6 segredos de ARQUITETOS para ter um banheiro FUNCIONAL
Ter um banheiro funcional significa ter um ambiente prático, bem executado e confortável. Foi-se o tempo que esse espaço era desvalorizado nos projetos e na própria decoração.
Hoje em dia, finalmente todo mundo entende que essa área merece, sim, atenção estética e estrutural. Para isso, os arquitetos Eloy e Felipe Fichberg, da Trees Arquitetura, separam dicas e segredinhos para tornar seu banheiro muito mais funcional.
Acompanhe o post.
Considere o layout do seu banheiro
Em primeiro lugar, os arquitetos recomendam que você analise a arquitetura funcional e inteligente de seu banheiro, isto é, a disposição dos móveis.
VEJA ESSA
Observe como tais elementos estão posicionados – o vaso sanitário, o chuveiro, banheira (se tiver), bancada com a cuba, tipo de cuba, armários e outra mobília.
Segundo Eloy, o objetivo de um banheiro funcional é que exista um acesso rápido e simples para cada um desses móveis, sem existir obstáculos que atrapalhem seu dia a dia (e que ainda são desnecessários).
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Escolha os revestimentos corretos
Em termos gerais, os materiais para os revestimentos e acessórios do banheiro precisam ser fáceis de limpar e resistentes à umidade.
Felipe aponta que “azulejos cerâmicos, porcelanatos e pastilhas são opções comuns para as áreas molhadas do banheiro, enquanto superfícies como mármore ou granito podem ser especificadas para adicionar um toque de elegância”
Veja também:
Tipos de azulejos explicados
Além disso, o arquiteto frisa a importância de revestimento de pisos antiderrapantes com o intuito de garantir a segurança dos moradores.
Abaixo, você confere quais são os materiais mais escolhidos para projetos:
Para paredes | Para pisos | Para bancadas | Para armários |
Azulejos | Porcelanato | Mármore | MDF laminado |
Porcelanato | Cerâmica | Granito | Madeira maciça |
Pastilhas | Silestone |
Aliás, Eloy e Felipe citam ainda os azulejos hidráulicos, queridinhos, exclusivos e pequenos que dão charme ao banheiro e são bastante duráveis.
Considere a iluminação
Um banheiro funcional deve apresentar uma boa iluminação para que você consiga realizar suas necessidades diárias, como a própria higiene pessoal, assim como cuidados com a pele, maquiagem e barba.
Nesse caso, a dupla de arquitetos recomendam que você use dois tipos de iluminação: a geral e a direcionada.
Resumidamente, a iluminação geral é aquela que abraça toda a área do banheiro; por isso, é aplicada por meio de luminárias de teto, embutidas ou não, a fim de combinar com a própria luz natural que o banheiro recebe.
Já a luz direcionada serve para atender aspectos específicos, realçando partes do banheiro, como nichos decorativos, prateleiras ou até uma obra de arte que você resolveu pendurar nesse ambiente.
Foque na ergonomia
Qualquer ambiente de sua casa precisa ser ergonômico, especialmente se há pessoas de diferentes idades e alturas.
Logo, no banheiro funcional é fundamental realizar algumas adaptações, como na altura da pia e do vaso sanitário.
“Recomenda-se que a altura da bancada seja ajustada levando em consideração a estatura média da população ou as necessidades específicas dos usuários. Em geral, a altura da bancada deve ser instalada, pela parte de cima, entre 85 cm e 92 cm para atender o usuário, mas é válido lembrar que essa referência pode mudar por conta das características individuais’, ressalta Felipe.
Idosos em casa? Mais cuidado ainda
Projetar um banheiro funcional significa levar em conta a segurança de todos, inclusive das pessoas com idade avançada ou de mobilidade reduzida.
Assim, os arquitetos sugerem esses pontos de atenção:
- Barras de apoio: devem ser estrategicamente posicionadas próximas ao vaso sanitário, chuveiro e perto da banheira;
- Pisos antiderrapantes para evitar escorregões e quedas;
- Projeto personalizado para maior ergonomia: o foco é evitar flexões e agachamentos para proporcionar conforto e segurança;
- Acessibilidade no box do chuveiro ou banheira: o box do chuveiro precisa estar abaixo do nível do piso do banheiro (em pelo menos 0,5 cm até 1,0 cm para que a água não saia do espaço).
Ademais, considere o tamanho da porta do box e um lugar de assento para que a pessoa consiga tomar banho com conforto.
No caso das banheiras, instale-as em locais sem degraus e com livre acesso. Caso existam degraus, não esqueça do piso antiderrapante.
Otimize se o banheiro for pequeno
Por fim, se o seu banheiro tem metragem limitada, adote jeitinhos que maximizem sua funcionalidade e geram sensação de amplitude.
Uma das principais dicas é usar o espaço vertical do seu banheiro, apoiando-se em prateleiras, armários suspensos e nichos embutidos, pois “essas soluções ajudam a liberar espaço no chão e mantém os itens essenciais ao alcance, reduzindo a desordem visual”, frisa Felipe.
Você ainda pode usar cestas, caixas ou bandejas para armazenar itens similares e garantir maior organização. Use ganchos e barras para pendurar toalhas e roupões para liberar espaço dos armários.
7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.