Início » Decorando » Tenha um cantinho de meditação em casa FÁCIL e BARATO com ESSAS dicas incríveis

Tenha um cantinho de meditação em casa FÁCIL e BARATO com ESSAS dicas incríveis

Se meditar faz parte de sua rotina diária, nada mais justo do que ter um cantinho de meditação em casa!

E não importa onde e o tamanho: é possível criar esse espaço de um jeito fácil e sem gastar muito para finalmente tirar algum tempo do seu dia para desligar a mente, buscar a paz e acalmar a alma.

Por isso, continue lendo esse texto para descobrir quais são as melhores dicas para você montar um cantinho de meditação com todo o conforto do mundo!

Escolha o local ideal

canto de meditação

O intuito de escolha do local é somente um: permitir que você atinja o relaxamento. Logo, como comentamos, ele não precisa ser grande – pode ser um cantinho na sua casa (na sala, no quarto, na varanda, onde for melhor) e já estará perfeito.

Para quem gosta de espaços diferentes em casa, veja:
Como criar um cantinho de leitura?

Tenha em mente que o espaço exige silêncio, simplicidade e inspiração. Inclusive, até uma poltrona perto de uma janela é suficiente. Isso nos leva ao próximo detalhe.



Por natureza, uma área de meditação precisa ser limpa e fresca para que você consiga realmente relaxar, limpar seus pensamentos, ter um estado de quietude.

Portanto, esse cantinho deve ter uma decoração mínima e evitar a desordem para não ter distrações.

Use a luz solar a seu favor

cantinho de meditação perto de janela

A iluminação do seu cantinho de meditação também precisa de atenção, afinal ela é muito importante para o nosso humor.

Por conta disso, garanta que seu local permita a entrada de bastante luz solar, mas não a ponto de ser insuportável ficar. Além disso, é necessário que você analise até que ponto isso pode lhe ajudar a se concentrar.

Se preferir luz mais fraca, use cortinas. Você ainda pode adicionar velas como fonte de luz ou alguma luminária simples.

Planeje bem as cores

espaço de meditação em tons claros

Considere investir em cores, em seu espaço de meditação, que favoreçam o relaxamento e causem segurança.

Em geral, os tons neutros e claros (branco e cinza, por exemplo) são os mais recomendados, por serem calmantes. No entanto, você pode se sentir mais protegido e à vontade com uma paleta mais escura.

Inclua aromas no espaço

cantinho de meditação com almofadas

Os aromas, principalmente os óleos essenciais, auxiliam no relaxamento. Algumas outras ervas, como a sálvia, quando queimadas, ajudam a limpar o seu cantinho.

Aderir aos aromas no cantinho de meditação é uma etapa valiosa para a mente. É um pequeno ato de preparar o ambiente para que você consiga sentar-se em silêncio e voltar sua atenção para dentro.

Conecte-se com a natureza

espaço meditativo

Como a natureza por si só já é relaxante e promove cura, nada melhor do que adicionar alguns elementos no ambiente onde você deseja meditar e relaxar.

Com isso, tenha uma ou duas plantas para melhorar a qualidade do ar e deixar seu cantinho mais convidativo. Plantinhas que exalam perfume são ótimas opções, como é o caso do jasmim.

Outros toques de natureza também são bem-vindos, como pedras e cristais, conchas do mar, assim como uma pequena fonte de água. 

Use sons meditativos para abafar ruídos

cantinho de meditação na varanda

Esse detalhe não é obrigatório, mas pode vir a ser uma necessidade se você mora em uma área movimentada da cidade, onde há constantemente ruídos de tráfego, sirenes e outros sons que atrapalham sua concentração.

Nesse caso, tocar uma música suave pode ajudar – e muito – a dissipar essas distrações externas. 

Alguns exemplos de sons interessantes para seu cantinho de meditação são de água, como do oceano, chilrear de pássaros, o assobio do vento, mantras, música clássica, etc. Veja o que mais seja reconfortante para você.

Utilize o chão

cantinho de meditação no chão

Se você estiver com espaço limitado, uma ideia é você aproveitar o chão: use tapetes e almofadas confortáveis para acomodar-se em seu momento de relaxamento.

É bem comum praticar meditação no chão, então o tapete precisa ser feito de tecido macio e de textura gostosa ao toque, sempre prezando, é claro, pelo minimalismo.

O restante da área pode ficar arejada e limpa ou ainda pode incluir uma mesa de centro pequena para comportar alguns itens necessários.

Depois que terminar esse período de meditação, você pode empilhar as almofadas no canto ou ainda usá-las como itens decorativos sobre o tapete mesmo. Ainda, guarde tudo em um cesto feito de materiais naturais e deixe-o à vista.

Posso ter um cantinho de meditação no jardim?

espaço zen com pedras brancas

Com certeza pode. É possível configurar um lugar para relaxar em seu jardim ou quintal, sem problema algum, já que sabemos o quão bem um ar fresco nos faz.

Você pode instalar uma rede ou um balanço, mas se preferir pode colocar uma almofada de chão confortável e simplesmente dar atenção à decoração ao redor dessa área, garantindo um visual revigorante, como com luzes amareladas, estátuas do Buda, etc.


6 erros de decoração que profissionais EVITAM em suas casas

» Veja dicas exclusivas para sua casa

mulher sentada em bancada de cozinha
Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário