Como cultivar a glicínia? Essa é a planta IDEAL para pergolados!
A glicínia é uma planta trepadeira também conhecida como flor-da-ternura, que é ideal para quem deseja cobrir estruturas como pérgolas, caramanchões e arcos. Ela se destaca por conta das suas flores e variação de cores, que proporcionam um visual impactante.
Ainda assim, o cultivo da glicínia precisa de alguns cuidados específicos para que haja o desenvolvimento saudável. A seguir, saiba mais sobre o passo a passo para ter uma flor-da-ternura.
Saiba qual é o melhor solo para a glicínia
A flor-da-ternura precisa de um solo fértil, rico em matéria orgânica e que seja bem drenado. O solo encharcado é um dos principais vilões para o crescimento saudável desta espécie.
Faça uma adubação com compostos orgânicos ou fertilizantes ricos em potássio anualmente, em especial na primavera. Já no outono, faça uma cobertura com adubo orgânico ao redor da base da planta para mantê-la nutrida.
Escolha o local correto para a glicínia
A glicínia é ser cultivada em locais em que haja o sol pleno para receber a luz direta na maior parte do dia. Além disso, não coloque esta planta em estruturas frágeis, já que ela possui um peso elevado e força em suas ramagens.
Dica: o ideal é utilizar pérgolas ou arcos robustos, com postes de madeira ou metal, que suportem o crescimento intenso. Para quem optar por colocá-la em uma parede, serão necessários arames galvanizados ou suportes próprios.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Cuidado com a rega e umidade na planta
Como não gosta de solos encharcados, a glicínia precisa de uma atenção extra quando se trata da sua rega. Elas precisam ser frequentes, principalmente em épocas mais quentes, mas não podem ser excessivas.
Para esta espécie, a rega precisa ser profunda ao perceber que o solo está seco. A planta tolera melhor períodos de seca do que excesso de água, que pode comprometer o desenvolvimento das raízes e causar apodrecimento.
Entenda calendário de poda da glicínia
A poda de uma glicínia deve acontecer duas vezes no ano: no final do inverno e no verão. Na estação mais fria, a poda deve acontecer para direcionar a planta para o florescimento. Assim, no verão, a remoção mais leve de brotos e galhos excessivos traz a forma desejada.
É necessário destacar que o crescimento da glicínia é considerado de moderado a lento. Logo, podem demorar alguns anos para que ela atinja sua maturidade e, assim, floresça. No entanto, essa espécie pode viver até 100 anos, sendo bastante duradoura.
Com este guia completo, cultivar uma glicínia em casa se torna algo fácil, por mais que demande atenção em certos detalhes. No fim, o resultado será um jardim colorido e com aquele toque romântico.
Jardim florido com apenas UM ingrediente de cozinha; faz MILAGRES
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário