Como montar arranjos com cactos e suculentas: aprenda a organizar o seu e arrasar na decoração
Confira um passo a passo que vai te ajudar a montar arranjos com cactos e suculentas, garantindo um resultado encantador
Pensando em montar arranjos com cactos e suculentas para decorar seu lar? Esta é uma excelente alternativa ao clássico arranjo de flores, trazendo personalidade para a decoração.
A seguir, você confere como montar arranjos com cactos e suculentas, com dicas que vão facilitar esse processo e aumentar as chances de conseguir um resultado incrível. Acompanhe!
1. Escolha um suporte para montar arranjos com cactos e suculentas
Seu primeiro passo para criar o arranjo é escolher um suporte, que é a peça que vai receber os cactos e as suculentas. Normalmente, utiliza-se vasos rasos, que evitam que as plantas fiquem abafadas e apodreçam.
Você vai gostar de ler:
Como ter suculentas coloridas?
Além de optar por um suporte raso, quanto mais largo o vaso for, melhor. Desse modo, terá maior facilidade em acomodar suas plantas, sem precisar de ferramentas especiais como pinças.
2. Prepare o solo que vai receber as plantas
Cactos e suculentas são plantas de regiões desérticas. Na prática, isso quer dizer que gostam de solo poroso, seco e leve. Para atingir essas características, basta misturar areia à terra em partes iguais.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Então, coloque essa mistura no suporte que utilizará para montar arranjos com cactos e suculentas. Dessa forma, conseguirá recriar o ambiente perfeito para cultivo dessas plantas.
3. Escolha os cactos e suculentas que utilizará
Quer ter arranjos que são bonitos, diferenciados e mais interessantes? O segredo está em escolher cactos e suculentas variadas, mesclando diferentes espécies no arranjo.
Você pode, por exemplo, utilizar cactos e suculentas de diferentes cores e tamanhos, o que ajudará a criar profundidade no arranjo. Especificamente sobre o tamanho, tenha o cuidado de escolher plantas que sejam proporcionais, para garantir um visual mais bonito e harmônico.
Também tente brincar com texturas diferentes, usando cactos com espinhos mais evidentes e suculentas lisas. Assim, conseguirá um efeito criativo, que cativa a atenção.
4. Posicione as plantas no vaso
Seu próximo passo deve ser posicionar as plantas no vaso. Recomenda-se que faça isso com cuidado, usando ferramentas necessárias para evitar machucados.
No caso do manuseio de cactos que têm espinhos, por exemplo, indica-se o uso de luvas para evitar que eles espetem suas mãos. Se preferir, você também pode contar com o auxílio de pinças.
Sobre a disposição das plantas, não há regras! Você pode fazer como quiser, seguindo sua criatividade. Somente se recomenda que deixe todos os cactos e suculentas visíveis, para dar maior beleza ao arranjo. Portanto, não posicione uma planta pequena atrás de uma maior, senão ela ficará escondida.
5. Use detalhes decorativos
Os detalhes decorativos ajudam a dar um melhor acabamento para seu arranjo. Por isso, são excelentes investimentos. E quais você pode utilizar, exatamente?
Há uma grande variedade, mas um dos mais comuns em arranjos de cactos e suculentas é a pedra. Dê preferência para pedras pequenas, pois são delicadas e garantem um visual mais bonito.
Você pode, por exemplo, usar pedras brancas, que são muito utilizadas em arranjos montados por floriculturas. O ideal é focar em detalhes decorativos que sejam elementos naturais mais rústicos, pois têm mais a ver com esse tipo de arranjo.
6. Preencha espaços vazios do arranjo
Terminou de montar seu arranjo e viu que há espaços vazios? Recomenda-se cobri-los para ter um acabamento bonito e mais profissional.
Existem diferentes formas de fazer isso, como com a adição de cascalho, pinhas, canela em pau, entre outros elementos que acredite que tenham a ver com o arranjo. Dê asas à sua criatividade e pronto, seu arranjo de cactos e suculentas já pode ser usado na decoração de seu lar!
Onde colocar o arranjo de cactos e suculentas?
Os cactos e suculentas são plantas versáteis, que se adaptam a diferentes ambientes. Por isso, dá para manter seu arranjo na sala, quarto, cozinha, enfim, em qualquer cômodo.
Deixe o vaso em um local iluminado, para que a planta receba luz suficiente para se desenvolver. Experimente, por exemplo, deixar o arranjo próximo de janelas, para que receba a luz do sol ao longo do dia.
Devo regar o arranjo?
Sim, é essencial! No entanto, a recomendação é que faça regas espaçadas, colocando o mínimo de água, pois cactos e suculentas não gostam de ambientes úmidos e molhados em excesso. Deixe para fazer a rega quando identificar que o solo está seco.
Jardim florido com apenas UM ingrediente de cozinha; faz MILAGRES
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário