Cães e gatos em apartamentos: como garantir a saúde e bem-estar dos bichinhos
Confira dicas que vão te ajudar a cuidar de cães e gatos em apartamentos, garantindo sua saúde e segurança!
Pensando em ter cães e gatos em apartamentos, mas não sabe como criar esses bichinhos nesses tipos de imóveis? Na realidade, não há muitos segredos, mas é importante adotar cuidados especiais.
A seguir, você descobre quais são esses cuidados, para garantir a saúde e bem-estar de cães e gatos em apartamentos com muito mais facilidade!
Verifique regras do condomínio
Antes de efetivamente adotar o pet, é importante verificar quais são as regras do condomínio. Dessa forma, conseguirá saber antecipadamente quais normas precisam ser cumpridas, evitando complicações como multas.
Você vai gostar de ler sobre os pets:
Como um animal de estimação pode ajudar na nossa saúde?
Vale lembrar que legalmente o condomínio não pode proibir que os moradores tenham pets. Se houver a proibição, ela é inconstitucional. No entanto, ele pode estabelecer regras para trânsito do bichinho em espaços comuns, como elevadores, hall, portaria e estacionamento.
Além disso, os pets também podem se adequar a regras de silêncio, como a impossibilidade de fazer barulho depois de um determinado horário. Se tiver um cachorro e ele latir muito de noite, por exemplo, o dono pode enfrentar complicações, como o pagamento de multa.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Cuidado com o porte do pet
Cães e gatos precisam ter espaço para se movimentar com facilidade. Senão, há o risco de comprometer seu desenvolvimento e realização de atividades básicas no dia a dia.
Por isso, é importante ter um cuidado extra com o porte do pet. Se seu apartamento for pequeno, nada adianta ter um cachorro de grande porte, por exemplo. Ele terá dificuldade para se movimentar pelo imóvel e sua adaptação ao novo lar será mais complicada.
Instale telas em todos os pontos de fuga
Quer evitar a fuja de seu pet? Então, é importante instalar telas em todos os pontos de fuga do apartamento. Assim, conseguirá deixar o animal em segurança, evitando o risco de queda, de que se perca ou seja atropelado.
Você deve instalar telas em janelas, varanda e qualquer outra fresta pela qual o pet passe com facilidade. Também é importante manter portas principais do imóvel fechadas, para restringir ainda mais a possibilidade de fuga.
Enriqueça o ambiente para cães e gatos em apartamentos
Você deve manter o espaço interessante e atrativo para o animal. Para isso, é só usar brinquedos e instalar obstáculos pela área, criando um ambiente com desafios e distrações para o pet.
Além de ser uma solução eficiente para gastar a energia do bichinho, também é uma alternativa interessante para que ele não se sinta sozinho quando você não estiver em casa.
Quando se sentem sozinhos, os pets tendem a ter comportamentos como uivar, latir, miar mais, arranhar portas, destruir móveis, itens de decoração e outros objetos.
Enriquecer o espaço com brinquedos e demais itens para pets é uma forma de evitar danos e comportamentos agressivos. Portanto, tente espalhar esses objetos pelo imóvel, principalmente em cômodos que os bichos costumam ficar mais, como salas e quartos.
Tenha o hábito de passear com o pet
Quando se fala em distrair o pet e gastar sua energia, outro hábito é importante: levá-lo para passear. Esta dica é ainda mais especial no caso de cachorros, que muitas vezes precisam passear para fazer necessidades.
Tente criar uma rotina de passeio, levando o animal sempre no mesmo horário. Se seu dia a dia for corrido e não conseguir realizar essa tarefa com seu bichinho, uma solução interessante é investir nos serviços de um dog walker.
Dedique um tempo de seu dia para brincar com o animal
Quanto mais tempo passar com seu pet, mais rápida será sua adaptação. Por isso, tente dedicar um período de seu dia para brincar com o bichinho.
Isso ajuda não somente na sua adaptação ao espaço, mas também a gastar sua energia e a melhorar o vínculo com seu tutor, criando uma relação de confiança e amizade.
Compre diferentes brinquedos e os utilize para distrair o pet. Também é interessante aproveitar esse momento para ensinar comportamentos ao animal, dando petiscos a ele quando fizer algum comando.
Faça a limpeza diária do cantinho do pet
Os animais de estimação gostam de ter seu cantinho sempre limpo, principalmente quando se fala nos gatos. Se comedouros e bebedouros estiverem sujos, eles não se alimentam, muito menos bebem água.
Portanto, o ideal é que adote uma rotina de limpeza diária do cantinho dos pets, para evitar comportamentos e situações que podem colocar em risco sua saúde.
As 5 raças de gatos ideais para a convivência com crianças
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário