SEM SURPRESAS: veja dicas para reformar sem estourar o orçamento
Quem não quer reformar sem estourar o orçamento, não é? Afinal, manter-se dentro dos limites evita surpresas e muitas dores de cabeça.
E é importante que você saiba que é possível fazer uma reforma bacana em sua casa sem precisar fazer muito. Para lhe ajudar nessa tarefa, a arquiteta Gigi Gorenstein conta algumas dicas que transformam o seu lar de forma incrível.
Como reformar sem estourar o orçamento?
Segundo Gigi, não é necessário um grande investimento: é preciso fazer um bom planejamento e analisar o que você pode e tem condições de fazer antes de agir.
Pense que reformar sem estourar o orçamento deve ser algo prazeroso e não preocupante.
VEJA ESSA
Como profissional, Gigi sabe que cada projeto possui um objetivo diferente, então ela foca em alcançar as mudanças que combinam com o espaço.
“Nessas ocasiões, sempre avalio as peças que podemos manter e mesclar com elementos novos, promovendo adaptações e um novo visual. Esse processo contribui para que os custos não fujam do orçamento e, posteriormente, garanta a possibilidade de substituir aquilo que permaneceu durante essa etapa. Certamente deixa a parte financeira dos clientes mais tranquila”, comenta a arquiteta.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Entre as várias atitudes que se pode tomar para reformar sem gastar muito é trocar o revestimento do mobiliário que já existe, além de comprar móveis usados (um modo sustentável bastante importante para os dias de hoje).
Igualmente, você pode renovar a pintura das paredes, mudando a cor, bem como de elementos de decoração, o que é ótimo para quem não quer mexer na arquitetura da casa.
Se você não quer ficar apenas na tinta tradicional, existem alternativas mais ousadas, como papéis de parede, cimento queimado e até placas em 3D.
Apenas isso já é capaz de mudar o visual inteiro do ambiente. Porém, tal repaginação pode causar problemas nos pontos de elétrica do cômodo. “Por isso, meu conselho é estudar antes de mexer. Nessa vontade de inovar, inserir pontos de cor, bem como adicionar um tapete novo e almofadas podem ser grandes aliados”, orienta Gigi.
Dicas para reformar cada ambiente
Você pode aproveitar as ideias de transformações para cada ambiente de sua casa que a arquiteta separou e que ainda direcionam sua reforma:
Para salas de estar, de jantar e home theater
Gigi sugere explorar as cores nas paredes, principalmente investindo em estampas e texturas dos papéis de parede, tapetes e outros itens decorativos.
Por exemplo, você pode trocar a mesa de centro ou as mesas laterais. Se preferir, pode ainda trocar a luminária, adicionando algo mais moderno que traga um novo tipo de iluminação ao ambiente.
Sabe as almofadas que você tem no sofá? Somente a troca de capa já pode dar uma nova cara à sala.
Para quartos
Caso queira, pode inovar nas paredes, mas há outras opções para esse cômodo: compre um novo enxoval para sua cama ou adicione uma cabeceira estofada.
Inclusive, nas paredes você pode testar a pintura setorizada que deixa o espaço muito mais charmoso e é prático de fazer.
Para cozinhas
Gigi comenta que esse espaço pode ser mais trabalhoso para reformar sem estourar o orçamento, pois os móveis são geralmente fixos.
“Não é simplesmente trocar um armário ou o material da bancada. Mas é possível mudar pontualmente com uma nova mesa, cadeiras, banquetas ou luminárias”, sugere a arquiteta.
Por isso, avalie o que o seu bolso permite e faça trocas que melhorem a decoração desse ambiente.
Para banheiros
Da mesma maneira que a cozinha, a estrutura do banheiro (pelo menos grande parte dela) costuma ser fixa.
Portanto, você pode mudar o gabinete da pia ou a iluminação. Há ainda a possibilidade de investir em papéis de parede.
Para home offices
Nesse cômodo tão importante atualmente, a dica certa é focar nas cores. Isso porque os móveis que você utiliza para trabalhar tendem a ser caros, ainda mais se for uma mesa de marcenaria e uma cadeira ergométrica.
Por outro lado, se você estiver montando seu home office, opte por móveis soltos ou comprados prontos. Móveis sob medida são mais caros, logo passe longe!
Veja também:
Como escolher a cadeira certa para home office?
Para qualquer espaço
Há um truque básico que funciona em reformar sem estourar o orçamento que muda muito o aspecto de um cômodo – e esse método vale para qualquer ambiente de sua casa!
Estamos falando das plantas! As verdinhas podem melhorar a qualidade do ar e impactar positivamente no bem-estar e comportamento das pessoas.
A arquiteta frisa que “as plantas complementam bem todos os ambientes e, para defini-las, sempre levamos em conta a espécie que melhor se adapta às condições de luminosidade”.
Com base nisso, renove o ambiente colocando plantas em nichos, vasos no chão, sobre móveis ou mesmo suspensos.
4 coisas para jogar fora e ser mais feliz no fim do ano
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.