Como escolher mesa de cabeceira? Saiba o que considerar ANTES de comprar esse móvel para seu quarto
Escolher mesa de cabeceira pode ser um processo bem interessante, afinal há inúmeras opções no mercado e que combinam com os gostos de todo morador.
No entanto, que peça é a mais adequada? Você pode facilitar sua compra analisando alguns detalhes para definir o melhor modelo de acordo com suas necessidades e a própria decoração do quarto.
Confira quais são esses pontos importantes que você precisa considerar ao escolher sua mesa de cabeceira.
Proporções da mesa de cabeceira
Primeiro, leve em conta a proporção, isto é, o tamanho da mesa de cabeceira deve ser proporcional ao espaço disponível para ela.
Sobre esse item de mobília, aproveite para ler:
Itens para mesa de cabeceira que te ajudam a dormir melhor
Pular essa etapa pode fazer com que você compre um móvel muito pequeno ou muito grande, afetando a decoração e até a funcionalidade dele.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Considere o tamanho e a própria altura dele com a de sua cama. Para acertar na altura, entenda que a parte superior da mesa de cabeceira deve estar nivelada com o colchão ou não mais do que 5 a 10 centímetros mais alta, ok?
Isso porque é muito mais fácil alcançar algum item que está no mesmo nível que você ou levemente mais alto ao se deitar.
Na largura, procure equilibrar com os outros móveis do quarto, mas nesse quesito há um pouco mais de liberdade para ousar, se quiser.
Espaço de armazenamento da mesa de cabeceira
A mesa de cabeceira pode ser bem prática quando se pensa na função de arrumação, então pense, em primeiro lugar, no espaço de sua superfície.
Dependendo do que você deseja colocar sobre ela, como uma luminária grande ou vários itens decorativos, saiba que a superfície precisa ter espaço suficiente para tudo isso. No entanto, se sua ideia é algo mais clean e menos bagunçado, a superfície pode ser bem menor.
Pense no que você gostaria de guardar ao lado da cama: livros, remédios, máscara de dormir, óculos de leitura?
Como há uma lista interminável de itens, procure comprar uma mesa de cabeceira que tenha gavetas, pois assim fica mais conveniente armazenar os itens que você precisa perto de você.
Aliás, você pode ainda encontrar modelos com portas, que oferecem um espaço ainda maior para guardar seus pertences. Tudo depende de seu gosto, decoração do quarto e, claro, do espaço disponível para o móvel.
Cor da mesa de cabeceira
Claro, uma mesa de cabeceira pode ser de qualquer cor que você desejar, porém sugerimos que, para deixar o quarto bem harmonizado visualmente, a cor desse móvel deve combinar com o restante da decoração.
Uma dica para tomar a decisão é analisar a cor da cabeceira da cama e do edredom – se eles são de tons escuros, uma mesa de cabeceira clara pode complementar o visual. Ainda, você pode permanecer nessas tonalidades, caso goste de tons sóbrios.
Por outro lado, se a cabeceira e as roupas de cama são claras, um leque maior de cores se abre para a mesinha.
Da mesma maneira, você pode complementar o visual seguindo o tom claro ou ainda contrastar com uma madeira escura – ou uma cor colorida para que o móvel seja o destaque do quarto.
Estilo da mesa de cabeceira
Lembra quando falamos do armazenamento da mesa de cabeceira? Isso está diretamente ligado ao estilo desse móvel.
No mercado, você irá encontrar inúmeras alternativas para suprir suas necessidades, logo há opções de mesas de cabeceira de estilo armário, prateleira aberta, cômoda, baú, entre outros.
Por isso, não esqueça de avaliar o estilo a partir do espaço que você tem para o móvel, a função que ele precisa cumprir e a ideia geral da decoração do seu quarto.
Mesas de cabeceira com gavetas ou portas são de baixa manutenção e ainda ajudam a ocultar sua “bagunça” organizada, deixando a superfície livre para alguma luminária e outros acessórios.
Já uma mesa de estilo aberto traz um ar contemporâneo e minimalista ao ambiente. Se faz falta a presença de gavetas, use uma cesta para organizar suas coisas.
Ter uma ou duas mesas de cabeceira?
A resposta é só você que tem. O que podemos dizer é que duas mesas de cabeceira oferecem equilíbrio à aparência do quarto, enquanto que apenas uma pode fornecer um destaque ao quarto.
Outro ponto é que um só móvel dá mais espaço ao ambiente.
Para quartos de casal, duas mesas de cabeceira podem ser úteis, porque assim as duas pessoas terão seu lugar para guardar itens noturnos essenciais.
Meu quarto precisa mesmo de uma mesa de cabeceira?
Por último, essa é outra pergunta que pode surgir. Embora seja um móvel muito comum nos quartos, algumas pessoas podem não achar utilidade nele.
Hoje em dia, você pode substituir esse móvel por outra forma que ofereça algum tipo de superfície perto da cama, como estantes, consoles, escrivaninhas, prateleiras flutuantes, bancos ou até uma cadeira.
7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário