Como escolher um abajur de cabeceira? Entenda como incluir esse objeto na decoração do quarto
Confira, aqui, dicas que vão te ajudar a escolher o abajur de cabeceira perfeito para seu quarto!
O abajur de cabeceira é uma peça funcional que faz toda a diferença na decoração do quarto. Com ele, dá para ter uma iluminação adequada para ler durante a noite, antes de dormir, ou para realizar outras atividades.
Além disso, a peça complementa a decoração do espaço, dando-lhe muito mais estilo. Quer investir em um abajur de cabeceira, mas não sabe como escolher o modelo perfeito? Então, confira aqui dicas que vão te ajudar a comprar a versão ideal!
Considere o estilo decorativo do quarto
Uma das principais formas de acertar na escolha do abajur de cabeceira é considerar o estilo decorativo do quarto. Assim, conseguirá comprar uma peça que esteja alinhada com o restante da decoração, garantindo harmonia visual.
Aproveite para ler:
Tendências de decoração para quarto 2023
Por exemplo, caso seu quarto tenha uma decoração clássica, escolha um abajur com essa característica. Se o estilo for rústico, uma dica é apostar numa peça de madeira. O espaço tem decoração industrial? Então, use um modelo com detalhes de metal e cores sóbrias.
Defina as cores perfeitas
As cores do abajur de cabeceira também merecem sua atenção. O ideal é que elas combinem com o restante da decoração, para que tenha unidade e uniformidade visual.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Em caso de dúvida, aposte em cores neutras, sejam elas claras ou escuras. Ótimos exemplos são o branco, preto e cinza. Você prefere decorações coloridas? Sem problemas, dá para escolher uma peça com tons mais vibrantes.
Para trabalhar com cores mais aparecidas de forma segura, o truque é escolher uma tonalidade semelhante ou igual a outra que já é utilizada na decoração. Dessa forma, terá harmonia visual.
Verifique medidas e proporção do abajur de cabeceira
Ao escolher e comprar abajur de cabeceira, é importante verificar medidas e proporções da peça. Se escolher uma muito grande, pode ser que ela caia da mesa de cabeceira.
De maneira geral, existe uma regra para te ajudar a escolher as medidas e proporções perfeitas: a cúpula deve ter entre 1/3 ou metade do tamanho da mesa de cabeceira.
Antes de fechar a compra do abajur, o ideal é que meça o tampo da mesa de cabeceira. Assim, poderá comparar a medida do móvel com a da peça, identificando se é a opção perfeita.
Analise a altura do abajur de cabeceira
A altura da peça também é um detalhe importante, principalmente se gosta de ler antes de dormir. O ideal é que a luz não brilhe sobre sua cabeça e que não fique diretamente nos seus olhos.
Se a sua mesa de cabeceira tiver a mesma altura que seu colchão, indica-se que compre um abajur que tenha altura de 5 a 8 centímetros a mais do que o móvel.
Logo, se sua mesa de cabeceira mede 60 centímetros de altura, o abajur deve ter entre 65 e 68 centímetros, para que garanta um visual proporcional e uma aparência mais bonita na decoração.
Cuidado com o posicionamento do interruptor
Também se deve considerar o posicionamento do interruptor do abajur. O ideal é que não tenha de sair da cama para ligá-lo ou desligá-lo. Assim, terá muito mais praticidade.
Caso o interruptor fique muito longe da cama, há a chance de fazer movimentos arriscados, com possibilidade de machucar as costas ou de cair do móvel. Então, como deve ser o posicionamento do interruptor?
O ideal é que o interruptor seja um botão de liga e desliga localizado no cabo. Desse modo, dá para deixá-lo na altura da mesa de cabeceira, inclusive escondido na parte traseira do móvel e próximo da cama.
Atente-se à cúpula do abajur
A recomendação geral é que a altura da cúpula seja de cerca de dois terços da do corpo do abajur. Deve-se medir da parte inferior da peça até a base da lâmpada.
Já a largura da cúpula deve ser duas vezes a parte mais larga do abajur. Caso sua luminária seja muito fina, escolha uma com cúpula proporcional, para ter um melhor resultado visual.
Prefira o abajur com lâmpada de luz amarela
A luz amarela é a melhor alternativa porque é quente e deixa o quarto com um clima acolhedor e aconchegante. Portanto, dê preferência a ela!
Além dessa opção, você também pode escolher lâmpada com luz azul, lilás ou verde, tonalidades que têm efeito calmante, de acordo com a cromoterapia.
4 coisas para jogar fora e ser mais feliz no fim do ano
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário