Como cuidar das plantas no inverno: entenda como ajudá-las a sobreviver nessa época
Você sabe como cuidar das plantas no inverno? Essa é a estação do ano onde suas verdinhas irão descansar, isto, crescerão menos, precisarão de menos água e geralmente terão pouca manutenção.
No entanto, você não precisa deixar suas plantas domésticas sofrendo com ventos gelados e temperaturas baixíssimas. É preciso ajustar a maneira como você cuida delas para mantê-las saudáveis e belas. Acompanhe os principais cuidados agora!
Reduza a rega
Para cuidar das plantas no inverno, é necessário entender que essa estação exige menos água, afinal, há menos luz. Obviamente, quanto mais luz uma planta recebe, mais sede ela terá com o tempo.
Logo, como a luz solar é limitada no inverno, as plantas usam menos água do que quando estão crescendo ativamente na primavera e no verão.
VEJA ESSA
Ao invés de seguir um cronograma, verifique como está o solo antes de regar. Se estiver seco, regue bem a planta. Se estiver úmido, espere mais alguns dias e verifique o solo de novo. Você pode usar o dedo para checar a terra ou ainda comprar um medidor de umidade.
Preste atenção à luz solar
Já que o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo, as plantas recebem menos iluminação solar durante o inverno do que em outras estações do ano.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Por isso, se possível, mova suas plantas para mais perto das janelas da sala ou de outros ambientes, assim elas podem aproveitar o máximo de luz. Para plantas no chão, considere colocá-las em suportes para aproximá-las da luz natural.
Outra dica é girar os vasos toda semana para que todos os lados da planta recebam luz solar igualmente.
E se você não conseguir fazer nada disso, não se preocupe: a maioria das plantas é capaz de se ajustar às mudanças sazonais.
Algumas folhas vão cair
Não se preocupe e aceite: ao cuidar das plantas no inverno, algumas folhas delas irão cair, ainda mais quando você traz para dentro de casa as espécies que passaram o verão do lado de fora.
Isso é completamente normal, pois as verdinhas estão se ajustando aos níveis de luz mais baixos dos ambientes fechados, ou seja, a perda de folhas visa compensar a falta de luz e, por sua vez, da falta de comida.
Aliás, se suas plantas ficam dentro de casa o ano todo, uma pequena queda de folhas também é comum.
Evite temperaturas extremas
Um dos principais pontos na hora de cuidar das plantas no inverno é fazer de tudo para que elas não sofram com temperaturas extremas.
Mudanças assim, mesmo que por pouco tempo, podem causar problemas. Dessa forma, é crucial que você as mantenha longe de correntes de ar frias, aquecedores e outras saídas de ar quente, pois isso pode estressar as plantas, causar danos ou até secá-las.
Veja também:
Plantas que absorvem a umidade do ambiente
Tire o pó das folhas
As janelas fechadas durante os meses frios de inverno podem aumentar a poeira e a poluição interna. Como resultado, a poeira e a sujeira podem se acumular nas folhas de suas plantas e reduzir a quantidade de luz que chega nelas.
Considerando como os dias são curtos, quanto mais luz as plantas receberem, melhor.
Limpe as folhas com suavidade a cada poucas semanas usando um pano macio e úmido. Dependendo da facilidade em carregar os vasos pela casa, coloque sob a torneira da pia ou no chuveiro e deixe cair água rapidamente nas folhas, o que pode facilitar a lavagem.
Faça uma pausa na adubação
Grande parte das plantas domésticas descansa no inverno, crescendo muito pouco (se é que crescem). Já que não há produção de novas folhas e caules, suas plantinhas não precisam de fertilizantes!
A pausa na adubação pode começar ainda no outono. Retome na primavera, à medida que as plantas recebem mais luz do sol – isso fará com que elas ganhem estímulo para crescer ativamente de novo.
Fique atento às pragas
Não importa se está frio: alguns pequenos insetos podem causar problemas para suas plantas, como pulgões e ácaros.
Nesse caso, ao cuidar das plantas no inverno não esqueça de virar as folhas e inspecionar a parte inferior sempre que for regar. Observe as hastes também.
Caso encontre alguma praga, elimine com o dedo ou mesmo usando uma bolinha de algodão com álcool. Se há uma infestação maior, aposte em um sabão inseticida e óleo de neem.
Essas 5 coisas deixam qualquer quarto de casal com uma péssima impressão de desorganizado
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.