Como cultivar clívia? Planta ornamental é perfeita em qualquer época do ano
A clívia, também conhecida como Clivia miniata, é uma planta ornamental que se destaca por sua beleza e facilidade de cultivo. De origem na África do Sul, esta espécie se adapta muito bem ao clima do Brasil.
Desta forma, a clívia é uma ótima opção para cultivar tanto em jardins quanto em ambientes internos. Neste conteúdo, confira as melhores dicas para o plantio saudável desta planta.
Cuidados com luz e solo da clívia
A clívia possui uma folhagem verde-escura e flores alaranjadas que se assemelham a buquês. Para florescer saudável, deixe a planta em meia sombra, evitando a exposição direta e prolongada ao sol.
Além disso, o solo deve ser bem drenado e enriquecido com matéria orgânica, garantindo que a planta receba os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Caso vá plantá-la em vaso, use recipientes de cerâmica, que ajudam a manter a umidade adequada sem encharcar as raízes.
Como é a manutenção da clívia?
No dia-a-dia, regue a sua clívia de forma moderada durante a primavera e verão. Já no outono, a irrigação deve ser reduzida e, no inverno, interrompida. Nesta última estação, a planta entra em um período de descanso.
Após a floração, é importante remover as hastes florais para que a energia da planta seja direcionada para a próxima floração.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Dicas importantes
Ainda assim, é necessário salientar que a clívia pode demorar até três anos para florescer. Contudo, quando isso acontece, as flores duram bastante tempo – chegando a quatro semanas com mais cor e vida ao ambiente.
Caso a planta não floresça, é provável que fatores como excesso de água ou adubação incorreta estejam prejudicando esse processo. Logo, fique atento aos cuidados diários.
Assim, a clívia é uma ótima opção para quem deseja adicionar mais cores e felicidade à sua casa já que, no Feng Shui, esta planta simboliza alegria e atrai boas notícias.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário