Reutilize azulejos e cerâmicas no jardim! ESTAS ideias darão charme ao espaço!
Confira formas de reutilizar azulejos e cerâmicas no jardim e aproveite para apostar na sua ideia favorita!
Reutilizar azulejos e cerâmicas no jardim é uma excelente alternativa para quem deseja tornar esse espaço mais sustentável, além de ajudar a diferenciá-lo.
Mas como reaproveitar azulejos e cerâmicas no jardim? A seguir, indicamos como isso é possível. Continue a leitura para descobrir e adote nossas dicas!
Por que reutilizar azulejos e cerâmicas no jardim?
Afinal, por que você deve reutilizar azulejos e cerâmicas no jardim? Simples: trata-se de uma prática sustentável, que evita o descarte inadequado desse material na natureza.
Além disso, esses revestimentos são perfeitos para montar um espaço verde com visual único e personalizado, de modo a valorizar a área externa do imóvel. O melhor? Sem gastar uma pequena fortuna!
VEJA ESSA
Como reaproveitar azulejos e cerâmicas no jardim?
Existem diferentes formas de reaproveitar esses materiais no jardim, conquistando um resultado incrível na área. A seguir, indicamos quais são as principais possibilidades:
Use para criar caminhos no jardim
Que tal usar os azulejos e as cerâmicas para criar caminhos para evitar que as pessoas pisem diretamente na grama ou em suas plantas. Assim, é possível preservar o espaço bonito por muito mais tempo.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Uma das possibilidades é usar pedaços de cerâmica, inclusive restos de obras, para montar mosaicos no piso. Você pode utilizar azulejos de várias cores, garantindo um visual moderno e descontraído para o espaço.
Também há a possibilidade de utilizar azulejos de cores semelhantes ou neutras, se sua ideia é ter um caminho mais clássico para a decoração do jardim. Desse modo, conseguirá um resultado bonito sem gastar muito para montá-lo.
Aproveite para ler:
Dicas de decoração com “azulejo de metrô”
Faça mosaicos na parede
Outra opção de uso desse material é para criar mosaicos na parede. Desse modo, conseguirá revestir o local com um material resistente, de limpeza simples, dando um visual bonito e criativo para a área.
Crie esculturas com cerâmica
Há, ainda, a possibilidade de reaproveitar o material para criar esculturas para o jardim, inserindo um elemento decorativo a mais no espaço. Aposte em trabalhos autorais, para dar criatividade para a área.
Considere usar azulejos e cerâmicas como revestimentos de bancos
Possui bancos de concreto na área? Então, considere usar azulejos e cerâmicas como revestimentos desses itens! Além de garantir um melhor acabamento a eles, esses materiais ajudarão a simplificar o cuidado com o banco, facilitando a limpeza e a manutenção.
Aposte no material para criar vasos
Quer ter vasos com um visual mais rústico no jardim? Uma excelente alternativa é usar a cerâmica para criá-los, garantindo recipientes para cultivo de plantas que você certamente não encontrará em lugar algum.
Quais cuidados você deve ter ao reutilizar os materiais?
Existem alguns cuidados que você deve ter ao reutilizar esses materiais na decoração de seu jardim. A seguir, você descobre quais são os principais:
Cuidado com peças muito danificadas
Você pode usar peças quebradas sem problema algum, desde que elas não apresentem risco à segurança dos moradores e pessoas que utilizam a área.
Por exemplo, suponha que queira reaproveitar um azulejo quebrado, com uma ponta perfurante que pode provocar acidente em caso de queda sobre o material. Neste caso, é melhor evitar!
O ideal é utilizar peças quebradas para montagem de mosaicos no piso, nas paredes ou em bancos, pois o revestimento será colado na superfície com um material adequado, sem apresentar risco algum.
Limpe o material antes de utilizá-lo
Pode ser que o material tenha resíduos de produtos de construção e é interessante limpá-lo antes de utilizá-lo na área. Assim, conseguirá garantir uma maior aderência e melhor aproveitamento do revestimento, destacando suas características originais.
Use sua criatividade
Não há uma receita pronta para reutilizar azulejos e cerâmicas no jardim, você pode fazer isso de diferentes formas. Portanto, use sua criatividade e aproveite para montar um espaço único e exclusivo.
Você pode, por exemplo, usar peças para cobertura de solo em canteiros, utilizar o material quebrado para enchimento de muros de contenção, entre outras formas que já citamos aqui.
Se o material tiver fim decorativo, procure dar uma atenção especial para as cores do azulejo, trabalhando com tonalidades que sejam harmônicas e garantam um visual muito mais bonito para o jardim.
Também não tenha medo de misturar azulejos e cerâmicas estampadas e com diferentes texturas, o que ajudará a personalizar ainda mais a área.
Designers sentem REPULSA por estas 6 coisas dentro de casa pois elas podem arruinar a decoração
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.