7 passos para escolher o colchão: veja essas dicas espertas para comprar o modelo ideal
Confira sete dicas infalíveis que vão te ajudar a escolher o colchão perfeito para seu quarto, tendo melhores noites de sono
Saber escolher o colchão perfeito é um dos principais segredos para ter uma boa noite de sono e de descanso reparador. No entanto, não é todo mundo que sabe escolher colchão.
Esse é o seu caso? Não precisa desistir de comprar o modelo ideal. A seguir damos dicas que vão te ajudar a escolher o colchão correto, garantindo a melhor alternativa para seu quarto. Acompanhe!
1. Defina o tamanho do colchão
Antes de partir em busca do colchão perfeito, recomenda-se definir o tamanho ideal. Mas como fazer isso? Você deve levar em consideração dois pontos essenciais: tamanho do quarto e características dos usuários.
Não deixe de ler:
Como limpar colchão?
No que se refere ao tamanho do quarto, indica-se que meça o local de instalação e compare as medidas do local com as do colchão. Dessa forma, saberá de antemão se ele cabe no espaço, evitando devoluções ou trocas.
Sobre as características dos usuários do colchão, quanto mais alta for a pessoa, maior deve ser o item. Desse modo, é possível se deitar com mais conforto, evitando que partes do corpo fiquem para fora.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Vale lembrar que os colchões disponíveis no mercado têm medida padrão, o que facilita identificar se a peça é indicada ou não para o seu caso. Confira quais são as medidas praticadas atualmente:
- Berço padrão: 0,60cm × 1,30m;
- Berço americano: 0,70cm × 1,30m;
- Solteiro pequeno: 0,78cm × 1,88m;
- Solteiro padrão: 0,88cm × 1,88m;
- Solteirão: 0,96cm × 2,03m;
- Viúva: 1,28m × 1,88m;
- Casal padrão: 1,38m × 1,88m;
- Casal queen size: 1,58m × 1,98m;
- Casal king size: 1,93m × 2,03m.
Se preferir, existe a possibilidade de investir em colchões feitos sob medida. No entanto, são versões que têm preços mais altos.
2. Atente-se à densidade da espuma do colchão
A densidade da espuma do colchão também é um detalhe importante. Ao escolher a ideal, é possível garantir muito mais conforto e maior durabilidade da peça.
Mas como escolher a densidade perfeita? Primeiro, é importante saber que essa característica é designada pela letra D, seguida de um número, como D23. Quanto maior esse número, mais peso o colchão consegue suportar. No entanto, mais duro ele será.
De maneira geral, bebês e crianças de até três anos devem dormir num colchão com densidade até D18. A partir dessa idade, indica-se a densidade D23, que suporta até 60 quilos.
Na adolescência e vida adulta, a densidade deve ser escolhida de acordo com o peso do usuário do colchão. Veja, a seguir, as principais densidades disponíveis no mercado e carga máxima suportada:
- D18: recém-nascidos e crianças até 3 anos;
- D23: pessoas de até 60 kg;
- D28: pessoas de até 80 kg;
- D33: pessoas de até 100 kg;
- D45: pessoas de até 150 kg.
3. Considere sua posição de dormir
A posição em que você dorme pode influenciar na escolha do colchão. Se for de costas, indica-se um mais firme, para a sustentação adequada da coluna. Caso seja de lado, a peça precisa ser macia o suficiente para aliviar a pressão sobre o quadril e ombros.
4. Verifique o nível de conforto
Esta é uma característica que você só vai conseguir identificar fazendo o teste do colchão. Portanto, vá a uma loja testá-lo ou compre online os que possibilitam um período de teste.
Confira firmeza e maciez do colchão. Ele deve ser confortável, mas não deve afundar ao se deitar. O ideal é que combine maciez e firmeza, sem apresentar deformações.
5. Defina o material
Os colchões normalmente são fabricados com espuma e mola, muitas vezes combinando esses dois materiais. Os de espuma são leves e têm boa capacidade térmica.
Já os de mola possuem maior durabilidade e melhor ventilação interna. Ao escolher o de mola, dê preferência para as ensacadas, que reduzem o movimento por todo o colchão ao levantar ou se virar.
6. Escolha o melhor custo-benefício
Colchão é um item caro, mas deve ser encarado como um investimento em seu sono e saúde. Isso não quer dizer que você deve escolher o mais caro, mas sim o com melhor custo-benefício, comprando um que combine durabilidade, conforto e preço justo.
Prefira modelos com selo do INMETRO, que atendem requisitos básicos de qualidade.
7 Prefira o que tem garantia
Modelos com garantia são as melhores escolhas, pois é possível resolver defeitos de fabricação com maior facilidade. Desse modo, você evita sair no prejuízo. Portanto, prefira essas alternativas!
5 tendências de organização para 2025 que são as ferramentas mágicas dos organizadores profissionais para uma casa exemplar
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário