Início » Plantando » Plantas » O poder da água oxigenada nas plantas: dicas práticas e fáceis de aplicar

O poder da água oxigenada nas plantas: dicas práticas e fáceis de aplicar

Já pensou em usar água oxigenada nas plantas? Assim como esse composto é benéfico para o ser humano, saiba que ela pode prevenir e curar muitas coisas em suas verdinhas. Por isso, conheça mais sobre a água oxigenada nas plantas e como usá-la agora mesmo!

Como usar a água oxigenada nas plantas?

água oxigenada para uso nas plantas

De fato, é possível aumentar a eficácia da água oxigenada nas plantas se você a aplicar adequadamente e de forma proporcional às necessidades específicas de cada situação.

Podridão de raiz

No tratamento de podridão radicular, uma solução equilibrada – uma parte de água oxigenada 3% para uma parte de água – é uma recomendação para a rega, cuidando para evitar o contato com as folhas.

Afastar pragas e insetos

Ainda, o produto pode servir também como um eficiente repelente de pragas e insetos, sendo que uma mistura numa proporção de 1:4 é perfeita para pragas no solo, enquanto uma solução 1:1, numa aplicação por pulverização ou rega, pode combater insetos que atacam as folhas.

Crescimento das raízes

Um aspecto fascinante da água oxigenada é sua capacidade de estimular o crescimento das raízes. Então, ao utilizá-la pura, ela pode desinfetar sementes de maneira eficaz.

Ademais, uma solução mais diluída pode acelerar a germinação, além de auxiliar o crescimento das mudas e plantas já estabelecidas.



pessoa aplicando água oxigenada em raiz de planta

Aumento da oxigenação

Em sistemas de hidroponia e aquaponia, a adição de duas a três colheres de chá de água oxigenada em cerca de 3,7 litros de água pode ser um método para aumentar a oxigenação, beneficiando as plantas imensamente.

Limpeza do substrato

Para a higienização do substrato de plantio, é interessante aplicar água oxigenada 3%, assegurando que o meio esteja livre de patógenos antes de seu uso.

Tratamento de infecções fúngicas

Quando se depara com infecções fúngicas, uma mistura de 1/4 de xícara de água oxigenada 3% com quatro xícaras de água pode ser a aposta. Regue até a solução drenar pelo fundo do vaso.

Sem dúvida, esse método serve para erradicar os fungos sem prejudicar a planta.

Limpeza de umidificadores

Por fim, a água oxigenada pode ser útil até mesmo na limpeza de umidificadores, usando uma proporção de 1:4 de água oxigenada 3% para água e deixando o equipamento de molho, o que ajuda a evitar contaminações.

Benefícios da água oxigenada nas plantas

pessoa borrifando água oxigenada nas folhas de planta

Em resumo, surpreenda-se com as vantagens da água oxigenada nas plantas e já comece a utilizá-la:

  • Mata bactérias e fungos responsáveis pela podridão radicular, recuperando o oxigênio do solo.
  • Atua como repelente de pragas e insetos que atacam as raízes e as folhas.
  • Fornece oxigênio extra para estimular o crescimento e a germinação das raízes.
  • Em hidroponia e aquaponia, aumenta o conteúdo de oxigênio na água, inibindo bactérias nocivas.
  • Higieniza o substrato eliminando microrganismos patogênicos e doenças antes do plantio.
  • Elimina infecções fúngicas quando a aplicação ocorrer durante a rega.
  • Serve para limpar equipamentos como umidificadores, evitando contaminações.

Enfim, faça a aplicação uma vez ao mês em plantas saudáveis, preferencialmente ao final da tarde ou à noite, para evitar queimaduras nas folhas pela exposição ao sol.


Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025

» Veja dicas exclusivas para sua casa

o que ter na horta para ficar rico em 2025 segundo márcia sensitiva
Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário