Como comprar a cafeteira ideal? Veja esses 6 detalhes para não errar na sua escolha
Está em busca de uma cafeteira para seu lar? Então, confira aqui dicas que vão te ajudar a escolher o modelo perfeito!
Gosta de começar bem o dia com um cafezinho? Ou de tomar um café durante pausas ao longo do dia? Então, saiba que ter uma cafeteira em casa é uma excelente pedida!
Aqui, você confere seis dicas especiais que vão te ajudar a escolher a cafeteira ideal para seu lar. Continue a leitura, saiba quais são e aproveite para adotá-las ao comprar a sua!
1. Considere seu gosto e necessidades
Para acertar na escolha da cafeteira para sua cozinha, o ideal é que considere seu gosto, se um café coado, espresso, cappuccino, entre outros. Assim, fica mais fácil escolher o modelo perfeito.
Não deixe de ler:
Como escolher sua nova geladeira?
Além disso, tenha em mente suas necessidades. Você quer que o café fique pronto rapidamente, sem perder tempo esquentando a água ou coando? Ou prefere um processo mais manual? Ao ter essas informações em mente dá para direcionar melhor sua compra.
2. Tenha em mente a capacidade da cafeteira
Se a cafeteira for atender toda a sua família, é interessante que ela tenha uma capacidade maior, principalmente se for mais tradicional. No caso da cafeteira de cápsulas, não há necessidade de se atentar à capacidade.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
- 》9 tecidos para sofá: conheça os vários tipos existentes e como escolher o melhor para sua decoração
- 》5 razões para tirar o sapato antes de entrar em casa: veja por que esse hábito DEVE ser colocado em prática
- 》8 detalhes do Feng Shui que você PRECISA saber: veja como essas atitudes podem mudar sua casa
3. Saiba como é a limpeza da cafeteira
Há quem esqueça desse detalhe na hora da compra e depois acaba se arrependendo da aquisição. O ideal é que a limpeza da cafeteira seja o mais simples possível.
Recomenda-se verificar se possui desmontagem descomplicada, bem como se a limpeza é superficial ou há necessidade de retrolavagem. Dessa forma, reduz-se a chance de erro e de escolher um modelo que não seja prático.
4. Verifique a voltagem do equipamento
Pode parecer um detalhe pequeno, mas não é. É comum encontrar quem compre cafeteira na voltagem errada, o que pode comprometer o funcionamento do equipamento ou até mesmo queimá-lo. Sempre que possível, dê preferência para alternativas bivolt.
5. Analise a praticidade do preparo
Se sua intenção for ter um cafezinho gostoso de maneira rápida, sem ficar muito tempo na cozinha, o ideal é que escolha uma elétrica. Algumas vêm com programação de funcionamento, o que possibilita ter café pronto assim que você acorda.
De maneira geral, modelos manuais de cafeteira demandam maior trabalho na preparação, mas oferecem uma experiência diferente. Neste caso, indica-se que escolha a versão que melhor se adapta em sua rotina, se elétrica ou manual.
6. Escolha seu tipo de cafeteira preferido
Existem vários tipos de cafeteira e conhecê-los te ajuda a escolher sua preferida com maior facilidade. Veja, a seguir, quais são os principais tipos disponíveis no mercado:
Moka
Também é chamada de cafeteira italiana! É uma alternativa com preparo usando café de moagem fina e água fervente, utilizando 18 gramas de café para 300ml de água.
Deve-se adicionar a água fervente na base, o filtro de metal, o café em pó, fechar a cafeteira e levá-la ao fogo baixo. Quando o café for extraído, a cafeteira emite um som indicando o fim do processo.
Café coado (cafeteira manual ou elétrica)
É o café tradicional mais simples, feito com filtro de papel no porta filtro. Há tanto a versão elétrica como a manual e a escolha da perfeita depende do trabalho que deseja ter no preparo. A elétrica costuma ser mais prática.
Prensa francesa
Exige o uso de café de moagem grossa, com proporção de 30 gramas de pó para 450ml de água. O preparo é um pouco mais complexo: primeiro, deve-se escaldar a prensa com água quente e descartar.
Então, coloca-se o pó na cafeteira, água e se espera a formação de uma crosta. Depois, coloque o êmbolo na altura do café, aguarde cerca de quatro minutos e abaixe até a base.
Cafeteira de cápsulas
Se sua intenção é ter o máximo de praticidade e maior variedade de cafés, a cafeteira em cápsulas é uma excelente opção. Basta colocá-las no equipamento, apertar o botão e pronto, seu café sai quentinho.
Existem modelos mais modernos, que oferecem em um só equipamento diversos tipos de preparos, tanto em cápsulas, como em pó e grãos. Se sua ideia for variar, essas alternativas são bons investimentos.
Cafeteira de espresso
Como seu próprio nome indica, trata-se de um modelo específico para fazer espresso. Ele usa água pressurizada, o que faz com que a bebida tenha uma cremosidade especial, além de aroma forte e amargor característico.
4 coisas para jogar fora e ser mais feliz no fim do ano
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário