Criando um jardim simples no quintal da sua casa; tutorial com dicas PASSO A PASSO
Veja, aqui, um passo a passo para criar um jardim simples no quintal de sua casa, tornando a área externa mais bonita
Quer criar um jardim simples no quintal da sua casa? Esta é uma boa opção para decorar espaços externos e valorizar o imóvel, garantindo uma área especial, colorida e agradável.
Não sabe como criar um jardim simples no quintal? Sem problemas! A seguir, apresentamos um passo a passo que vai simplificar essa tarefa, realizando-a com muito mais facilidade e corretamente. Acompanhe!
1. Escolha o local de cultivo
É importante ter um cuidado especial com o local de cultivo. Ele precisa ter terra fértil e receber sol durante algumas horas por dia. Assim, aumenta-se a chance de o jardim vingar.
Se o solo não for fértil, você pode prepará-lo com adubo para deixá-lo com os nutrientes essenciais para a planta. Caso prefira ampliar seu espaço de cultivo, utilize os muros do quintal.
É possível usar os muros para montar uma cerca viva com plantas trepadeiras ou colocar vasos de plantas pendurados nas superfícies.
2. Defina quais espécies irá plantar
Depois de escolher o local de cultivo perfeito, seu próximo passo é definir quais espécies irá plantar. Este é um passo que exige cuidado, pois é preciso considerar alguns detalhes.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Entre eles, destaque para o porte das plantas. O ideal é que mescle as de pequeno, médio e grande porte, para ter um visual mais preenchido e volumoso. Assim, o resultado final é mais bonito.
Além disso, defina se quer cultivar somente plantas de folhagem, que florescem ou árvores frutíferas. Ao escolher as espécies, procure optar pelas que não são antagônicas, ou seja, que não competem entre si por nutrientes, água e espaço.
Vale lembrar que algumas espécies se propagam com muita facilidade, podendo tomar uma área maior do jardim. Se optar por cultivá-las, indica-se que tenha o cuidado de fazer o arranque manual regularmente. Um ótimo exemplo de planta com essa característica é a espada de São Jorge.
3. Decida se plantará no vaso ou no solo
Ao montar um jardim simples no quintal da casa você tem duas opções: cultivar diretamente no solo ou no vaso. E qual alternativa escolher? Depende muito do efeito que deseja ter.
De maneira geral, os vasos funcionam como um complemento da decoração, portanto, são boas dicas de uso para quem deseja montar um jardim diferenciado. Se sua ideia for ter um jardim tradicional, aposte no cultivo direto no solo.
Vale lembrar que no cultivo no vaso dá para mudá-lo de lugar com maior facilidade. Assim, caso queira levar uma planta para dentro de casa, conseguirá fazer isso sem dificuldade.
Aprenda mais sobre jardins em sua casa com esses 5 textos incríveis:
• Rega das plantas: você está dando água demais ou pouca?
• O que uma planta precisa para crescer?
• Melhores espécies de plantas para quintal com sol
• Dicas para jardins pequenos em casa
• Faça VOCÊ MESMO um jardim simples em casa!
4. Prepare o solo para cultivo
A preparação do solo do quintal para cultivo é um dos passos mais importantes. Se ele não for adequado, há um grande risco de o jardim não durar. Portanto, não pule essa etapa!
Mas como preparar o solo? Isto é mais simples do que muitos pensam! Recomenda-se descompactar a terra, usando ferramentas como pás ou ancinhos. Neste passo, deixa-se o solo mais leve e fofo.
Então, coloque um adubo próprio para a espécie que deseja plantar. Dê preferência por usar adubos orgânicos ou fertilizantes, pois são mais seguros.
Um detalhe importante: existem algumas espécies de plantas que precisam de solo mais arenoso ou com boa capacidade de drenagem. Nestes casos, indica-se misturar areia de construção à terra.
O ideal é que pesquise sobre a preparação de solo para espécies que deseja cultivar. Desse modo, conseguirá realizar esse passo de maneira correta.
5. Faça o plantio
O plantio pode ser feito a partir de sementes ou mudas. Caso opte pela semente, é importante lembrar que a planta demora um pouco mais para crescer, pois precisa germinar.
Depois de fazer o plantio por muda ou semente, deve-se fazer a primeira rega, que precisa ser abundante. Na primeira semana de cultivo, a recomendação é que coloque água todos os dias. A partir desse período é possível reduzir a periodicidade das regas.
6. Realize a manutenção do espaço
A manutenção é importante para que a planta permaneça saudável, floresça ou dê frutos. Esse processo consiste em fazer regas regulares, bem como em adubar quando a plantinha precisar.
Mas não é só isso: também se indica a poda das plantas para remover folhas e flores amareladas ou amarronzadas. Além disso, tire todas as folhas que caíram no chão, mantendo a área do jardim limpa.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário