Revelado: o bigode de cachorro tem ESSAS funções e você vai se surpreender
Já se perguntou se existe uma explicação para a existência do bigode de cachorro? Afinal, para que serve esse conjunto de pelos duros que se projetam dos lados do focinho de seu pet?
Ao contrário dos bigodes não funcionais dos homens, os dos seus pets – chamados de vibrissas – são “dispositivos” sofisticados que ajudam o animal a sentir seu caminho pelo mundo.
Entenda mais sobre esse detalhe do seu cão (e de outros animais, especialmente dos mamíferos) e o quão importante ele é!
O que é o bigode de cachorro?
Os bigodes acentuam o rosto de um cão, não é mesmo? Assim como outros pelos, eles saem dos folículos pilosos, mas se caracterizam por ser mais ásperos e grossos do que o pelo normal e suas raízes são três vezes mais profundas.
Como todo amante de pets, aproveite para descobrir mais sobre:
Cães e gatos sonham?
Esses bigodinhos estão localizados de maneira estratégica acima dos olhos, no queixo e acima do lábio superior do animal, contudo o padrão exato e a própria localização deles varia conforme a raça.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Além disso, os bigodes são mais sensíveis do que os pelos normais, pois os folículos dos quais eles nascem são cheios de vasos sanguíneos e nervos.
Para você ter uma ideia, considera-se que o nível de sensibilidade dos bigodes do seu cãozinho é o mesmo das pontas dos nossos dedos!
Ou seja, o tato do ser humano está nos dedos, enquanto que seu pet toca o mundo com o rosto.
Qual é a função dos bigodinhos do cachorro?
O bigode de cachorro vai muito além de ser apenas um complemento facial. Como dito, eles são equipamentos sensoriais que orientam um cão nas atividades do dia a dia.
Basicamente, tais pelinhos especializados o ajudam na visão e também a se movimentar em seu ambiente, fornecendo informações sensoriais adicionais ao animal. Portanto, considere esses bigodes como se fossem as antenas dos insetos!
Mas calma aí, mesmo chamados de pelos táteis, na realidade, seu cão não sente nada – sua função é transmitir informações para as células sensoriais quando detectam objetos ou movimentos.
Vamos explicar agora.
São sensores de radar
Quando há mudanças sutis nas correntes de ar, por exemplo, os bigodinhos do cachorro transmitem informações sobre forma, tamanho e velocidade dos objetos próximos.
Isso é muito útil, pois mesmo que os cães tenham um bom olfato e audição, sua visão não é tão maravilhosa quanto se imagina – eles enxergam melhor à distância, porém têm dificuldade em focar objetos de perto.
Com o auxílio dos bigodinhos, eles conseguem “ver” as coisas que estão bem debaixo do seus narizes, enviando informações ao cérebro.
São comunicadores de emoções
É bem simples: o bigode de seu cachorro tira uma pausa cada vez que seu cachorro está descansando, logo o oposto acontece: se ele está ativo, o bigodinho também estará.
Você pode notar com facilidade as emoções do cão a partir dos bigodes: quando feliz ou curioso, eles ficam mais elevados. Em situações de ameaça, o bigode se agita e fica direcionado ao que está causando essa sensação.
São protetores
Mesmo que seja uma partícula minúscula, o bigode de cachorro é sensível a ponto de responder ao toque. Dessa forma, se uma partícula de poeira cai no bigode acima do olho, o chão tende a balançar a cabeça para afastá-la ou mesmo piscar.
Essa reação visa proteger o olho, pois a poeira pode machucar.
Na grama, por exemplo, os bigodes incitam o cão a recuar para evitar ser arranhado ou cutucado no olhos por folhas altas ou arbustos espinhosos.
Outro caso em que o bigode do cachorro atua como protetor é em determinar se o animal consegue passar por uma passagem mais estreita sem ficar preso ou virar os móveis.
Posso cortar o bigode do meu cachorro?
Tenha em mente que os bigodes são cruciais para a capacidade de um cachorro funcionar de forma segura, seja dentro ou fora de casa, pois esses “sensores” o protegem.
Dessa maneira, nunca corte os bigodinhos de seu animal, muito menos arranque-os ou puxe-os, pois isso será doloroso.
Infelizmente, não é incomum encontrar donos que solicitam o aparo dos bigodes para fins estéticos, mas isso é totalmente desnecessário e não traz benefício algum ao animal.
Embora não traga dor, o corte de tais pelos pode criar confusão ou tornar o seu cão menos consciente (espacialmente falando), deixando-o menos confiante.
Por fim, saiba que mesmo que tenha ocorrido um corte involuntário, eles voltam a crescer. Certifique-se para que isso não aconteça mais.
Terrário para Jabuti e Tartaruga: dicas para fazer e de manutenção
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário