Apartamento com estilo retrô futurista é exemplo de originalidade
Só pelo nome já imaginamos que um apartamento com estilo retrô futurista traz muita personalidade, não é?
Os arquitetos Eloy e Felipe Fichberg, pai e filho, da Trees Arquitetura, repaginaram o imóvel com base em deixar o convencional de lado e deixar o apartamento repleto de originalidade para o jovem morador.
Se você é das antigas, provavelmente assistia Os Jetsons na TV, ou mesmo é fã da trilogia De Volta para o Futuro. Essas referências retratavam a ideia do futuro e o que as pessoas imaginavam.
Logo, boa parte do estilo retrô futurista desse apartamento recebeu inspiração delas.
VEJA ESSA
Design moderno e acolhedor
O projeto dos Fichberg foi executado sob encomenda para o jovem morador em seu primeiro apartamento solo.
Analisando bem, o apartamento com estilo retrô futurista é uma forte combinação de duas premissas: “o futuro visto a partir do passado” e “o passado visto a partir do futuro”.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Ou seja, esse estilo dentro da arquitetura e design junta elementos antigos e novos. De acordo com Felipe, “esse pensamento abre caminho para uma visão nostálgica e alternativa daquilo que poderia ter sido o normal de hoje”.
Junto ao pai, a reforma desse apartamento de 90 m² foi uma experiência especial por ser justamente para o melhor amigo de Felipe, pois assim, a dupla de arquitetos ganhou carta branca para reformular o apê e surpreender.
“(…) A ideia que buscamos trazer foi uma representação de como as pessoas da década de 70 e 80 pensavam que seriam os dias atuais. Por isso, nos inspiramos em conteúdos que focam em mostrar as novas tecnologias e traços dessa visão, como os filhos de 007 e seriados como Mad Man e Os Jetsons”, diz Felipe.
O design do apartamento com estilo retrô futurista é moderno e, ao mesmo tempo, acolhedor, apresentando objetos que fazem referência às paixões do morador e com a presença da madeira, material esse que por si passa a sensação de aconchego.
Sala de estar vintage
A sala de estar está integrada com o home office e a sala de jantar. O maior destaque da sala de estar está em suas formas orgânicas e no uso de muita madeira.
O objetivo foi oferecer suavidade ao espaço, mas deixá-lo também com uma aparência única por conta da estrutura de madeira maciça e o padrão curvo dos anos 70 (tendência que voltou com tudo recentemente).
Ainda, os arquitetos executaram o sofá sob medida, de modo que deixou o ambiente ainda mais elegante em um tom de azul vibrante. O tapete e a mesa de centro também são de formatos orgânicos que favorecem a fluidez ao espaço.
A estante da TV conta com nichos assimétricos (repare nas curvas). Neles, há a televisão, livros e variados objetos decorativos e outros que o morador optou em colocar.
Espaçosa, a sala também permitiu a seleção de uma poltrona, cujo design é clássico, e é perfeita para descanso, especialmente por estar perto das janelas. O amigo de Felipe pode apenas relaxar ou ler um livro enquanto aproveita a iluminação natural.
Para o período noturno, a luminária de piso modernista é a companheira ideal que também complementa a decoração.
Junto à sala, o home office é funcional e estiloso. A mesa é curva e segue a proposta de gerar bem-estar, comodidade e ergonomia.
Inclusive, tanto o sofá quanto a mesa foram móveis desenhados pelos arquitetos e feitos exclusivamente para esse espaço, ou seja, são exclusivos!
Já a sala de jantar, também integrada a esses espaços, ganha destaque pelos tons terrosos e móveis despojados, oferecendo uma atmosfera íntima e elegante. A mesa de jantar é retangular e conta com seis cadeiras estofadas.
Veja também:
Qual é a melhor iluminação de apoio?
Quarto é o refúgio perfeito
O quarto desse apartamento com estilo retrô futurista não poderia receber uma decoração melhor: sua estrutura é inspirada na cabine de um navio – a parede da cabeceira da cama é similar às janelas das embarcações!
“Projetamos uma obra de arte de design inovador que se encaixa na concepção de mesclar passado e futuro. Para valorizar ainda mais, investimos em luzes indiretas de LED que foram embutidas nas curvas. A cor amarelada é proposital para emanar uma atmosfera ainda mais aconchegante”, explica Eloy.
A madeira é predominante do local e as cores transmitem uma sensação acolhedora.
Cozinha cheia de charme
A cozinha está conectada com uma pequena área de serviço, por isso ambas possuem o mesmo padrão de materiais.
Nesse ambiente importante, os arquitetos apostaram na estética retrô com toque moderno através do uso do amarelo em tom pastel nos armários embutidos (que incorporam a torre quente com eletrodomésticos).
Assim, a cozinha fica alegre e descontraída. Aliás, há ainda uma ilha com cooktop que deixa a área mais funcional.
Expert gringa revela truques para transformar cozinha pequena
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.