9 plantas no jardim que você deve evitar para não se estressar
Ter plantas no jardim é deixá-lo sempre exuberante, cheiroso e colorido, mas você sabia que nem todas são benéficas para esse espaço?
Pois é, algumas cultivares atraentes podem ser invasivas, venenosas ou ainda ser responsáveis por atrair insetos indesejados – e com isso você não quer lidar, né?
Hortelã
Surpreso? Embora seja um ótimo completo em refeições e super aromático, suas raízes são invasivas, ou seja, é uma planta que pode se espalhar por todo o jardim como se fosse uma erva daninha se você não a conter.
Para não deixar de cultivá-la, faça o plantio num vaso.
VEJA ESSA
Babosa como uma das plantas no jardim a ser evitada
Essa suculenta tão popular por suas propriedades curativas é tóxica para animais de estimação, então se você tem pets em casa e sabe que eles gostam de fuçar em todo canto do jardim, prefira não plantá-la.
O que acontece é que o látex (o suco da babosa, que fica logo abaixo da casca) pode causar grandes desconfortos abdominais e cólicas se ingerido.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Glicínia
A glicínia tem flores roxas brilhantes em cascata, o que a torna uma planta perfeita para pergolados, mas cuidado: seu sistema radicular pode enviar brotos para longe da planta-mãe, envolvendo assim árvores, arbustos e o que estiver pelo caminho.
Além disso, ela pode viver centenas de anos e exige podas anualmente para manter a planta sob controle.
Berbére-japonês
Esse arbusto charmoso de pequeno porte é bastante conhecido pela resistência à seca e por tolerar a sombra. No entanto, estudos mostraram que essa planta pode abrigar carrapatos de patas negras, que podem transmitir a doença de Lyme.
Ademais, é uma espécie invasiva que possui farpas afiadas, o que pode tornar a ação de manusear esse arbusto algo bem desagradável.
Amaranto
O amaranto é uma das plantas no jardim que precisam ficar longe de alérgicos, pois é um dos principais produtos de pólen.
Nesse caso, se você sofre de alergias, evite essa planta em seu lar, mesmo que ela seja extremamente linda.
Amora-do-Himalaia
É tentador ter seus próprios cultivos orgânicos no jardim, no entanto, essa variedade de amora é muito invasiva e, uma vez plantada, será difícil erradicá-la e destruí-la.
Procure variedades verticais e sem espinhos, além de sempre optar por locais de qualidade, para seu jardim.
Veja também:
Plantas favoritas para apartamento
Iúca é outra das plantas no jardim que é melhor não ter
Pode ser uma planta bastante problemática porque você precisa descartar as folhas afiadas e pontiagudas após gastas, assim como os talos, que precisam de corte. Inclusive, a iúca floresce por apenas (mais ou menos) uma semana e atrai muitos insetos.
Outro detalhe é que seu sistema radicular se espalha bem e é difícil de matar. Por isso, se você quer remover essa planta do jardim depois, provavelmente terá que desenterrar tudo ao redor também.
Mantenha a planta num vaso dentro de casa ou na varanda e evite dores de cabeça.
Aguapé
É uma planta aquática nativa da América do Sul que se tornou popular por ser um filtro natural para fontes de água ou lagos koi.
Porém, o aguapé é invasor, isto é, ele pode realmente tomar conta do espaço aquático e sufocar peixes e outras plantas. O ideal é evitar o cultivo e optar por outras espécies para ornamentar tais ambientes com água.
Eucalipto não é uma boa ideia se você quer ter plantas no jardim
Se você gosta de sombra, sabe que o eucalipto fornece isso muito bem. Entretanto, essa é uma planta cujos galhos são fracos e o risco de queda é gigante.
Não apenas isso, mas a casca descascada que traz um visual bacana ao jardim pode acabar sendo só mais um trabalho extra para você.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.