Como fazer um terrário aberto: Um guia passo a passo para iniciantes
Você já pensou em fazer um terrário aberto para decorar a sua casa ou o seu escritório? Um terrário é um recipiente de vidro que contém um mini jardim de plantas, pedras, areia e outros elementos naturais.
É uma forma criativa e divertida de trazer um pouco de verde para o seu ambiente, além de ser uma ótima opção de presente para alguém especial.
Fazer um terrário aberto (e até mesmo um fechado) é mais fácil do que você imagina. Você só precisa de alguns materiais básicos e seguir alguns passos simples.
Como montar seu terrário aberto?
Então, para fazer o seu terrário aberto, você vai precisar dos seguintes materiais:
VEJA ESSA
- Um recipiente de vidro transparente, que pode ser um vaso, uma jarra, uma taça, uma garrafa ou qualquer outro objeto que você tenha em casa. O importante é que ele tenha uma abertura ampla para facilitar a montagem e a ventilação das plantas;
- Pedrinhas, cascalho ou argila expandida para fazer a camada de drenagem no fundo do recipiente;
- Carvão ativado para evitar o mau cheiro e o apodrecimento das raízes das plantas;
- Terra adubada para fazer a camada de substrato onde as plantas serão plantadas;
- Plantas de sua preferência, que sejam adequadas para terrários abertos. Falaremos mais sobre elas em breve;
- Musgo, areia, pedras, conchas, cascas, miniaturas ou outros elementos decorativos que você queira adicionar ao seu terrário.
Passo a passo para fazer seu terrário aberto
- Lave bem o recipiente de vidro e seque-o completamente.
- Coloque uma camada de pedrinhas, cascalho ou argila expandida no fundo do recipiente, com cerca de 2 a 3 cm de espessura. Essa camada vai ajudar a drenar o excesso de água e evitar que as raízes das plantas fiquem encharcadas.
- Coloque uma camada fina de carvão ativado por cima da camada de drenagem, cobrindo-a totalmente. O carvão vai absorver os odores e impedir o crescimento de fungos e bactérias no seu terrário.
- Coloque uma camada de terra adubada por cima do carvão, com cerca de 5 a 10 cm de espessura, dependendo do tamanho do seu recipiente e das plantas que você escolheu. Essa camada vai fornecer os nutrientes necessários para as plantas se desenvolverem.
- Faça pequenos buracos na terra e plante as suas plantas, com cuidado para não danificar as raízes. Você pode escolher uma planta maior para ser o ponto focal do seu terrário, e outras menores para preencher os espaços. Lembre-se de deixar um espaço entre as plantas para que elas possam respirar e crescer.
- Adicione os elementos decorativos que você quiser, como musgo, areia, pedras, conchas, cascas, miniaturas ou outros objetos que combinem com o tema do seu terrário. Use a sua criatividade e personalize o seu mini jardim como você preferir.
- Regue o seu terrário com um borrifador, umedecendo levemente a terra e as plantas. Não exagere na quantidade de água, pois o terrário aberto não retém muita umidade e pode apodrecer as plantas se ficar encharcado.
- Coloque o seu terrário em um local que receba luz indireta, evitando o sol direto que pode queimar as plantas e superaquecer o recipiente.
Inspire-se com o vídeo abaixo:
Veja também:
Terrários ou Minijardins: Diferenças e Entenda Qual é o Melhor para Você
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Plantas mais indicadas para terrário aberto
Um terrário aberto é um ambiente que tem uma baixa umidade e uma boa circulação de ar, por isso, as plantas que se adaptam melhor a ele são aquelas que gostam de solos mais secos e arejados, como as suculentas e os cactos.
Essas plantas são fáceis de cuidar, pois não precisam de muita água nem de muita manutenção.
Além disso, elas têm uma grande variedade de formas, cores e tamanhos, o que permite criar terrários abertos muito bonitos e diversificados.
Dicas de cuidados para seu terrário aberto
Para manter o seu terrário aberto saudável e bonito, você deve seguir algumas dicas de cuidados, como:
- Regar o seu terrário apenas quando a terra estiver seca, usando um borrifador e umedecendo levemente a superfície. Não deixe a água acumular no fundo do recipiente, pois isso pode apodrecer as raízes das plantas;
- Podar as plantas que crescerem demais ou que ficarem doentes, removendo as folhas secas ou amareladas. Isso vai ajudar a manter o seu terrário limpo e bonito, além de evitar o surgimento de pragas e doenças;
- Adubar o seu terrário a cada 6 meses, usando um adubo orgânico ou específico para suculentas e cactos. Não use adubos químicos, pois eles podem queimar as plantas e alterar o equilíbrio do seu terrário;
- Limpar o vidro do seu terrário periodicamente, usando um pano macio e umedecido.
Aliás, evite usar produtos de limpeza, pois eles podem ser tóxicos para as plantas e prejudicar a sua saúde.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário