hora de escolher entre um piso e outro é o material com que ele é feito.
Veja também: Como inserir o veludo na decoração e dar mais sofisticação ao lar? Confira ideias!
Essa análise é importante, porque os revestimentos não variam apenas em acabamento, cor e dimensões, mas também podem apresentar variações em relação à resistência química e mecânica.
Nesse sentido, você vai ter pisos com diferentes níveis de rugosidade, facilidade de limpeza, etc. para escolher.
Para ajudar na decisão, vale pensar sobre as atividades que serão realizadas no ambiente. Dependendo, pode ser que você precise de um piso mais fácil de limpar ou mesmo que não suje tão facilmente.
Pense na manutenção
Se você tem que considerar a limpeza do piso, também tem que pensar sobre o quesito manutenção, que também é muito importante. Afinal, piso também tem prazo de validade, e você precisa se atentar a isso.
Portanto, na hora de escolher, você tem que pensar se o ambiente está ou não sujeito a uma maior atividade.
Geralmente aquelas áreas voltadas para atividades com crianças ou animais de estimação podem ser revestidas por um piso claro, porque essa pode ser uma escolha mais prática e de baixa manutenção, por exemplo.
Considere o ambiente
Algo que também vai acabar influenciando na sua decisão é o ambiente que você está decorando, obviamente. Nesse sentido, você tem que pensar no cômodo e o tipo de piso que faz mais sentido para ele.
Além de tudo, é bom ter em mente na hora da decisão que o piso escuro tende a fazer com que o ambiente pareça menor do que realmente é. Enquanto isso, o piso claro consegue fazer com que o ambiente seja mais amplo.
É bom pensar nesse quesito, caso você queira fazer com que a sala pareça maior e deixar as visitas mais à vontade.
Também pense sobre a iluminação do ambiente, com que o piso precisa combinar. No geral, é importante que a iluminação dialogue com o piso, porque isso poderá dar a impressão de que o ambiente é arejado, além de também dar a impressão de que o ambiente é mais amplo.
Para quem preza por espaço no ambiente, o ideal é pensar nesses pontos sobre o ambiente também.
7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.