Início » Plantando » Como criar um jardim na varanda pequena? Estes passos te ajudam

Como criar um jardim na varanda pequena? Estes passos te ajudam

Sim, você pode criar um jardim na varanda pequena. Sabemos bem que cultivar plantas num espaço limitado pode ser desafiador, mas aqui está uma oportunidade para ser criativo e se divertir.

Basta você decidir o que cultivar e aproveitar alguns truques que farão com que cada centímetro quadrado valha a pena.

Então, prepare-se para criar um jardim na varanda pequena e deixar esse ambiente mais verde e aconchegante.

Maximize seu espaço

varanda pequena cheia de plantas

Afinal, quanto espaço você precisa para ter um jardim na varanda pequena? Na verdade, não muito se você souber tirar proveito das paredes, grades e estruturas existentes.

Ou seja, você pode transformar seu espaço em um jardim vertical, prendendo potes, prateleiras ou treliças nas paredes.

Se a varanda tiver teto, é possível adicionar ganchos para pendurar plantas. Já as grades de sua varanda podem também servir para plantas trepadeiras.



Inclusive, pense no jardim de sua varanda como uma extensão do seu espaço interno. Sua varanda irá parecer mais ampla e acolhedora se escolher cores e texturas de plantas que combine com o design do ambiente integrado a ela.

Entenda suas restrições

plantas em varanda pequena

Não apenas a metragem pode influenciar na criação de seu jardim na varanda pequena. Outras restrições podem limitar o que você plantar e onde, sabia?

Por exemplo, se você mora em um prédio de apartamentos ou condomínio, é essencial verificar o que é permitido antes de começar. Além disso, outros fatores que você precisa considerar são:

Peso

Pode existir restrições de peso e regras sobre o que você pode pendurar nas grades e paredes de sua varanda.

Verifique ainda quanto peso ela pode suportar, pois certos recipientes, como os de cerâmica, e até solo úmido, interferem no peso, aumentando rapidamente. 

Microclima

Em geral, as varandas são microclimas, isto é, elas se diferem de forma significativa do clima de um terreno.

Aliás, distintos microclimas podem existir em uma varanda pequena. Leve em conta a quantidade de luz solar que o espaço recebe, mas outras informações também são importantes, como o vento e a temperatura.

Vento

Ventos fortes são bastante comuns em varandas e isso pode afetar o solo (secando-o com rapidez), arrancar as pétalas das flores e até derrubar plantas altas em vasos.

Calor

Lembre-se que o reflexo do sol nas janelas de sua varanda pequena pode intensificar o calor de seu jardim nesse espaço, incluindo queimar a folhagem delicada.

Sombra

Se sua varanda pequena está cercada por prédios altos ou cobertas por uma saliência, basta contornar esse problema escolhendo plantas que gostam mais de sombra.

Veja também:
Como ter uma varanda aconchegante?

Como regar um jardim na varanda pequena?

vasos de plantas em sacada pequena

É bem possível que sua varanda pequena não tenha acesso a uma fonte de água externa, o que significa que você deve prestar muita atenção nas regas de cada plantinha que for colocar nesse espaço.

Uma boa opção é apostar em vasos autoirrigáveis ou sempre ter um regador por perto para facilitar essa tarefa.

Ademais, cultive plantas mais resistentes e exigem pouca água, como cactos e suculentas, por exemplo.

O que cultivar num jardim na varanda pequena?

varanda pequena com plantas

De modo geral, praticamente qualquer planta que você possa cultivar em um recipiente é bem-vinda numa varanda pequena, desde que ela tenha espaço para crescimento e que forneça a quantidade adequada de sol, sombra e regas.

Por isso, plante o que achar mais conveniente para você, como ervas, vegetais, suculentas, cactos, árvores pequenas (há opções de árvores frutíferas incríveis para cultivar em vasos), trepadeiras floridas, etc.

Não esqueça de utilizar elementos criativos, como vasos coloridos, esculturas, lanternas ou até mesmo um pequeno móvel.

Escolha um estilo que reflita sua personalidade e crie um ambiente agradável para relaxar e desfrutar da natureza.


7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.