Início » Decorando » Quiet Luxury: como o luxo silencioso está revolucionando a decoração de interiores

Quiet Luxury: como o luxo silencioso está revolucionando a decoração de interiores

Se você não perde uma tendência que bomba na internet, com certeza já ouviu falar no Quiet Luxury, uma trend que começou a viralizar no mundo da moda há pouco mais de um ano, e que chegou também ao mundo da decoração de interiores.

Diferente de uma “tendência” que tem prazo para acabar, o grande diferencial do Quiet Luxury é justamente esse: permanência. Ou seja, um estilo de design, que não vai ser trocado a cada nova “modinha”, afinal todas as suas peças são pensadas para serem atemporais.

O Luxo Silencioso que preza pelo artesanal e pelo bom gosto

decoração quiet luxury (3)

Quando falamos de decoração luxuosa, a primeira coisa que pode passar pela cabeça são aqueles elementos de designs chamativos que gritam “caro”.

Pois bem, a ideia do “luxo silencioso” é ser o oposto disso, prezando muito mais por uma estética simplista, que ao invés de gritar “caro”, grita “bom gosto”.

Móveis com linhas e balanço perfeito, que parecem simples, mas que ao olhar com mais cuidado, percebe-se que sim, não devem ter sido nada baratos. Peças artesanais ou exclusivas, que no entanto não chamam atenção mais do que deveriam em nenhum ambiente, e sim harmonizam completamente com os outros elementos de um cômodo.

Essa ideia é a essência desse luxo silencioso, que abre mão totalmente da estética ostentação, para permanecer na elegância simples, mas bem feita.



Não há nada mais luxuoso do que a sustentabilidade de peças atemporais

Um dos pilares do quiet luxury, e que torna esse estilo um revolução no mundo do design, é a preocupação com a sustentabilidade, demonstrada na durabilidade de peças e em sua estética.

Como citado anteriormente, esse é um estilo que não pretende ser apenas uma tendência. Prova disso é que móveis e elementos que pretendem se encaixar nessa estética precisam, obrigatoriamente, serem duráveis. Daí a necessidade da simplicidade e da alta qualidade.

Esse movimento de design entende o impacto que a produção de coisas tem no ambiente. Portanto, a ideia é adquirir uma peça “para vida” e não apenas para atender uma moda passageira.

Daí a preferência desse estilo por materiais como madeira natural, tecidos nobres de cores neutras, objetos simples, todos elementos conhecidos por combinarem entre si e terem alta durabilidade.

Como aplicar a ideia do Quiet Luxury na decoração de casa

1. Escolha de Materiais de Alta Qualidade

Prefira materiais naturais como madeira maciça, mármore e couro e linho para seus móveis e estofados.

Estes materiais são visualmente impressionantes e agradáveis ao toque, e também envelhecem bem, assumindo o  selo de “atemporalidade” do qual falamos. Ao selecionar têxteis, opte por tecidos naturais e de alta qualidade, como linho e algodão, que oferecem conforto e durabilidade.

2. Paleta de Cores Neutras e Terrosas

O Quiet Luxury favorece uma paleta de cores suave e neutra, que cria uma atmosfera calma e acolhedora.

Tons de branco, bege, cinza e variações suaves de azul e verde são ideais. Estas cores ampliam visualmente o espaço e conversam de forma harmoniosa entre si.

A utilização de cores terrosas ajuda a trazer elementos da natureza para dentro de casa, reforçando a sensação de tranquilidade e conexão com a ideia de sustentabilidade desse estilo.

3. Mobiliário Sofisticado, Mas Funcional

Prefira móveis com linhas limpas e formas simples que não sobrecarreguem o espaço. O design deve ser discreto, porém de alta qualidade, com atenção aos detalhes e acabamentos.

A funcionalidade também é crucial; cada peça deve servir a um propósito prático sem sacrificar o estilo ou o conforto.

4. Acessórios Mínimos e Seletivos

Evite a abundância de objetos decorativos e opte por alguns itens cuidadosamente escolhidos que realmente falam ao seu senso de estilo e qualidade. Por exemplo, uma obra de arte significativa, uma peça de cerâmica artesanal ou um vaso elegante podem servir como pontos focais.

A chave é manter a simplicidade e escolher acessórios que complementem o espaço sem causar desordem.

5. Iluminação Natural e Planejada

Por fim, a iluminação desempenha um papel crucial em qualquer esquema de decoração, especialmente no Quiet Luxury.

Priorize a iluminação natural sempre que possível, usando cortinas leves ou translúcidas para suavizar a entrada de luz natural sem bloqueá-la completamente. Para a iluminação artificial, escolha luminárias que emitam uma luz suave.

CONFIRA Também: 5 tendências de decoração dos anos 80 que estão voltando com tudo em 2024


7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança

» Veja dicas exclusivas para sua casa

É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

1 comentário

  • Excelente orientação. Elegante e aconchegante. Obrigada. Abraço.

Deixe seu comentário