Cinerária – Características, Significado e Dicas de cultivo!
Cinerária é o nome de uma planta herbácea perene que tem origem nas ilhas Canárias, na África. Muito apreciada por quem gosta de colorir os jardins ou ambientes dentro de casa, a cinerária é uma opção bastante atraente para se ter dentro de casa ou mesmo em espaços no jardim!
Quer descobrir o porquê? Então veja as características desta planta, como você pode plantar e cultivá-la e os significados por trás de sua existência!
[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR NARCISO?]
Características da cinerária
A cinerária é considerada uma planta de pequeno porte, geralmente com uma altura que varia de 20 a 40 centímetros.
Sua estrutura é simples – a cinerária tem um caule curto e ramificado. Suas folhas são alternas e orbiculares, pubescentes na parte superior do caule e tomentosas na parte inferior. Além disso, suas bordas são ondulado-dentadas.
As inflorescências da cinerária são eretas e muito ramificadas. Globosas e compactas, as estas inflorescências são compostas de capítulos de inúmeras cores, inclusive bicolores.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
As principais são:
- Cinerária rosa
- Cinerária vermelha
- Cinerária violeta
- Cinerária azul
- Cinerária púrpura
A cinerária é uma planta que exala um delicado aroma e suas flores surgem principalmente na época da primavera e verão.
Graças às combinações de espécies, as pétalas das cinerárias podem ser simples ou dobradas. Por sua aparência, a cinerária se assemelha a pequenas margaridas.
[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR CAMÉLIA?]
Use essa planta muito bonita para a decoração de jardins – na formação de maciços –, assim como servindo de forração, em bordaduras e, inclusive, em jardineiras ou vasos.
Significado da flor cinerária
O significado da cinerária está relacionado com seu anel cheio de flores, que representa proteção. Essas flores podem também simbolizar o prazer, principalmente se elas são dadas de presente a alguém – está subentendido que aquele que presenteia sente prazer de estar ao redor da pessoa que receberá as flores.
Além disso, a cinerária significa “você é meu deleite”.
Como plantar, cultivar e cuidar da cinerária?
A cinerária é uma planta que aprecia os climas subtropical e temperado, ou seja, ela não tolera nem geadas e muito menos calor excessivo.
A plantação das cinerárias deve ser realizada em um local meia-sombra, pois a incidência direta do sol pode queimar as folhas e flores. Isso não reduz a necessidade de fazer com que essa planta receba iluminação natural, ok? Pelo menos 4 horas por dia até seu florescimento são essenciais.
Depois disso, pode deixa-la à sombra com boa luminosidade.
[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR BEGÔNIA?]
Em casas ou apartamentos, coloque a cinerária em janelas ou varadas – a luz indireta já é suficiente para elas.
Lembre-se que um solo fértil, rico em matéria orgânico, é o ideal para a cinerária. Ele precisa ser bem drenado e mantido úmido.
Durante as regas, evite molhas as folhas e flores. Cuidado para não causar umidade excessiva e apodrecer as suas raízes.
Durante o período de floração, faça a adubação da cinerária junto à água a cada duas semanas.
[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR ANTÚRIO?]
Caso queira novos brotos, tenha o costume de remover as flores e folhas mortas. A multiplicação da cinerária acontece por sementes – a melhor época para germinação é no outono.
A cinerária é uma linda planta que pode se adaptar muito bem à decoração de qualquer tipo de ambiente.
Dê aquele colorido especial para seu jardim ou cômodo, deixando-o o mais vivo e alegre, com as cinerárias. Qual é a sua cor preferida nas flores?
Piso de madeira desbotando? Aqui tem 5 coisas para fazer a partir de hoje
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário