Bromélia Neoregelia: lista com 7 dicas para cuidar desse gênero
Cultivar uma bromélia Neoregelia pode ser uma experiência incrível que vai adicionar um destaque cheio de cor para a sua casa ou jardim.
Essas plantas tropicais, com suas folhas vibrantes e formato único, são um espetáculo e, sinceramente, são fáceis de cuidar.
1. Escolha o substrato ideal para sua bromélia Neoregelia
O substrato ideal para Bromélia Neoregelia deve ser leve e ter ótima drenagem.
Uma combinação recomendada é usar uma mistura de terra para orquídeas, que geralmente inclui casca de pinho, perlita e carvão vegetal.
VEJA ESSA
Esses componentes ajudam a simular as condições originais onde essas plantas normalmente crescem, permitindo que o ar circule pelas raízes e a água não se acumule, evitando que as raízes fiquem encharcadas.
2. Plante da forma correta
Ao plantar sua bromélia Neoregelia, é crucial garantir que o ponto onde as folhas se encontram com as raízes (conhecido como base) esteja ligeiramente acima do solo.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Afinal, isso evitará o apodrecimento, comum quando a base fica muito úmida.
Utilize um vaso com muitos furos de drenagem e, se possível, coloque uma camada de pedras no fundo, para facilitar ainda mais o escoamento da água.
3. Atenção ao clima para cuidar bem de sua bromélia Neoregelia
A bromélia Neoregelia prefere um clima quente e úmido, sem variações bruscas de temperatura.
Portanto, o melhor é cultivar essa planta em regiões que se mantenham com temperaturas entre 18?°C e 27?°C.
Regiões do país muito frias, não são indicadas para o cultivo, já que essa planta é sensível ao frio e não deve ser expostas a temperaturas abaixo de 13?°C.
Evite também a proximidade com equipamentos de ar condicionado ou aquecedores, pois esses podem alterar drasticamente a umidade do ar ao redor da planta.
4. Iluminação perfeita
A bromélia Neoregelia gosta de luz indireta forte.
Desse modo, na área exterior, busque plantá-la em um local onde a luz do sol seja abundante de manhã, mas nas horas mais quentes do dia, a planta não fique diretamente sob o sol.
Se estiver dentro de casa, um local perto de uma janela com muita luz é ideal, onde a planta possa receber iluminação filtrada.
Se a luz for muito forte, como a luz direta do meio-dia, use uma cortina translúcida para suavizar a intensidade e proteger as folhas de queimaduras.
5. Cuidado com a rega
A rega deve ser moderada, e o copo central da planta sempre deve ter um pouco de água. A água acumulada nas folhas ajuda a criar um ambiente úmido ideal.
Ademais, a rega deve ser espaçada entre as semanas, e o solo deve estar um pouco seco antes de uma nova rega.
6. Adubação de sua bromélia Neoregelia
Adube sua Bromélia Neoregelia com um fertilizante balanceado a cada dois meses, utilizando metade da dose recomendada para plantas comuns.
Isso fornecerá os nutrientes necessários sem sobrecarregar a planta.
7. Observe sua planta para entender suas necessidades
Estar sempre de olho no aspecto da sua bromélia Neoregelia é a melhor forma de saber se ela está sendo bem cuidada e, se não, o que precisa ser ajustado.
Folhas descoloridas podem indicar falta de nutrientes ou luz, enquanto folhas murchas ou podres podem ser um sinal de excesso ou falta de água.
Ajuste podem ser necessários, mas se os fizer, sua planta deve ficar bem.
CONFIRA Também:
Como cuidar de bromélia-zebra em casa: 7 passos fáceis e essenciais
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário