O armário-cápsula é uma proposta funcional que você PRECISA conhecer e montar o seu!
Conheça o armário-cápsula, proposta funcional que te ajuda a ter um armário enxuto, eficiente e menos bagunça no quarto
O armário-cápsula já existe desde a década de 1970 e recentemente ganhou grande destaque. Trata-se de um conceito de moda sustentável que anda lado a lado com o minimalismo.
Ainda não sabe o que é armário-cápsula? Então, descubra aqui sobre o que se trata e aprenda a montar um com praticidade, garantindo um armário eficiente!
O que é o armário-cápsula?
O armário-cápsula é, como seu próprio nome já indica, um armário com poucas roupas, mais enxuto, somente com itens essenciais que você vai realmente utilizar. Ele é composto por peças atemporais, que combinam entre si.
Esse conceito tem tudo a ver com a moda sustentável, pois se prega o consumo consciente, ou seja, você não compra um monte de peças com frequência, muito menos gera excesso de lixo, seja de roupa ou suas embalagens.
VEJA ESSA
A proposta é comprar peças essenciais, de qualidade, que duram bastante e não precisam de reposição de forma contínua. Isso é uma ideia constante no minimalismo, no qual menos é sempre mais!
Curiosamente, o armário-cápsula foi criado na década de 1970 pela estilista inglesa Susie Faux, mas se popularizou somente há alguns anos com a maior preocupação com a moda sustentável.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Na época, Faux criou uma coleção de peças básicas práticas, de alta qualidade que podiam ser combinadas entre si. Em 1985, a estilista Donna Karan criou uma coleção baseada nesse conceito, trazendo apenas sete peças que formavam combinações lindas entre si.
Em 2016, o armário-cápsula voltou a ser assunto quando blogueiras passaram a adotar esse conceito. Caroline Rector, do blog Unfancy, ajudou a popularizar o conceito, passando a ter apenas 37 peças no seu guarda-roupa.
Desde então, esse conceito vem ganhando cada vez mais adeptos! Há quem fale em usar armário-cápsula com 20 peças, 10 peças, enfim, de acordo com suas necessidades.
Como começar um armário-cápsula?
Seu primeiro passo para começar um armário-cápsula é fazer uma limpa em seu quarto e guarda-roupa. A gente pensa que precisa de muita roupa para sobreviver, mas pode reparar que você sempre usa as mesmas peças.
Esse é um detalhe importante, porque te ajudará a fazer a limpa no guarda-roupa. O ideal é que separe tudo o que não usa mais e que está em bom estado para ser doado ou vendido.
Mantenha somente as peças que mais usa no dia a dia, inclusive aquelas que são fáceis de serem combinadas entre si. Faça essa separação considerando as estações de primavera e verão (mais quentes, portanto, pedem roupas mais leves) e de outono e inverno (época de frio, logo, você deve guardar roupas quentes).
Tente reduzir ao máximo a quantidade de peças. Você pode manter a partir de 10 itens, considerando somente roupas que usa no dia a dia, sem incluir peças íntimas. Normalmente, um armário-cápsula varia entre 10 até 30 peças, inclusive roupas e acessórios (bolsas e sapatos).
Dicas para montar um armário-cápsula
Existem dicas que te ajudam a montar o armário-cápsula com muito mais facilidade. Veja, a seguir, algumas das principais e aproveite para adotá-las:
Aposte no básico
O básico é sempre uma excelente alternativa! Neste caso, entram as camisetas, vestidos, saias e calças jeans ou de alfaiataria, por exemplo. Se trabalhar em um ambiente formal, inclua a camisa e o blazer.
Para facilitar a combinação entre as peças, o ideal é que aposte em peças de tons neutros, como o preto, cinza e branco. No entanto, você pode inserir outras tonalidades que goste.
Se curtir estampa, a dica é que use uma clássica, como a estampa de listras, que é à prova de erros e combina facilmente com quaisquer outras peças.
Entenda sua rotina
Seu armário deve atender sua rotina! Se trabalhar em um ambiente formal, deve ter roupas com essa característica. Caso seja informal, dá para ter roupas mais casuais predominantemente.
Defina uma cartela de cores
Os tons neutros são os mais indicados, mas você não precisa se prender neles. Você pode definir uma cartela de cores, usando tonalidades que combinam entre si. Considere incluir tons terrosos, por exemplo. Se gostar muito de uma cor, aposte em variações dela para montar um look colorido tom sobre tom.
Escolha bem a modelagem
Um armário-cápsula não significa um armário sem graça. Para garantir looks incríveis é só caprichar na modelagem, escolhendo peças com corte perfeito e um design que tem mais a ver com seu estilo.
4 coisas para jogar fora e ser mais feliz no fim do ano
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.