10 alimentos que você NUNCA deve guardar em sua geladeira; você pode estar fazendo errado
Certos alimentos não precisam ser guardados na geladeira, sabia? Claro, a refrigeração retarda a reprodução dos microrganismos, assim como dificulta a ação das enzimas próprias dos produtos naturais.
No entanto, alguns alimentos não precisam dessa refrigeração para aumentar o tempo de vida útil e esse armazenamento incorreto pode causar problemas. Um deles é a aceleração da decomposição, além de mudanças na cor, sabor, aparência e até no conteúdo nutricional!
Assim, hoje você vai conferir dez alimentos que você nunca deve guardar em sua geladeira, os motivos e o melhor método para cada um!
Pão
Pão na geladeira? Nem pensar! Embora ela ajude a evitar o bolor, a refrigeração fará com que o alimento fique duro e seco.
Por isso, o ideal é mantê-lo em temperatura ambiente e preferencialmente consumi-lo em um dia.
Guarde em um local fresco e seco, dentro de um saco plástico. Se quiser, você pode congelar esse alimento, cortando-o em fatias.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Cebola
As cebolas são alimentos que precisam de circulação de ar, pois sofrem em demasia com a umidade, então nada de colocá-las sob refrigeração.
O mais correto é mantê-las dentro de um saco de papel aberto e em um espaço arejado ou até mesmo penduradas em sua cozinha. Pode ser na despensa ou na fruteira.
Se for necessário guardar a cebola cortada por um certo tempo na geladeira, coloque-a dentro de um recipiente bem fechado.
Outra sugestão é deixar esse alimento longe das batatas, porque elas podem apodrecer bem mais rápido.
Alho
Igual à cebola, o alho também precisa de ventilação. Se deixá-los na geladeira, o sabor (sua característica mais importante) poderá se perder e a própria textura ficará borrachuda.
Inclusive, o alho refrigerado pode até alterar o sabor dos alimentos próximos a ele.
Portanto, procure conservar esse alimento em um local seco e fresco, dentro de sacos de papel, o que evitará o surgimento rápido de brotos.
Café
No caso do café, o armazenamento na geladeira é totalmente incorreto.
Sob refrigeração, os grãos podem ser afetados e fazer com que eles percam o sabor.
A recomendação é que você deixe ele fechado em um recipiente hermético, de preferência em local fresco, longe da luz e de quaisquer produtos que possuam odores fortes, como é o caso de produtos de limpeza e temperos.
Isso vale tanto para café em pó quanto para grãos.
Açúcar
O ideal para o açúcar é a conservação em temperatura ambiente.
Se estiver sob refrigeração, esse alimento perderá suas propriedades, bem como sua textura e sabor.
Se o problema são insetos na cozinha e a possibilidade de eles atacarem o açúcar, coloque um pedaço de algodão umedecido com álcool na despensa.
Mel
Esse é um tipo de alimento que pode durar a vida toda fora da geladeira, afinal ele é totalmente natural.
Se você colocá-lo na geladeira, ele vai engrossar e se transformar em cristais. Isso irá alterar toda a sua consistência.
Não se confunda com as geleias, pois essas possuem conservantes na composição, que são adicionados no processo de industrialização. Essas realmente precisam ser armazenadas na geladeira após abertas.
Banana
Mesmo que chame a atenção de muitos insetos, as bananas devem ficar fora da geladeira.
Caso coloque para refrigerar, saiba que a fruta pode permanecer verde por dentro, mas por fora sua casca ficará marrom.
O mais correto é deixar as bananas na fruteira. O mesmo vale para os pêssegos, damascos, ameixas e kiwis.
Faça o corte bem rente dos cabos de cada uma usando uma tesoura, pois assim o corte ficará seco e conservará a banana por mais tempo.
Tomate
Os tomates precisam ficar fora da geladeira!
Quando eles são refrigerador, o seu sabor se perde, pois ele quebrará os açúcares, ácidos e outros compostos produtores de seu aroma.
O frio também pode prejudicar a estrutura celular do tomate, deixando-o com uma estrutura ruim.
Melancia
Válido também para o melão, a melancia precisa ser mantida fora da geladeira para manter suas propriedades intactas, como é o caso das substâncias antioxidantes.
Quando colhida no seu ponto certo de maturação, essa fruta pode ficar armazenada em um local ventilado e fresco.
Entretanto, após o corte, coloque na geladeira, não esquecendo de cobrir a superfície da polpa com um plástico transparente para evitar o ressecamento.
Batata
A batata, assim como outros tubérculos feculentos, como é o caso da batata doce e inhame, não devem ficar na geladeira.
Isso se deve ao amido presente, que se transforma em açúcar e altera o sabor, cor e textura do alimento.
Então, procure armazenar tais comidas em locais frescos e secos, em sacos de papel aberto, para que não criem brotos rapidamente.
Evite também que esses alimentos fiquem longe da luz, pois ela pode provocar o esverdeamento, que indicaria a formação de uma substância tóxica.
4 coisas para jogar fora e ser mais feliz no fim do ano
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário